Os aparelhos da Apple têm se espalhado cada vez mais ao redor do Brasil, assim como no resto do mundo. Dessa maneira, o Safari, seu navegador principal, também ganhou uma ampla popularidade, servindo para fazer pesquisas e, até mesmo, para acessar as redes sociais.
No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem esse navegador, e as que conhecem, talvez tenham necessidade de instalá-lo em outros dispositivos que não são da Apple.
Por conta disso, vamos abordar algumas informações essenciais sobre o navegador Safari. Confira, abaixo:
- O que é o Safari?
- Quais as vantagens e desvantagens de usar o Safari?
- 8 dicas de atalhos e funções do Safari para ajudar você!
- Quais as diferenças entre Safari, Chrome e Brave?
- Com quais dispositivos o Safari é compatível?
- Posso usar o Safari no Windows?
- Como baixar e instalar o Safari? O passo a passo!
- Como configurar o Safari e aumentar sua segurança e privacidade?
- Quantos usuários o Safari tem atualmente?
O que é o Safari?
O Safari é um navegador padrão de todos os aparelhos disponibilizados pela Apple. Desde o lançamento do iOS 13, a empresa tem levado em consideração a necessidade de reforçar essa ferramenta, trazendo uma grande quantidade de recursos e proteção para as pessoas usuárias.
Quais as vantagens e desvantagens de usar o Safari?
Assim como em qualquer outro navegador, é possível encontrar muitas vantagens e desvantagens na utilização do Safari. Para fazer essa avaliação, leva-se em consideração o que quem o utiliza vem falando ao longo dos anos de experiência com a ferramenta e o que ela representa em sua rotina.
Vantagens
Dentre as principais vantagens que podem ser mencionadas acerca do navegador, é válido mencionar:
- Visualização boa das páginas da web;
- Páginas são abertas de maneira rápida;
- Entrega um desempenho suficiente para o uso de CPU;
- Gere bem a energia do aparelho;
- Oferece uma interface com boa adaptação em relação às telas touch;
- Utilização gratuita.
Desvantagens
Dentre as desvantagens apresentadas ao longo da utilização do Safari, é possível mencionar:
- A versão oferecida para Windows não possui atualizações e parece abandonada;
- O suporte para plugins é limitado;
- Formato mais voltado para aparelhos da Apple, impedindo ou limitando o uso em outros sistemas.
8 dicas de atalhos e funções do Safari para ajudar você!
O Safari é uma ferramenta indispensável para a maior parte das pessoas usuárias dos aparelhos da Apple. Dessa maneira, é possível explorar o navegador em suas mais variadas configurações, permitindo redobrar a segurança e, também, torná-lo um espaço pessoal para cada utilizador.
Confira, abaixo, algumas dicas que mudarão completamente a sua experiência ao utilizar a ferramenta.
1. Saiba impedir o bloqueador de conteúdo
Ainda que a maior parte dos anúncios seja vista com indiferença ou irritação pelas pessoas usuárias, é muito comum que os adblockers utilizados como extensão acabem reconhecendo conteúdos legítimos da Apple como se fossem anúncios, o que acaba gerando o seu bloqueio e alguns transtornos.
Dessa maneira, para que seja possível impedir que o conteúdo nativo seja bloqueado, basta pressionar o botão de recarregamento da página, clicando na opção “Carregar sem bloqueadores de conteúdo”. Isso deixará o processo de navegação mais limpo e sem aborrecimentos.
2. Tenha acesso ao histórico com mais facilidade
Caso esteja navegando no Safari por algum tempo mas precise retornar para a primeira página que foi visitada naquele dia, não será preciso clicar no botão de “voltar” por repetidas vezes. O ideal é pressionar o botão de “voltar” ao longo de alguns segundos e visualizar o histórico das páginas que foram visitadas, selecionando a que deseja visitar novamente.
