Carros voadores, robôs em todos os lugares e aparatos fantásticos. Não é novidade para ninguém que a tecnologia muitas vezes vem atrelada às expectativas em relação ao futuro. Muitos filmes e séries se tornaram ícones da cultura popular imaginando o que seria possível daqui a décadas graças à tecnologia. Altered Carbon (Carbono Alterado) não é exceção à regra.

A série de ficção científica se arrisca a mostrar as maravilhas — e os horrores — da tecnologia daqui a trezentos anos no futuro. Será que as tecnologias apresentadas na série têm possibilidade de existir ou é tudo fruto da imaginação? Para responder essa pergunta e te apresentar um pouco mais sobre a série, preparamos os tópicos para você:

  • O que é Altered Carbon?
  • Quais tecnologias em Altered Carbon podem ser realidade no futuro?

Boa leitura, e vamos lá!

O que é Altered Carbon?

Altered Carbon é uma série televisiva de ficção científica que também se enquadra nos gêneros thriller de ação e cyberpunk, criada por Laeta Kalogridis. A série está disponível na plataforma de streaming Netflix e estreou por lá em Fevereiro de 2018, chegando ao fim em Agosto de 2020. No total, Altered Carbon conta com duas temporadas e 18 episódios e foi criada com base no livro homônimo do autor britânico Richard K. Morgan, lançado em 2002.

Resumo do Enredo

Altered Carbon conta a história de Takeshi Kovacs, um violento mercenário no ano de 2384 — mais de 300 anos no futuro — em uma São Francisco futurística, que agora é conhecida como Bay City. 

Nessa nova realidade, a humanidade conseguiu estocar mentes em dispositivos conhecidos como “stacks” ou “pilha cortical”, discos que ficam alojados no interior da nuca. Isso faz com que corpos humanos sejam reduzidos a meros recipientes ocos, e que morrer significa apenas pular de um para outro. Porém, somente os mais ricos (conhecidos como Matusas, em homenagem à Matusalém) possuem os meios para tornar isso possível e viver para sempre. 

Ao acordar nessa situação, 300 anos depois de ser morto, ele precisa lidar com um dilema: ajudar a resolver o mistério por trás do assassinato do homem mais rico da Terra, ou passar o resto de sua vida atrás das grades. 

Quais tecnologias em Altered Carbon podem ser realidade no futuro?

Como a série é representada em uma época tão distante no futuro, é natural que a realidade fictícia exposta seja bastante distinta da atual. Entretanto, muito da inspiração para as tecnologias apresentadas em Altered Carbon precisou vir de algum lugar. Por isso, certamente os avanços tecnológicos da série são baseados em projetos já existentes ou em desenvolvimento. Vamos conferir alguns a seguir!

Pilhas Corticais

Em Altered Carbon, essa tecnologia é feita de metal não-terrestre e permite que seres humanos façam “upload” de sua consciência para qualquer outro corpo, possibilitando uma espécie de imortalidade. Entretanto, a ideia de prolongação da vida e “transferência da consciência humana” por meio da tecnologia, seja para uma máquina ou outro corpo, não é uma ideia nova, especialmente na ficção científica. 

Há mais de meio século, cientistas pensam sobre o assunto, porém os avanços na área ainda são poucos. Apesar disso, uma startup chamada Nectome criou uma técnica conhecida como “vitrifixação”, que consiste em reconstituir o cérebro de coelhos e porcos para uma substância semelhante a vidro, o que evita formação de cristais de gelo ao submetê-lo a temperaturas baixíssimas, possibilitando a sua preservação por séculos

A ideia da empresa é passar esse processo para a próxima fase para que, no futuro, seja possível “digitalizar” um cérebro humano para o computador e recriá-lo em outro corpo. Isso seria possível, já que muitas pessoas neurocientistas enxergam o cérebro como um computador, sendo as informações de sentido (visão, tato, paladar, audição e olfato) similares a comandos, que geram reações e comportamentos. A ideia, portanto, seria criar um mapa do cérebro em um ambiente virtual, reproduzindo esses aspectos. 

Realidade Virtual

Realidade Virtual é representada de maneira grandiosa em Altered Carbon. Ela é tão imersiva e realista que quase qualquer coisa dentro dela é possível: ela é usada como um meio de armazenar a consciência humana, como comunicação e até mesmo como psicoterapia. 

Na vida real, muitas pessoas acreditam que a ciência está chegando cada vez mais perto de introduzir esse aspecto em nossas vidas. De todas as tecnologias apresentadas, realidade virtual e aumentada talvez sejam as mais possíveis de ser realidade como representado na série em um futuro próximo. Isso porque muito já está em desenvolvimento e a realidade virtual já é utilizada em diversos campos, como gastronomia, medicina, telecomunicação, educação, arquitetura, etc.

Algumas empresas já trabalham com óculos de realidade virtual que não precisam de cabos e que permitam a visualização de imagens em 8K e com processadores potentes. Além disso, outras ideias envolvem mesclar essa tecnologia com Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e internet 5G.  

ONI

ONI é um anagrama para Online Network Interface — Interface de Rede Online — em Altered Carbon, que são embutidos em todos os corpos, independentemente de sua origem. Na série, ele é utilizado como fácil acesso à informação: é possível baixar arquivos, tirar fotos e gravar vídeos, de modo que qualquer dispositivo tecnológico pode ser usado para controlá-lo. Conforme observamos com a evolução dos dispositivos móveis, é bem possível que esse seja um caminho para a evolução dos atuais smartphones.

Por enquanto, nada como ONI existe, porém a tecnologia do acesso à informação e gravação de mídia por meio dos smartphones está evoluindo bastante. Empresas já consideram que smartphones serão mais velozes e mais potentes, terão câmeras ocultas debaixo da tela, perceberão toques e outros gestos que permitirão que utilizemos um teclado invisível. Inclusive, uma empresa já está desenvolvendo sensores ultrassônicos que eliminarão os botões físicos!

Altered Carbon é mais uma das representações fictícias de um futuro tecnológico com dispositivos que adoraríamos ver e utilizar. A evolução da tecnologia é iminente e, em breve, poderemos vislumbrar elementos que até então nem poderíamos imaginar. Enquanto isso não acontece, o que nos resta é assistir a séries como Altered Carbon e sonhar com o futuro. 

Gostou do artigo? Que tal ler um pouco sobre 10 Startups que fizeram muito sucesso e auxiliaram na evolução da tecnologia?

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar