Os computadores com uma configuração mais básica e preço mais acessível fazem parte da nossa realidade.

Sabendo que o principal componente a sugar capacidade de processamento e memória de um dispositivo é o sistema operacional do mesmo, o Endless OS chegou para proporcionar às pessoas usuárias a experiência de um sistema operacional de qualidade, leve e totalmente gratuito.

Se interessou pelo assunto? Fique com a gente e tenha uma ótima leitura.

O que é o Endless OS?

O Endless OS trata-se de um sistema operacional gratuito, baseado no Linux, bastante familiar com o objetivo de rodar programas mais simples e até mesmo realizar buscas de forma offline, porém com uma certa limitação.

Conheça a história do Endless OS

Através de muitos estudos e pesquisas foi concluído que ainda nos dias de hoje ainda existem pessoas que apresentam pouco acesso a internet ou até mesmo nenhum, e com o mundo cada vez mais globalizado isso pode acabar gerando uma certa exclusão da sociedade. Com todo esse estudo surgiu a necessidade da criação de um sistema operacional que não dependesse diretamente da internet para sua utilização.

Com o surgimento do Endless OS fez com que várias pessoas tivessem a possibilidade de utilizar um sistema operacional mesmo com uma configuração inferior. A partir do momento que várias pessoas começaram a utilizar o Endless OS, outras atualizações começaram a surgir trazendo então em cada versão uma atualização diferente.

Quais são as versões do Endless OS? Veja a evolução!

Conforme um sistema vai crescendo novas atualizações e versões vão surgindo com o objetivo de trazer cada vez mais facilidade para a pessoa usuária final, sendo assim o Endless não é diferente. Algumas das versões que se destacam do Endless OS são:

Endless OS 3.0.0

Qual versão ele substituiu?

O Endless OS 3.0.0 foi uma das primeiras versões a serem lançadas com o objetivo de trazer ao seus usuários a possibilidade de um sistema mais leve e de modo offiline.

Principais novidades desta versão!

Essa versão ainda não apresentava uma grande quantidade de novidades por ser considerada uma das primeiras, porém pode suas vez algumas das atualizações apresentadas foram:

  • O suporte dual boot;
  • O Flatpak;

Endless OS 3.9.1

Qual versão ele substituiu?

O Endless OS veio com o objetivo de substituir a versão 3.0.0 trazendo grandes melhorias e prezando pelo conforto do usuário em sua utilização.

Principais novidades desta versão!

A versão Endless OS 3.9.1 veio com grandes novidades, trazendo mais segurança e conforto ao usuário final. Algumas de suas principais novidades são:

  • Inicialização mais rápida;
  • Possibilidade do usuário realizar atualizações de aplicativos ou até mesmo do sistema com uma unidade USB;
  • Novo aplicativo de controle dos pais;
  • Atualização do ícones do LibreOffice para a versão original;         

Endless OS 4.0  

Qual versão ele substituiu?

O Endless OS 4.0 veio com o objetivo de substituir todas as versões 3 trazendo grandes melhorias e mais funcionalidades para o sistema operacional.

Principais novidades desta versão!

A versão Endless OS 4.0 veio com mais atualizações em seu sistema, por sua vez ela é considerada uma das últimas versões a serem lançadas. As principais novidades são:

  • Novos papéis de parede;
  • Facilidade no momento de trocar usuário;
  • A plataforma do sistema operacional atualizada;
  • Algumas funcionalidades que não eram tão utilizadas foram removidas;
  • Área de trabalho integrada para site.

Quais os principais aplicativos do Endless OS?

Assim como todos os sistemas operacionais, o Endless OS apresenta ao usuário uma série de aplicativos que podem ser utilizados sem apresentar dificuldades. Com a grande liberdade que o sistema operacional vem trazendo, os aplicativos fornecidos pelo Endless OS podem ser de grande valor. Alguns deles são:

Redator: bem parecido com o Microsoft Word, o aplicativo redator permite que usuário realize edições de documentos de forma bastante simples, além disso ele permite a compatibilidade com o Word.