3. Acesse o modo desktop de maneira ágil
A maior parte dos sites, hoje em dia, disponibilizam uma versão que seja compatível tanto com a tela dos computadores quanto com a dos celulares e outros dispositivos móveis. No entanto, não é sempre que a versão considerada mobile acaba agradando as pessoas que a acessam de seus aparelhos.
Para que o modo desktop seja acessado rapidamente, basta manter o botão de compartilhamento da página pressionado por poucos segundos. Em seguida, é só acessar o menu que aparecerá na tela, selecionando a opção “Versão para Computador” e esperar que a página seja recarregada com o modo escolhido.
4. Ative o modo de leitura de forma automática
O Safari possui um “modo de leitura” extremamente útil para quem passa boa parte de seu tempo utilizando o navegador. Por meio dele, é possível obter informações extras acerca de uma página, acessando menus e anúncios bem no canto da página da web.
Para que o navegador fique programado no modo desejado, de forma automática, é só pressionar o botão de “modo de leitura” ao longo de alguns segundos e escolher a ativação apenas no site que está sendo acessado ou em todos eles.
5. Encontre sites e textos rapidamente
Uma forma ágil de pesquisar por sites e textos por meio do navegador consiste em tocar e segurar a barra de pesquisa da ferramenta, selecionando “Colar e Buscar” ou “Colar e ir”, se for o caso de uma URL previamente copiada.
6. Feche todas as guias de uma única vez
Caso tenha acumulado diversas guias no navegador mas esse fato está tornando a memória do aparelho mais lenta, é possível fechar todas elas de uma única vez. Para isso, pressione o botão de guias e escolha “Fechar x abas”, onde o “x” será a quantidade específica de guias abertas.
7. Recupere uma guia que foi fechada sem querer
Para recuperar uma guia que foi fechada sem a intenção no Safari, será necessário abrir uma nova aba e verificar o histórico das abas que estão abertas no navegador. Isso fará com que a página que foi acessada anteriormente possa ser restaurada e retomada do ponto onde a pessoa parou.
8. Organize abas abertas
Para manter o seu aparelho em ordem e organizar as guias que estão abertas, é só tocar e segurar por alguns segundos a aba que deseja organizar. Depois, é só arrastá-la para a posição que for mais confortável, acessando-a de maneira mais simples e de acordo com as suas prioridades.
Quais as diferenças entre Safari, Chrome e Brave?
Existem muitos navegadores disponíveis na atualidade, mas cada um deles possui uma especificidade e se adequa melhor a determinado tipo de pessoa usuária. Confira, abaixo, quais são as diferenças encontradas entre os navegadores Safari, Chrome e Brave para entender melhor como cada um funciona.
Navegador | Segurança | Sistema operacional | Uso de RAM | Extensões |
Chrome | Segurança avançada com criptografia e SSL | Windows e demais dispositivos | Alto consumo de memória RAM | Grande quantidade de extensões |
Safari | Sistema de antirrastreamento, relatórios de privacidade e monitoramento de senhas | Apenas dispositivos da Apple (com boa funcionalidade) | Baixo consumo de memória RAM | Disponíveis na App Store |
Brave | Bloqueador de anúncios e conteúdos indesejados, Tor, ocultação de localização | Windows, Linux, Android, Mac e iOS | Baixo consumo de memória RAM | Alta compatibilidade com extensões do Chrome |
Cada navegador possui as suas especificidades, atendendo a demandas de públicos-alvos diferentes. Além disso, alguns são mais abrangentes em relação aos dispositivos em que podem ser instalados, enquanto outros oferecem uma maior qualidade de navegação, com redução de bugs e travamentos.
Com quais dispositivos o Safari é compatível?
O Safari, atualmente, é compatível com Mac, iPad, iPhone e Apple Watch. Além disso, ele também pode ser utilizado em aparelhos com Windows e Linux, mas é preciso saber que ambas as versões não recebem atualizações frequentes e apresentam uma série de falhas ao longo do acesso.
Posso usar o Safari no Windows?
