Em algum momento você já se perguntou se é seguro manter seus dados armazenados dentro de um pendrive ou HD externo. Pois bem, supondo que você tem toda sua vida salva em um HD e ele queima, como ter seus dados em mãos novamente?

O armazenamento em nuvem veio com o objetivo de trazer mais agilidade para pessoas usuárias no quesito “onde salvar seus arquivos”. Com o armazenamento em nuvem, as pessoas conseguem acessar seus dados através de um simples dispositivo com conexão com a internet.

Se você ainda não utiliza um serviço de armazenamento em nuvem fique com a gente, entenda como ele funciona e escolha um para iniciar sua utilização. Tenha uma ótima leitura!

O que é armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem consiste no ato de armazenar arquivos em um servidor externo, que não seja seu HD e nem sua máquina. Também é considerado uma forma de armazenamento remoto, o qual possui total dependência de uma rede de internet.

A partir do momento em que uma pessoa usuária acessa um serviço de armazenamento em nuvem, ela está acessando um outro servidor partindo de sua própria máquina para realizar o upload ou o download de algum arquivo.

Esse serviço apresenta uma grande autonomia para a pessoa usuária. Ou seja, ela tem a liberdade de gerenciar os dados que já estão na nuvem e realizar ações, como apagar, editar, renomear e até mesmo disponibilizá-los a mais usuários dentro de uma rede de compartilhamento.

Quais são os tipos de armazenamento em nuvem?

Os serviços de armazenamento em nuvem vêm crescendo e tornando-se mais acessíveis. Isso faz com que várias pessoas venham se interessando gradativamente mais. Com isso, os serviços de armazenamento começaram a serem divididos em diversos tipos. Conheça os principais, a seguir.

Nuvem pública

O serviço de armazenamento em nuvem pública é considerado o serviço mais simples. A nuvem pública busca utilizar o modelo padrão de computação em nuvem para a disponibilização do serviço, ou seja, uma empresa que possui um data center disponibiliza capacidade de armazenamento para que outras pessoas também possam utilizar, de maneira gratuita.

Geralmente, esse serviço costuma ser gratuito até um certo limite de espaço. Se a pessoa usuária desejar um espaço mais, pode realizar a assinatura e conseguir guardar mais dados em sua nuvem.

Uma grande vantagem gerada pela nuvem pública é que, em uma empresa, por exemplo, não é necessário ter um servidor no local, fisicamente, para fazer o armazenamento. Além disso, o código das soluções na nuvem pública costuma ser aberto.

Nuvem privada

O armazenamento em nuvem privada é bastante utilizado pelas empresas, pois permite que a organização tenha total controle para personalizar a solução de acordo com suas necessidades. Por exemplo, a empresa pode escolher instalar um firewall para proteger seus dados.

Esse tipo de serviço é voltado para um perfil de pessoa usuária que deseja realizar uma customização maior e também para empresas que possuem data center. Entretanto, a capacidade de armazenamento será limitada aos recursos que foram implementados no console da nuvem. Quando a quantidade de recursos utilizada estiver próxima do limite, será necessário adquirir mais capacidade de armazenamento.

Nuvem híbrida

O armazenamento em nuvem híbrida nada mais é que a junção entre os serviços em nuvem privada e pública. É uma boa opção para a maioria dos cenários, já que existe a possibilidade de trabalhar em dois mundos diferentes, porém integrados.

Nesse serviço, a pessoa usuária pode realizar o upload de seus arquivos em uma rede privada, por exemplo e gerenciar todos seus serviços a partir de uma nuvem pública, já que ambos podem ser gerenciados juntos.

Nuvem Comunitária

O armazenamento em nuvem de forma comunitária trata-se de uma ação onde organizações que possuem interesse em comum se juntam para compartilhar uma infraestrutura, beneficiando todas as empresas da rede.

Apesar disso, todos os dados que são armazenados e gerenciados dessa forma ficam salvo de forma privada, fazendo então com que se mantenha a integridade dos mesmos. 