Aplicativo Redator do Endless OS

Scratch: uma ferramenta ainda pouco utilizada, porém de grande valor é o Scratch, que se trata de um programa para o aprendizado de programação de computadores de forma simples e divertida. Essa ferramenta costuma ser muito utilizada dentro de escolhas para que estudantes possam entender o conceito da programação com mais facilidade.

Aplicativo Scratch do Endless OS

123 Tux: é um jogo bastante divertido com o objetivo de fornecer o aprendizado de matemática de forma divertida. Esse jogo é mais indicado para crianças de 4 a 10 anos de idade.

Aplicativo 123 Tux do Endless OS

Editor de vídeo: ferramenta para a criação e edição de vídeos que apresenta muitos filtros e efeitos, entregando edições com ótima qualidade.

Aplicativo Editor de Vídeo do Endless OS

Viagem: com o aplicativo viagem você pode realmente viajar pelo mundo sem mesmo ter saído de casa, como no Google Earth. Ele permite buscar fotos e informações de uma grande variedade de lugares incríveis.

Aplicativo Viagem do Endless OS

Apresentação: assim como a Microsoft Word, o aplicativo do Endless OS pode ser utilizado para criar apresentações de slides para um trabalho por exemplo, fornecendo uma grande quantidade de temas, fontes e até mesmo recursos de escrita.

Aplicativo Apresentação do Endless OS

Planilha: o aplicativo planilha também é compatível com o Microsoft Excel e permite a criação de grande planilhas de forma avançada. Com seu grande nicho de fórmulas você pode criar planejamentos estratégicos, planejamentos financeiros entre outros.

GIMP: um pouco diferente do editor de vídeo, o GIMP permite apenas a edição de imagens, bem como a criação de diversos desenhos e a adição de filtros nas imagens.

Aplicativo Gimp do Endless OS

Músicas: com esse aplicativo será possível criar a organização de suas músicas preferidas, além de ser possível a criação de playlists personalizadas para ouvir em diferentes momentos do dia. Você também tem a opção de ouvir rádio através desse aplicativo.

Aplicativo Música do Endless OS

Cad 3D: esse programa é especialmente focado para projetistas que trabalham com desenhos 3D, uma vez que ele permite a criação de modelos. Seu foco não é design, ou seja, a criação de peças e elementos é sua melhor especialidade.

Aplicativo Cad 2D do Endless OS

Minetest: outro jogo fornecido pelo Endless OS, totalmente inspirado no Minecraft para sua criação. Ele permite que o usuário construa um mundo da forma que desejar e se aventurar.

Aplicativo Minetest do Endless OS

Enciclopédia: com uma grande variedade de arquitetos de diferentes assuntos, permite a utilização de forma gratuita e pesquisa de assuntos diversos.

Aplicativo Enciclopédia do Endless OS

Quais as vantagens de usar o Endless OS? 

O Endless OS é um sistema operacional que vem cada vez mais chamando a atenção dos usuários, ainda mais quando o assunto é o tamanho do sistema, velocidade e até mesmo a praticidade dele. Por conta disso trouxemos algumas vantagens que podem ser destacadas desse sistema operacional como:

Interface gráfica

Sua interface gráfica chama bastante a atenção dos usuários, por ser possível encontrar arquivos e softwares dentro dele com uma grande facilidade pode fazer com que ele seja bastante utilizado.

Sistema operacional gratuito

Ainda hoje existem alguns sistemas operacionais que são cobrados suas licenças, caso negativo não será possível receber atualizações. Já o Endless OS possui uma licença totalmente gratuita já com atualizações.

Buscas Offline

Hoje é comum que tudo seja conectado à internet e qualquer busca ao ser feita é necessário algum tipo de conexão. O Endless OS permite a realização de buscas mesmo estando offline, não tão complexa porém pode trazer grandes vantagens.

