Atualmente, é comum que usuários ou usuárias utilizem seus computadores para realizar tarefas simples, como compras online, por exemplo. Porém, há vezes que algumas mensagens de erro aparecem em seu navegador, impedindo que você faça o que necessita. Assim, será abordado neste artigo o erro 503, para você ter mais conhecimento sobre ele e saber solucioná-lo quando ocorrer. 

Quando o erro 503 aparece, inicialmente, pode gerar um estresse na pessoa que está utilizando o sistema, por não saber como proceder com ele. Você pode se perguntar: esse erro ocorreu nos navegadores? É um problema que ocorre na minha rede? Será que tem alguma relação com o meu sistema operacional?  

Vamos verificar as principais causas desse erro, as formas que ele aparece e como solucioná-lo. Se você é um programador ou programadora, poderá verificar esse artigo, caso alguma pessoa fale que o site que você administra está com o erro 503. Vamos lá!

Os tópicos que serão abordados no artigo serão os seguintes: 

O que é o erro 503 e como ele aparece?

O erro 503 se trata de um erro que ocorre internamente no servidor que está hospedada sua aplicação e, significa que o servidor está temporariamente indisponível. Ele se difere do erro 500, que diz que, por alguma razão, o servidor está impedido de operar de forma correta, sem previsão de retorno. 

Ou seja, esse erro passa ao usuário ou usuária que não há problemas com a infraestrutura do site e nem com a solicitação que ele ou ela realizou. Simplesmente informa que tal ação, não funciona naquele momento, por algum motivo. 

Abaixo, vejamos algumas variações do erro 503 quando ele aparece em seu navegador de internet: 

Tela com erro 503 Service Unavailable
HTTP Error 503. The service is unavailable.
Tela de erro da Google
Tela de erro 503

Entretanto, quais seriam esses motivos para que as requisições das pessoas não possam ser processadas naquele momento? Esse será o assunto da próxima seção, em que exploraremos as possíveis causas.

Quais as causas do erro 503?

Vejamos algumas causas que podem ser o motivo do erro 503 aparecer para você na página em que você está tentando acessar: 

No caso, a manutenção programada no servidor também poderá ser uma manutenção de urgência. Já os ataques maliciosos seriam o motivo mais grave para as pessoas desenvolvedoras agirem, por poder se tratar de ataques de malwares. 

Como um exemplo, podemos citar o caso que ocorreu recentemente, quando o site das Lojas Renner foi atacado por um ransomware, deixando o site deles fora por vários dias até a situação ser normalizada. Como resultado, a empresa teve prejuízo em sua receita devido a esse ataque. 

Caso você seja um usuário ou usuária final que acessa um site para mandar um e-mail, por exemplo, não há muito o que ser feito, visto que o problema está localizado no servidor. Para isso, tente atualizar a página ou reiniciar seu equipamento, pois, nesse meio tempo, pode ser que os administradores do site que você deseja acessar já tenham resolvido o problema. 

Como corrigir o erro 503? O passo a passo!

Para um usuário ou usuária final, há algumas formas dele resolver o problema do erro 503 de uma aplicação que ele deseja acessar: 

  1. Verificar se o site que você está digitando na barra de endereços está com algum erro de digitação: Sim, isso pode ser algo simples, mas, caso o endereço digitado na barra de endereços estiver errado, o erro poderá aparecer;
  2. Atualizar a página: aperte as teclas CTRL + F5 (ambas juntas), para atualizar a página e fazer a limpeza do cache para ver se ela é restabelecida;
  3. Reiniciar o roteador: em alguns casos, o problema pode ser resolvido devido a problemas que ocorrem em sua rede. Tente reiniciar o roteador e ligá-lo novamente depois de alguns minutos, para verificar se o site se reestabelecerá;
  4. Reiniciar seu computador;
  5. Verificar se o erro 503 aparece para outras pessoas;
  6. Voltar mais tarde ao site em questão, pois, com isso, o problema pode ter sido resolvido nesse meio tempo. 

Se caso nenhuma das opções acima solucionar o problema do erro 503, será necessário contatar a pessoa responsável pelo site, reportando o que está ocorrendo nele para que a situação seja averiguada. 

Como evitar o erro 503 no seu site? 5 dicas!

Vamos listar algumas dicas para evitar o erro 503 em seu site:

  • Fazer testes de carga em seu site, pois eles medirão quantos usuários poderão acessar ele simultaneamente; 
  • Verificar, periodicamente, se o banco de dados de sua aplicação não está sobrecarregado;
  • Verificar se o seu sistema está protegido contra falhas que possam ocorrer. Uma boa forma de se proteger disso é manter os plugins e temas do seu site atualizados;
  • Verificar a disponibilidade de banda larga de seu site, se ela possui algum tipo de limitação ou não;
  • Caso seu site possua alguma limitação de memória ou processamento e ela está sendo muito utilizada, deverá ser avaliada a possibilidade desses recursos serem aumentados. 

Como corrigir o erro 503 no seu site?

A primeira coisa que devemos verificar para corrigir o erro 503 em nosso site seria checar se os recursos de nosso site estão maiores que o normal. Caso estejam, devemos aumentar eles, pois significa que está faltando recursos no servidor. Abaixo, listamos mais algumas formas de resolver o erro 503 em nosso site: 

  • Reiniciar o servidor, para ver se o problema será resolvido;
  • Verificar os arquivos de logs no servidor, pois eles podem apontar o que pode estar causando o problema, como alguma atividade anormal;
  • Checar se o servidor está com alguma manutenção programada ou de última hora em andamento;
  • Fazer alguns testes em seu código hospedado, para ter certeza que o problema não é gerado de algum bug existente em seu código;
  • Checar as configurações de firewall existentes no servidor, pois o erro pode ser ocasionado por uma má configuração de firewall realizada. Nesse caso, as ações das pessoas podem ser feitas normalmente, mas, elas não conseguem ser retornadas. 

E quando o erro 503 aparece no Youtube?

No Youtube, quando o erro 503 aparece, significa que o servidor está indisponível. Nesse caso, não é estabelecida uma conexão entre o servidor deles e as ações que a pessoa usuária faz em seu equipamento, que seria o servidor proxy. 

Você, pelo menos uma vez no dia, acessa o Youtube para ver algum vídeo, não é? Pois bem, para corrigir esse erro 503 que aparece nele, aí vão algumas dicas:

  • Fazer a atualização da página;
  • Reiniciar o roteador responsável pela sua internet;
  • Verificar se está tudo certo na conexão com a internet;
  • Aguardar alguns minutos para ver se o problema será resolvido, pois ele pode estar sendo ocasionado pela grande quantidade de tráfego estar ocorrendo. 

Caso nenhuma das opções acima resolva o problema, será necessário contatar o Youtube para verificar o porquê desse problema estar ocorrendo.

Muito legal esse assunto sobre o erro 503, não é? Esse erro é um erro interno do servidor que está temporariamente indisponível. Ou seja, depois de algum tempo, o problema será solucionado e você acessará o site que deseja normalmente.

Para resolver o problema com base em uma visão de usuário ou usuária final, é recomendado fazer a atualização do navegador, reiniciar o roteador e seu equipamento. Para uma visão de desenvolvedor, é necessário verificar se o tráfego em seu site não pode ser aumentado se tiver um volume grande e, checar se o site está protegido com relação a brechas de segurança que possa ter.  

Para aprofundar os seus conhecimentos sobre mensagens de erro que aparecem em seu navegador, confira esse artigo sobre o erro 502 bad gateway.

0 Shares:
Você também pode gostar