Multi Cloud

Como o próprio nome já diz, Multi Cloud nada mais é que a junção de dois ou mais provedores diferentes. Geralmente, as empresas maiores buscam esse tipo de serviço para que não travar em apenas um tipo de tecnologia. Assim, caso o provedor principal falhe, a empresa pode contar com outras opções e continuar sua operação normalmente.

Um ponto bastante importante é que quanto mais provedores para gerenciar seus dados você utilizar, mais trabalho será apresentado, por ser mais complexo o gerenciamento de seus arquivos.

Quais as diferenças entre armazenamento em nuvem e backup em nuvem? 

É comum que uma confusão acabe surgindo ao pensar nesse serviço de armazenamento em nuvem e no serviço de backup em nuvem. Por sua vez, tratam-se de dois tipos de serviços bastante diferentes.

Armazenamento em nuvem

O serviço de armazenamento em nuvem diz respeito apenas ao ato de armazenar dados em um servidor externo, sempre buscando a proteção e facilidade de acesso para a pessoa usuária.

Imagine o seguinte: se seu HD ou sua máquina apresentar algum tipo de problema, você pode perder todos seus arquivos. Mas se eles estiverem armazenados em um servidor em nuvem, você pode recuperá-los facilmente através de uma conexão de internet.

Entretanto, para ter seus dados armazenados corretamente e poder recuperá-los caso alguma coisa aconteça, é necessário fazer o backup.

Outro ponto importante é que se sua máquina estiver sincronizada com um serviço de armazenamento e você acabar apagando determinada pasta, esses arquivos acabam sendo apagados e impossíveis de serem recuperados.

Backup em nuvem

Diferente do serviço de armazenamento, o backup em nuvem preza bastante pela segurança. Isso significa que, para todos os arquivos enviados para a nuvem, é gerada uma cópia. Assim, caso o serviço se encontre sincronizado e ocorra a exclusão de uma pasta, nada será perdido.

Porém nada é perfeito e mesmo esse sistema de segurança pode falhar. Por isso, as empresas que provém backup em nuvem geralmente permitem a criação de rotinas de backup. Ou seja, a pessoa usuária pode configurar a realização de backups automáticos, além de possibilitar a visualização de seus histórico de backups e arquivos que foram copiados.

Imaginando um cenário no qual sua conta de serviço em nuvem se encontra sincronizada com sua máquina, uma vez excluída alguma pasta, isso não gera grandes prejuízos, já que o backup foi feito.

Quais são os 7 melhores serviços de armazenamento em nuvem para você?  

1. Icloud

Um pouco diferente das ideias de outros serviços de armazenamento, o Icloud é específico apenas para dispositivos da Apple. Ele funciona em iPads, iPhones, Mac e iPod. Oferece a capacidade de armazenamento de fotos, aplicativos e arquivos com até 5GB disponíveis gratuitamente.

Pontos positivos

  • Economia de espaço;
  • Oferece serviço de localização caso ocorra a perda do dispositivo;
  • Se tiver algum problema com seu dispositivo, o conteúdo ficará salvo no Icloud;
  • É possível compartilhar arquivos e fotos pelo Icloud.

Pontos negativos

  • O iCloud para Web é totalmente limitado para pessoas usuárias;
  • A autenticação de dois fatores não vem por padrão;
  • Não permite o compartilhamento de arquivos utilizando links.

Preços

A contratação de serviço do Icloud pode ser bastante variada, principalmente entre diferentes países. Você pode verificar na imagem abaixo:

Tabela de cotação do serviço ICloud em março de 2023.

2. Google Drive

O Google Drive é mais um dos serviços fornecidos pela empresa Google. Com um espaço de 15 GB de forma gratuita para utilização, o Drive é um dos serviços de armazenamento mais utilizados e oferece, também, aplicativos em nuvem, como agendas, planilhas, apresentações e documentos.

Pontos positivos

  • Em smartphone, suas funcionalidades podem ser acessadas através de aplicativos;
  • Compartilhamento de documentos, sendo possível que outras pessoas realizem a edição em tempo real;
  • Os documentos são salvos automaticamente;
  • Permite ativar a opção de editar offline;
  • Não é necessária a instalação de nenhum software em sua máquina. 