Interface inspirada no mobile

Sua interface foi toda desenvolvida inspirada em dispositivos mobile, isso significa que um usuário que não costuma utilizar um computador por exemplo não apresenta tanta dificuldade em utilizar o sistema operacional Endless OS.

Sistema Operacional leve

Muitas pessoas ainda se preocupam no momento de adquirir um sistema operacional por conta de seu tamanho. O Endless OS trata-se de um sistema super leve no qual não ocupa tanta memória para a sua instalação.

Quais as desvantagens de usar o Endless OS?

Assim como todas as ferramentas, o Endless OS também possui algumas desvantagens. Por se tratar de um sistema operacional super leve e até mesmo para uso mais familiar, ele pode não ser tão completo como alguns outros sistemas operacionais, dessa forma algumas das desvantagens apresentadas pelo Endless OS são:

ISO de instalação

A maioria dos sistemas operacionais hoje em dia apresenta um ISO disponível que costuma ser utilizado para a instalação do sistema na máquina. O Endless OS é um pouco diferente, ele não permite a criação dessa ISO.

Programas Windows e jogos

Muitas pessoas costumam utilizar suas máquinas tanto para trabalho quanto para alguns jogos. Com o Endless OS instalado a possibilidade da instalação de um jogo ou até mesmo a utilização de um programa Windows não é possível.

Atualizações

Por mais que o Endless OS receba algumas atualizações, elas ainda costumam não ser com tanta frequência, por conta disso alguns softwares costumam ficar desatualizados dentro do sistema operacional.

Personalização

O Endress OS apresenta uma grande variedade de aplicativos que podem atender a necessidade de seus usuários, porém ainda assim caso deseje realizar uma personalização que o sistema operacional não oferece não será possível essa melhoria.

Windows, Mac OS ou Endless OS? Saiba qual escolher!

Veja abaixo como funciona cada sistema operacional e quais suas vantagens e desvantagens para escolher um que melhor atenda suas necessidades:

Windows

O Windows trata-se de um dos sistemas operacionais mais utilizados nos dias de hoje, com uma interface gráfica bastante amigável no qual costuma atrair bastante seus usuários. Atualmente, ele já apresenta diversas versões sendo ela cada uma com seus diferenciais.

Para quais usuários ele é?

Muitas pessoas costumam utilizar seu dispositivo tanto para jogos quanto para trabalho, por conta disso o Windows costuma ser indicado para pessoas que buscam compatibilidade. A maioria dos programas que vêm sendo desenvolvidos são compatíveis para o Windows.

Prós

  • Apresenta uma grande compatibilidade com diversos softwares e jogos;
  • Sempre está recebendo atualizações;
  • Interface de fácil utilização;
  • Para quem possui a licença paga do sistema operacional windows, seu suporte é de ótima qualidade;
  • Compatibilidade com diversos hardwares, coisa que em outros sistemas operacionais isso pode apresentar diversos erros;

Contras

  • Seu código é fechado, ou seja caso um usuário deseje realizar alguma modificação para atender melhor suas necessidades não será possível;
  • O Windows ainda é considerado o sistema operacional que mais sofre ataque por hackers;
  • Ao instalar o sistema operacional, todos os dados que estão no computador são coletados pela empresa criadora, ou seja Microsoft;
  • Com outras versões mais atuais sendo lançadas, ele vem perdendo o suporte para as versões mais antigas;
  • Ele ainda exige bastante recursos do computador para apresentar uma boa funcionalidade, ou seja uma memória, um SSD pode fazer grande diferença;

Mac

O Mac OS é uma continuação do MacOS X, um sistema operacional desenvolvido pela Apple e considerado o segundo SO mais utilizado depois do Windows. Seu kernel é baseado no kernel Unix, fazendo então que utilize como base o Linux, com isso os usuários de Linux provavelmente terão mais facilidade para utilizá-lo.

Para quais usuários ele é?

