Entre as linguagens de programação que apresentam maior demanda em 2022, destacam-se Python, Java e SQL. Embora o mercado de tecnologia, no geral, esteja em uma busca constante por desenvolvedores, os recrutadores estão interessados especialmente em profissionais com conhecimentos nessas áreas. 

A conclusão faz parte do estudo realizado pela plataforma CodingDojo, que oferece treinamentos a desenvolvedores. A metodologia utilizada foi analisar anúncios de emprego no site Indeed para descobrir o que as empresas estão buscando atualmente. 

O levantamento mostrou que Python, Java, SQL e JavaScript são as linguagens que aparecem com maior frequência entre os requisitos para as vagas, sendo que cada uma delas foi citada em mais de 50 mil anúncios. 

Em comparação com os anos anteriores, a demanda por desenvolvedores nessas áreas aumentou significativamente. De acordo com a CodingDojo, isso pode ser explicado pelo cenário resultante da pandemia, que impulsionou o setor de tecnologia, criando mais vagas do que em qualquer outra indústria. 

Demanda por Java ultrapassa Python

Os dados analisados no estudo ainda mostram que a linguagem Java é a que apresenta maior demanda em relação às outras. Citada em mais de 80 mil vagas de emprego no Indeed, ela é amplamente utilizada em aplicativos Android e para desktop, smart TVs, entre outros. 

Linguagem de programação.
Entre as linguagens de programação que apresentam maior demanda em 2022, destacam-se Python, Java e SQL.

Em 2020 e em 2021, ela havia sofrido uma leve queda de popularidade, sendo ultrapassada pela linguagem Python, que vinha apresentando um crescimento constante nos últimos anos. Agora, a pesquisa mais recente indica que o Java está retomando a liderança.

Segundo a CodingDojo, o estudo mostra, inclusive, que Python foi a única linguagem de programação entre as mais populares a apresentar uma pequena queda, figurando em 70,5 mil anúncios, sendo que em 2021, o número foi de 74 mil. 

Isso não significa, no entanto, que ela está perdendo relevância. A linguagem Python ainda é uma das mais valiosas a se aprender, considerando que as aplicações de ciência de dados e machine learning estão despertando cada vez mais interesse entre as empresas. 

Assim, a análise da CodingDojo pontua que a demanda por Python continua a crescer e a única razão pela qual ela caiu para a segunda posição é o fato de a popularidade do Java ter aumentado significativamente. 

Go ganha relevância

Outra mudança revelada pelo ranking de 2022 refere-se à demanda pela linguagem de programação de código aberto Go, criada em 2009 pelo Google e que é similar à linguagem C. 

Em comparação com as outras, o Go é relativamente novo, mas tem apresentado um crescimento acelerado devido às suas funções em plataformas como Docker e Kubernetes. Essa linguagem também é utilizada em serviços como Netflix, Twitch e Uber.

No ranking das 10 linguagens de programação mais requisitadas, segundo o estudo da CodingDojo, o Go ficou em oitavo lugar, o que é uma mudança notável em relação ao ano anterior, em que ela ainda estava longe de entrar para a lista. 

Esse salto na popularidade indica que as empresas passaram a se interessar por essa linguagem de forma repentina. A tendência, de acordo com o estudo, é que a demanda continue crescendo, principalmente à medida que as gerações que já nasceram com a internet passam a dominar a cultura online.

0 Shares:
Você também pode gostar