Pontos negativos

  • Para utilizar todos os recursos do serviço de armazenamento é necessário internet;
  • A edição conjunta nem sempre pode ser considerada uma vantagem, já que a outra pessoa que está editando o documento pode acabar apagando tudo;
  • Não é compatível com o Linux.

Preços

O Google Drive por sua vez não apresenta uma grande quantidade de planos, porém os apresentados são bastante interessante, como podemos ver:

Tabela de valores de planos do Google Drive em março de 2023.

3. Onedrive

O Onedrive foi criado pela empresa Microsoft e fornece a opção gratuita, que permite o armazenamento de até 5 GB. Com a sua assinatura, esse serviço de armazenamento apresenta uma diversidade de pacotes para uso pessoal e empresarial.

Pontos positivos

  • Apresenta planos de assinatura bastante acessíveis;
  • Com a assinatura você também adquire o Office 365;
  • Fácil utilização;
  • Compatível com diversos sistemas operacionais;
  • Alta segurança.

Pontos negativos

  • Não suporta ficheiro com alguns tipos de caracteres;
  • Apresenta um limite de 20 mil documentos.  

Preços

O Onedrive apresenta uma grande quantidade de planos com preços de assinaturas bastante acessíveis.

Para uso doméstico:

Tabela de valores de planos do Onedrive em março de 2023, para uso doméstico.

Para uso empresarial:

Tabela de valores de planos do Onedrive em março de 2023, para uso empresarial.

4. Dropbox

Um pouco diferente dos outros serviços de armazenamento em nuvem, o Dropbox apresenta uma limitação maior em relação a espaço gratuito, oferecendo um limite de 2 GB de conteúdo.

Assim como os demais, ele também permite guardar documentos, fotos e vídeos, sendo possível realizar esse acesso através de seu smartphone.

Pontos positivos

  • Pode ser acessado através de diversos sistemas operacionais, como Linux e Windows, que costumam ser os mais utilizados; 
  • Permite a inserção de senha para determinados arquivos que são compartilhados entre demais pessoas; 
  • Sua interface é bastante simples para utilização.

Pontos negativos

  • Não possui ferramentas de edição iguais às dos outros serviços de armazenamento.

Preços

O Dropbox apresenta diversos planos facilitando com pagamento mensal ou anual.

Planos mensais:

Tabela de preços dos planos mensais do Dropbox em março de 2023.

Planos anuais:

Tabela de preços dos planos anuais do Dropbox em março de 2023.

5. Amazon Cloud Drive

O Amazon Cloud Drive também oferece 5GB de espaço de forma gratuita e, caso deseje mais espaço, é necessário realizar uma assinatura. Bem parecido com uma linha do tempo, ele permite o upload de fotos, vídeos e documentos, fazendo com que você consiga ter o acesso de tudo rapidamente, quando desejar.

Pontos positivos

  • Possui preços acessíveis;
  • Sua interface é simples de utilizar;
  • Alta velocidade ao realizar o download e upload de arquivos.

Pontos negativos

  • Seu suporte não é considerado um dos melhores;
  • Não possui ferramentas colaborativas;
  • Não possui nenhum sistema de criptografia para segurança.

Preços

Um pouco diferente da faixa de preço dos demais serviços de armazenamento, o Amazon Drive apresenta uma variedade menor.

Quando a pessoa é assinante do Amazon Prime, ela tem a possibilidade de armazenar suas imagens de forma ilimitada. Já para outros arquivos, após utilizar os 5GB disponibilizados gratuitamente, é necessário contratar outros pacotes.

Os principais são:

  • 100GB de armazenamento por U$11,99;
  • 1TB de armazenamento por U$59,00;

6. Box Drive

O Box Drive é um serviço de armazenamento em nuvem que apresenta uma facilidade em relação a sincronização entre dispositivos, trazendo mais agilidade diante do processo de utilização. 