O Sistema Operacional MacOS é bastante interessante para as pessoas que gostam de inovar, layout novos além de prezar pela segurança. Muitos ainda utilizam para realizar edições de vídeos mais pesados, programação e já possuem algum dispositivo Apple e deseja realizar essa conexão entre eles.

Prós

  • Por apresentar um sistema de entrega de software descentralizado, o MacOS possui uma menor chance de pegar algum tipo de vírus;
  • Apresenta uma interface simples e bastante amigável para o usuário final;
  • Apresenta uma grande compatibilidade com o sistema operacional windows;
  • Ótima performance em relação aos demais sistemas operacionais;
  • Por mais que possa apresentar algum tipo de configuração inferior ele ainda sim apresenta uma ótima qualidade no quando o assunto é desempenho. 

Contras

  • Possui uma quantidade limitada de softwares, ou seja, por mais que o Mac OS chame atenção por alguns programas específicos, ainda assim a App Store apresenta uma quantidade limitada de aplicações.;
  • Bastante softwares e jogos que ainda não são interpretados pelo MacOS;
  • É compatível apenas com dispositivos Apple, ou seja, Iphone, Ipad, Ipod entre outros;
  • O alto preço de compra dos dispositivos, por conta disso acaba sendo não tão acessível; 
  • Dificuldade em atualização de hardwares;

Endless OS

O Endless OS trata-se de um sistema operacional baseado no Linux para seu desenvolvimento, com uma interface intuitiva. Ela ainda tem a capacidade de ser instalada em dispositivos com uma configuração mais inferior por ser um sistema leve para a instalação.

Para quais usuários ele é?

Geralmente ele é voltado para usuários que buscam um sistema operacional leve, com uma interface simples para utilização além de ser gratuito.

Prós

  • Apresenta um sistema operacional leve;
  • Permite o acesso de conteúdos offline;
  • Apresenta uma interface gráfica bastante amigável e de fácil utilização;
  • Usuários que não costumam utilizar computadores não terão tanta dificuldade em utilizá-los;
  • Sistema Operacional totalmente gratuito;

Contras

  • Não apresenta grande compatibilidade com alguns softwares e jogos;
  • Ao abrir diversas abas dentro do sistema operacional ele pode acabar ficando lento;
  • Não permite que o usuário realize grandes personalizações;
  • Suas atualizações não são frequentes;
  • Não permite a execução de programas do Windows;

Quais as principais diferenças entre o Endless OS e Chrome OS?

É bastante comum as pessoas acharem que o Endless OS e o Chrome OS são iguais ou até mesmo apresentam as mesmas funcionalidades, mas a questão é que ambos se tratam de dois sistemas operacionais bastante divergentes. As principais diferença entre esses dois sistemas operacionais são:

  • Chrome OS trata-se de um sistema operacional que depende completamente da internet
  • Chrome OS não está disponível para download.
  • Chrome OS permite a instalação de aplicativos pelo Chrome App. 
  • Endless OS funciona de forma Offline. 
  • Endless OS pode ser instalado em diversos computadores.
  • Endless OS é voltado para um conteúdo educacional incrível.

Quais os requisitos para usar o Endless OS?

Assim como várias outras ferramentas e até mesmo sistemas operacionais, para que o Endless OS possa ser adquirido e utilizado sem algo impedindo a sua utilização, alguns requisitos são necessários serem atendidos. 

O principal objetivo do sistema operacional Endless OS é garantir a velocidade e praticidade, sendo assim ele não exige grandes requisitos que sejam difíceis de serem obtidos.

  • O Endless não funciona em processadores AMR;
  • Não pode ser instalado em processadores x86;
  • Uma memória RAM de 2GB pode rodar o sistema operacional tranquilamente;
  • Sua instalação ocupa no máximo 32GB;

Como fazer download e instalar o Endless OS mais recente?