Sim, é possível utilizar o navegador no Windows. No entanto, como foi reforçado diversas vezes, essa versão não possui atualizações frequentes, apresentando uma série de erros. O ideal é que seja acessado pelos aparelhos disponíveis da Apple.
Para que o Safari seja atualizado no Windows, será preciso:
- Acessar a página de download do navegador;
- Acessar a pasta de downloads do navegador e clicar em “SafariSetup.exe” para executá-lo;
- Clicar em “seguinte”;
- Aceitar os termos de contrato e clicar em “seguinte”;
- Escolher se adicionar o atalho para o aplicativo na área de trabalho;
- Selecionar a opção “seguinte”;
- Clicar em “Instalar”;
- Clicar em “Finalizar” para que o assistente de instalação seja encerrado.
Como baixar e instalar o Safari? O passo a passo!
Baixar e instalar o Safari vai depender muito do aparelho no qual deseja instalá-lo. Confira, abaixo, quais são os métodos conhecidos para cada um dos dispositivos da Apple.
Mac
O navegador já está previamente instalado nos dispositivos Mac. No entanto, caso tenha excluído a ferramenta sem querer, basta clicar neste link para ser direcionado à página de suporte da Apple e instalar novamente o navegador.
iPhone ou iPad
Para ter acesso ao Safari por meio dos dispositivos iPad ou iPhone, basta procurar o ícone do navegador, representado por uma bússola, e clicar sobre ele para iniciar a navegação. No entanto, caso o navegador ainda não esteja instalado no dispositivo, é necessário fazer o seguinte:
- Acesse a App Store do aparelho que deseja baixar o navegador;
- Escreva “Safari”;
- Realize o download do aplicativo;
- Espere pelo final da instalação;
- Abra o aplicativo e comece a usá-lo da forma desejada.
Como configurar o Safari e aumentar sua segurança e privacidade?
A segurança e a privacidade são dois elementos indispensáveis para qualquer pessoa usuária. Por isso, é necessário descobrir como aumentar ambos os recursos de maneira rápida utilizando o navegador disponibilizado pela Apple.
Confira, abaixo, o passo a passo:
- Primeiro, vá até “Ajustes” e role até que o menu do Safari surja;
- Depois disso, selecione “Preenchimento automático” e clique em “Dados de Contato” e “Cartões de Crédito” para desativar ambas as funções;
- Clique no botão de voltar uma única vez e deixe a opção “Bloquear Pop-ups” ativa.
- Depois, ative “Impedir Rastreamento”, “Aviso de Site Fraudulento” e “Medição de Anúncios com Preservação de Privacidade”;
- Vá em “Câmera” e marque apenas a opção “Perguntar”;
- Realize o processo novamente com as abas “Microfone” e “Localização”, ativando a opção “Perguntar em todos eles”;
- Ao final, clique em “Limpar Histórico e Dados dos Sites” para manter o navegador completamente seguro e privado.
Quantos usuários o Safari tem atualmente?
De acordo com uma pesquisa, o navegador disponibilizado pela empresa Apple chegou ao número de 1 bilhão de pessoas usuárias ativas, assumindo a segunda posição do ranking. Em primeiro lugar, ainda é possível ver o Google Chrome, com 3,3 bilhões de usuários ativos.
Ainda assim, o Safari conseguiu ultrapassar a barreira do bilhão, mostrando que as suas configurações e, especialmente, a dedicação que oferece às pessoas tem valido a pena nos últimos anos.
Sem dúvida alguma, a Apple vem fazendo um excelente trabalho com o seu navegador, trazendo atualizações para os usuários sempre que possível. Além disso, o Safari possui uma excelente usabilidade, além de reduzir as chances de gastos desnecessários de bateria, bem como de memória RAM consumida ao longo da utilização da ferramenta.
Quer se manter atualizado sobre o mundo da tecnologia e, também, tirar suas dúvidas? Confira agora um conteúdo sobre o que é site e como criar o seu!