Seus principais recursos são o upload e download de arquivos no geral além de sua possibilidade de compartilhamento de pastas e arquivos.

Pontos positivos

  • É multiplataforma;
  • Sua interface é simples de utilizar;
  • Permite a integração com apps terceiros;
  • Fácil compartilhamento de arquivos com outros usuários;

Pontos negativos

  • Dependência da internet para a utilização;

Preços

Assim como os demais serviços de armazenamento, o Box Drive disponibiliza o valor de suas assinaturas em dólar, porém com uma grande quantidade de planos.

Planos para uso pessoal:

Tabela de valores dos planos de uso pessoal no Box Drive.

Planos para uso empresarial:

Tabela de valores dos planos de uso empresarial no Box Drive.

7. Mega

O serviço de armazenamento em nuvem Mega não é tão conhecido no Brasil, mas se destaca pela sua ótima segurança em relação a dados e arquivos. Ele oferece um serviço de armazenamento de 50 GB para contas gratuitas, sendo possível a contratação de novos pacotes após a utilização de todo o espaço.

Pontos positivos

  • Mais privacidade;
  • Criptografia;
  • Quantidade de espaço gratuito;
  • Backup de fotos e vídeos de forma automática;
  • Rapidez na transferência de arquivos.

Pontos negativos

  • Suporte ao usuário bastante demorado;
  • Colaboração limitada por protocolo.

Preços

Os planos oferecidos pelo sistema de armazenamento Mega apresentam uma diferença dos demais serviços quando o assunto é valor.

Planos para uso pessoal:

Tabela de valores dos planos de uso pessoal no Mega

Planos para uso empresarial:

Tabela de valores dos planos de uso empresarial no Mega.

Quais as vantagens de usar o armazenamento em nuvem?

Ter o conforto de acessar arquivos e dados através de qualquer dispositivo com internet pode ser algo tentador nos dias de hoje. As principais vantagens que o armazenamento em nuvem traz são:

Facilidade na utilização

Uma das principais vantagens do armazenamento em nuvem é a facilidade no momento de acessar e na sua utilização. Com um dispositivo em mãos, seja um tablet, computador ou celular com uma conexão de internet, você pode realizar o download e até mesmo consultar seus arquivos instantaneamente. 

Segurança de dados

Ao mover seus arquivos para um serviço de armazenamento em nuvem, você automaticamente está também garantido a segurança deles. Basta pensar no seguinte: quem tem mais chance de ter um data center super protegido contra invasões e falhas, você ou uma grande empresa fornecedora de nuvem?

Melhor custo benefício

Muitas vezes costumamos realizar a compra de diversos pendrives e HD externos para colocar nossos arquivos e no final acabamos perdendo eles mesmo assim. Com o serviço em nuvem, você pode concentrar todos seus arquivos e pastas em um único sistema de gerenciamento, facilitando então o acesso e a organização. Além disso, deixa de sobrecarregar seus dispositivos, como celular e computador, com arquivos que não são acessados frequentemente.

Sua confiabilidade

Quando uma empresa costuma salvar todos os documentos em um servidor local, pode acabar tendo grandes prejuízos se aquele servidor apresentar algum tipo de problema. Os melhores serviços de armazenamento em nuvem, por outro lado, têm garantias de disponibilidade, o que significa que as pessoas usuárias que têm seus dados armazenados neles podem ficar tranquilas em caso de falha e até mesmo receber um retroativo caso o serviço falhe, de acordo com o contrato.

Redução de custo

Ao montar uma empresa, vários itens de infraestrutura precisam ser obtidos para o sucesso de um servidor. Acontece que nem sempre esses hardwares são plenamente utilizados, pois a demanda de estrutura de uma empresa varia sazonalmente. Sendo assim, realizar a contratação de um serviço de armazenamento em nuvem e pagar apenas por aquilo que será utilizado fará com que a empresa minimize seus custos drasticamente.

Quais as desvantagens de usar o armazenamento em nuvem? 