O download e a instalação do Endless OS é bastante simples, porém para que a instalação seja bem sucedida, observe o tópico acima e entenda se sua máquina atende todos os requisitos solicitados para a instalação. Alguns passos devem ser seguidos para a instalação como:

Comece escolhendo se deseja fazer o download do sistema Operacional via Windows, Linux ou Mac acessando o site do Endless OS.

Página de download do Endless OS

Aqui iremos realizar o download via Windows. Clique em “Baixar agora”.

Download do Endless OS

Ele irá iniciar o download do sistema operacional.

Passo a passo oficial de instalação do Endless OS

Agora com o download já feito vamos iniciar a instalação. Ao entrar no .exe do Endless a primeira tela a ser apresentada vai ser essa, você pode escolher o idioma e clicar em “Instale o Endless”.

Instalador do Endless OS

Já na próxima tela você pode escolher entre baixar a versão “Básica” ou baixar a versão “Completa”. No nosso caso vamos escolher a versão completa que ocupará 13.5GB.

Tela para escolher a versão completa do Endless OS

Automaticamente você será redirecionado para a próxima página no qual você vai escolher o tamanho de armazenamento. Aqui vamos optar pelo recomendado de 32GB e clicar no botão próximo.

Tela para escolher o espaço de armazenamento do Endless OS no dispositivo, com a sugestão de 32 GB

Automaticamente a instalação será iniciada.

Instalação do Endless OS sendo iniciada

Após a instalação ser finalizada, o sistema operacional retornará esse layout.

Tela de confirmação da conclusão da instalação do Endless OS

Automaticamente, o Endless OS já estará pronto para a utilização.

Como começar pelo Endless OS? O passo a passo!

A instalação do sistema operacional Endless OS é simples e rápida. Depois dela, você precisa realizar algumas configurações de wifi, de linguagens, de personalização entre outros. Vamos apresentar algumas das primeiras telas ao ser iniciado o Endless OS.

Na primeira tela apresentada, você deve escolher a linguagem que deseja utilizar em seu sistema operacional, dessa forma: 

Tela para escolha da linguagem a ser utilizada no Endless OS

Agora com a linguagem escolhida, você deve escolher qual idioma de digitação você deseja: 

Tela para escolha do idioma de digitação no Endless OS

Depois dessas definições de linguagem, um termo de serviço será apresentado para ser aceito.

Tela do termo de serviço do Endless OS a ser aceito

Após a aceitação do termo, o sistema de direcionará para uma tela na qual você irá definir em qual cidade você se localiza, para que a data e hora de sua máquina seja ajustada d eacordo com o fuso.

Tela de definição da cidade onde a pessoa usuária se encontra

E como última configuração, você deve inserir um nome para sua máquina, dessa forma: 

Tela para definição do nome da máquina com o Endless OS

Logo após isso, o Endless OS será iniciado com as configurações já feitas:

Tela inicial do Endless OS

Esse é o segundo step do menu:

Segundo step do menu do Endless OS

O Endless apresenta um menu chamado  “Trabalho”, bastante parecido com o pacote Office do Windows. Aqui você pode encontrar uma grande variedade de ferramentas para o dia a dia do trabalho, como editores de texto, planilhas, calculadoras, etc.

Menu "trabalho" no Endless OS

Um outro menu bastante interessante dentro do Endless OS é o de utilidades, no qual você pode encontrar algumas ferramentas como a de temperatura, o de captura de tela, o Gnote, o menu configurações entre outros.

Menu "utilidades" no Endless OS

Conclusão

Como foi possível observar, para adquirir o sistema operacional Endless OS não é necessário um computador com uma configuração tão superior por se tratar de um software leve para a utilização.

Ele foi criado justamente para atender o público de baixa renda além de proporcionar uma interface gráfica com diversos aplicativos diferentes, cada um com sua funcionalidade específica, sendo possível atender diversas necessidades.

Gostou de aprender mais sobre o Endless OS? Você pode ler também sobre como baixar e instalar uma versão mais nova do Linux Ubuntu.

0 Shares:
Você também pode gostar