Os operadores booleanos permitem buscas com resultados eficientes dos dados pesquisados, das mais simples às mais avançadas.

Desenvolvido pela primeira vez em meados de 1800 pelo matemático George Boole, a lógica booleana é uma abordagem matemática formal constituída por palavras e símbolos para a tomada de decisões, essencial para a programação.

Quer conhecer os conceitos dos operadores booleanos na prática e saber mais sobre sua utilização? Então confira os tópicos:

Boa leitura!

O que são operadores booleanos e para que servem?

Os operadores booleanos são palavras e símbolos que permitem expandir ou restringir parâmetros, bem como criar vários conceitos e palavras-chaves alternativas. Esse conjunto de comandos pode ser usado em quase todos os mecanismos de pesquisas (simples ou complexas), banco de dados, catálogo online e etc.

Quando utilizamos operadores booleanos em nossas pesquisas, podemos chamar esse mecanismo de “pesquisa booleana”.

Qual a origem do termo booleano?

O termo booleano surgiu em meados de 1847, quando o matemático e filósofo inglês George Boole publicou um livro “The Mathematical Analysis of Logic” e apresentou sua primeira exposição de álgebra booleana. Anos depois, em meados de 1854, Boole expandiu seu livro e criou uma exposição mais longa e completa intitulada de “An Investigation of the Laws of Thought”, o qual continha a expressão completa do primeiro sistema prático de lógica em forma algébrica. 

Desde então, com os livros, exposições e conceitos publicados, Boole conseguiu expressar o uso primário da álgebra booleana. Nos dias atuais, é bastante utilizada em linguagens de programação em computadores. Seus propósitos matemáticos também são utilizados na teoria dos conjuntos e estatísticas.

Quais são os operadores booleanos?

Existem vários tipos de operadores booleanos que podemos utilizar na construção lógica de pesquisas, revisões literárias ou sistemáticas. Vejamos abaixo cada um dos operadores booleanos e seu significado:

1. Operador E (AND)

Representação do conjunto do operador E (AND)

Fornece resultados de pesquisas que contém ambas ou todas as palavras-chaves descritas na pesquisa.

Ex: gato AND cachorro. Retorna todas as informações referentes tanto a gato quanto a cachorro, restringindo e limitando apenas a esses dois temas relacionados entre si. 

2. Operador OU (OR)

Representação do conjunto do operador OU (OR)

Fornece resultados de pesquisa contendo pelo menos uma de suas palavras-chave.

Ex: gato OR cachorro. Retornará resultados contendo pelo menos algum dos itens que tiver dados disponíveis. Ou seja, se tiver gato retornará sobre gato, do contrário retornará cachorro. Não necessariamente retornará resultados contendo os dois itens juntos.

3. Operador NÃO (NOT)

Representação do conjunto do operador NÃO (NOT)

O operador NOT ou AND NOT fornecerá resultados de pesquisa contendo pelo menos uma de suas palavras-chaves, ou seja, esse operador prioriza a primeira palavra excluindo a segunda.

Ex: gato AND NOT cachorro. Os resultados referentes a essa pesquisa retorna os dados referente ao gato, excluindo aqueles em que estariam presentes também os dados sobre cachorro.

Vamos simplificar melhor no exemplo abaixo os operadores booleanos citados acima:

  1. Quero os dois animais no mesmo documento: busco por “gato AND cachorro”.
  2. Quero qualquer um dos animais ou ambos: busco por “gato OR cachorro”.
  3. Não quero que os dados de cachorro estejam no documento sobre gato: busco por “gato NOT cachorro” ou “gato AND NOT cachorro”.

Como usar os operadores booleanos para pesquisas? 3 exemplos!

1. Google acadêmico

  • Utilizamos as palavras chaves dos operadores booleanos (AND, AND NOT/NOT, OR) para filtrar as pesquisas de artigos. Vejamos o exemplo do Google Acadêmico usando o operador AND:
Exemplo de pesquisa no Google Acadêmico com o operador booleano AND

Após determinar os parâmetros da pesquisa com o operador booleano, os resultados virão na tela:

Resultados da pesquisa realizada com base no operador booleano AND.

2. Biblioteca Virtual em Saúde

Na Biblioteca Virtual em Saúde, digite as palavras chaves e selecione os operadores booleanos que deseja para filtrar as buscas.

Exemplo de pesquisa na Biblioteca Virtual em Saúde com o operador booleano AND

Em seguida o resultado relacionado a sua busca estará pronto para ser lido e/ou impresso.

Resultados da pesquisa realizada com base no operador booleano AND na BVS.

3. Biblioteca de Farmanguinhos

No site da Biblioteca de Farmanguinhos, digite uma ou mais palavras-chave para buscar artigos e selecione o operador booleano para filtrar essa pesquisa e trazer os resultados esperados.

Exemplo de pesquisa na Biblioteca de Farmanguinhos com o operador booleano OR

Em seguida o resultado relacionado a sua busca estará pronto para ser lido e/ou impresso.

Resultados da pesquisa realizada com base no operador booleano OR.

Qual a relação dos operadores booleanos com a tecnologia?

A álgebra booleana é o ramo da álgebra em que os valores das variáveis são true e false (verdadeiro e falso) gerando exatos 1 e 0 respectivamente. O computador por sua vez opera usando o sistema binário, ou seja 1 e 0. Portanto, seu uso simplifica circuitos digitais usados em microprocessadores o que torna essa tarefa útil e inteligente, podendo ajudar a reduzir o custo e aumentar a velocidade e a eficiência dos computadores.

Com o avanço da tecnologia os sistemas ficaram mais avançados e os operadores foram sendo utilizados como mecanismo de busca bastante eficiente para recuperação de dados de forma mais eficaz e produtiva, pois como citado acima esses operadores otimizam o tempo de busca de forma eficaz e precisa.

Um grande exemplo é a utilização de operadores booleanos para encontrar artigos em meio a tantas publicações, sendo assim uma forma mais ágil nas buscas com resultados mais eficientes.

Conclusão

Aprendemos que operadores booleanos são ferramentas utilizadas para buscas de dados através de operadores lógicos. Muito úteis no dia a dia, os operadores booleanos podem ser utilizados para fazer buscas tanto simples como complexas, por exemplo de artigos para trabalhos acadêmico/científico.

Operadores booleanos são bastante utilizados em linguagens de programação para estruturar lógicas condicionais onde o resultado vem filtrado com os dados corretos de acordo com a lógica implementada.

Com o avanço da tecnologia o uso dos operadores aumentou bastante, pois facilita e otimiza a obtenção de dados precisos e de maneira ágil. Sendo assim, é muito importante aprender o conceito e como utilizar esses operadores para facilitar a vida de todos no modo geral. 

Que tal uma leitura aprofundada de como utilizar estruturas condicionais e operadores ternários no Java? Clique aqui para adquirir mais conhecimento e ficar por dentro do mundo dos operadores.

0 Shares:
Você também pode gostar