Pode-se dizer que, por se tratar de uma ferramenta, nem tudo são vantagens. Confira algumas delas:

Tempo de inatividade

É muito difícil um sistema de armazenamento ficar indisponível. Mas se sua internet estiver fraca, você poderá ter grandes dificuldades ao acessar algo que está armazenado na nuvem.

Tipos de assinaturas

O serviço de armazenamento em nuvem geralmente costuma apresentar uma grande variedade de opções de assinaturas. Mas preste sempre atenção para não contratar um plano muito maior do que sua real necessidade.

Segurança

Por mais que esses tipos de serviços apresentem níveis de segurança bastante rigorosos, ainda assim, se a pessoa usuária não cumprir com as normas de segurança fornecidas pela empresa, nada adiantará. Tome cuidado ao se conectar em redes de wi-fi públicas e duvidosas, crie sempre senhas seguras e tome cuidado ao acessar links desconhecidos.

Serviço de backup

Realizar a contratação de um serviço de armazenamento, apenas, não garante que você realmente possui o backup de seus arquivos. Ou seja, para que ocorra esse backup e cópia de arquivos, é necessário a contratação de um serviço a parte.

Como salvar arquivos na nuvem?

Armazenar arquivos e fotos nos dias de hoje vem se tornando cada vez mais precioso, já que a transformação digital vem chegando com uma grande velocidade.

Para salvar seus arquivos na nuvem, primeiro de tudo é necessário ter uma conta em um serviço de armazenamento. Aqui, vamos utilizar o Google Drive para realizar nosso cadastro, clicando no botão “inscreva-se sem custo financeiro”.

Tela de cadastro no Google Drive indicando o botão "inscreva-se sem custo financeiro"

A seguir, a página vai perguntar se você deseja criar uma conta para uso pessoal ou para uso empresarial. No nosso caso, vamos selecionar “para uso pessoal”.

Tela de seleção do tipo de conta a criar no Google Drive, indicando a opção "para uso pessoal"

Automaticamente, o Google Drive vai te redirecionar para outra página na qual você deverá inserir os dados solicitados.

Formulário de cadastro no Google Drive

Após preencher todos os dados solicitados, sua conta será automaticamente criada. Então, você poderá realizar seu login.

Volte para a página inicial do Google Drive clicando neste link. Em seguida, clique em “Fazer login” e coloque suas credenciais de email e senha.

Tela de login do Google Drive

Com o login realizado, você vai visualizar a tela a seguir, que se trata do painel inicial do seu Google Drive.

Tela do painel inicial do Google Drive

Agora, basta fazer upload dos seus arquivos. Vá em “novo”.

Tela do painel inicial do Google Drive com destaque no botão "novo"

Escolha entre “upload de pasta” ou “upload de arquivo”. No nosso caso vamos realizar um upload de arquivo. Mas, como você pode ver, é possível até mesmo criar arquivos parecidos com o Excel, Word e Powerpoint, que são fornecidos pelos serviços do Google Workspace e muito mais.

Tela do painel inicial do Google Drive com destaque no botão "upload de arquivo"

Escolha o arquivo que deseja subir e clique em “abrir”, desta forma:

Explorador de arquivo do Windows, mostrando que um arquivo foi selecionado, com destaque no botão "abrir"

Automaticamente, o Google Drive iniciará o upload e seu arquivo já se encontrará armazenado no serviço.

Tela do painel inicial do Google Drive com um arquivo enviado

Conclusão

O serviço de armazenamento em nuvem traz muitas facilidades para as pessoas usuárias, sejam elas pessoas físicas ou empresas. Por isso, ele vem sendo cada vez mais utilizado.

Além da diminuição de custos, o armazenamento em nuvem pode ser a melhor solução para quem quer mais segurança para seus arquivos ou até mesmo garantir um espaço a mais para rodar melhor seus aplicativos em um dispositivo com menos memória interna.

Gostou do nosso conteúdo? Você pode ler também sobre o que é Cloud Computing, para que serve e como funciona no blog da Trybe!

0 Shares:
Você também pode gostar