Desenvolver o código “Hello World” é uma prática comum entre as pessoas que estão aprendendo a programar ou desejam conhecer uma nova linguagem de programação. Normalmente é um dos primeiros contato com as características da linguagem utilizada.

O Hello World é um programa simples, com poucas linhas de código e que retorna a mensagem “Olá, mundo!” na tela. Desenvolver um código de exemplo em uma linguagem de programação que não conhecemos é importante para termos noção de como ela funciona. Para lhe explicar o que é esse código e como ele se comporta em cada linguagem, preparamos este post com os seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que é “Hello World” na programação?

O “Olá, mundo”, em português, é um pequeno código que pode ser desenvolvido em diferentes linguagens de programação. Seu objetivo é facilitar o conhecimento da estrutura básica e o funcionamento da linguagem. Por isso, pode ser desenvolvido em várias linguagens como C++ Hello World , PHP Hello World, HTML Hello World, C Hello World e em muitas outras.

Ele também serve para verificar se um ambiente está preparado adequadamente, pois a instalação de algumas linguagens de programação em um computador pode requerer outras instalações e configurações. Assim, o Hello World também é uma forma de verificar se o ambiente está configurado de maneira adequada. Portanto, se o programa funcionar, é sinal que está tudo certo com a preparação da máquina.

JavaScript Hello World

Basicamente, a linguagem JavaScript precisa do navegador para funcionar e de um de editor de texto para escrever o código. Seu objetivo é permitir a manipulação dos elementos de uma página HTML para torná-la mais dinâmica e interativa.

Em códigos mais extensos, o ideal é criá-lo em um arquivo separado com a extensão .js e adicioná-lo à página ou à aplicação em que for utilizá-lo. Como o nosso exemplo é conciso, escrevemos o código dentro do HTML. Veja o algoritmo a seguir.

Java Hello World

A linguagem Java pode ser utilizada tanto para aplicações back-end quanto em aplicações web. Por ser uma linguagem que utiliza o paradigma de programação orientada a objetos, tudo o que é feito em Java é baseado em classes, inclusive o programa “Olá, mundo”. Confira o código a seguir.

public class HelloWorld {
    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Hello, World!");
    }
}
// saída: Hello, World!


Python Hello World

A linguagem Python é multiparadigma, o que significa que é possível programar em diferentes estilos de programação. Ela é utilizada em sistemas para desktop e em aplicações web. Além disso, ela é muito simples e objetiva, ou seja, não precisa escrever muitas linhas de códigos para executar uma ação. Veja o exemplo do Hello World em Python.

>>> print("Hello, World!")
Hello, World!
>>>


Sim, é só isso o código para exibirmos uma mensagem em Python! Por isso, fizemos outro exemplo, agora com interação com a pessoa usuária.

>>> nome = input("Qual é o seu nome?")
Qual é o seu nome?João
>>> print("Olá, " + nome)
Olá, João
>>>


CSS Hello World

O CSS — Cascading Style Sheets — que significa folhas de estilo em cascata, não é uma linguagem de programação, mas é utilizado em conjunto com as tags HTML para fornecer características a elas, como as cores das fontes, definir o tamanho de imagens e muito mais.

Assim como em JavaScript, o ideal é criarmos um arquivo separado com a extensão .css com os estilos que serão utilizados e adicioná-los à página ou à aplicação em que será estilizada. Confira, a seguir, como estilizar uma página HTML com CSS.

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-BR">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>Hello, World</title>
</head>
<body>
    <p>Hello, World!</p>
    <style type="text/css">
        p {
            color:green;
            font-size: x-large;
            text-align: center;
        }
    </style>
</body>
</html>


O código Hello World é utilizado tanto para obtermos o primeiro contato com a linguagem de programação, quanto como uma forma de verificar se o ambiente está preparado adequadamente. Além disso, é um recurso importante para facilitar o entendimento básico da linguagem. Por isso, é tão famoso entre as pessoas que desenvolvem softwares.

Gostou do nosso conteúdo com exemplos de código Hello World? Então, confira nosso post sobre como aprender a programar em HTML e se destacar no mercado!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar