Você sabe o que é computação em nuvem? Se você já usou armazenamento no Google Drive ou editou documentos em softwares on-line, já utilizou o modelo as a service, que é a base da distribuição de recursos de computação em nuvem no mercado.

Contratar infraestrutura, software ou até mesmo plataformas como serviço significa ter menos custos com manutenção e suporte dos serviços de TI na empresa, além de mais agilidade.

Conheça os principais modelos as a service neste artigo.

O que é o “as a service”?

As a service é um modelo de negócio que tem como objetivo fornecer serviços de computação em nuvem sem que a empresa tenha de comprar hardware.

Atualmente a maioria das empresas já é adepta de modelos de gestão Lean, que buscam redução de custos e praticidade sem abrir mão da melhoria contínua, inovação e segurança. Mas o que isso tem a ver com o modelo as a service?

Vamos imaginar uma grande indústria farmacêutica. Sabemos que o foco do negócio é o desenvolvimento e comercialização de medicamentos, materiais cirúrgicos, entre outros. Então, é nessas atividades que a indústria deve focar para obter os melhores resultados.

Seria muito custoso para a indústria do nosso exemplo manter profissionais com qualificação para suportar todo o parque computacional necessário para a operação. Também seria igualmente custoso manter o parque computacional do ponto de vista do gasto de energia elétrica, manutenção de equipamentos, entre outros.

Sendo assim as empresas estão preferindo contratar esses recursos como serviço: ao invés de ter um grande data center dentro da indústria, utilizar os recursos fornecidos por uma empresa especializada através da internet.

Por isso, o modelo as a service pode ser considerado também como uma terceirização de ferramentas de trabalho relacionadas à tecnologia. Um ponto bastante importante é que em qualquer modelo de computação em nuvem, é necessário existir um provedor.

Quais as vantagens e desvantagens dos modelos “as a service”?

Vantagens do modelo “as a service”:

  • Como os serviços são fornecidos por empresas especializadas, o nível de segurança é enorme.
  • Para manter a boa reputação no mercado, as empresas especialistas trabalham com tecnologia de ponta.
  • As empresas que contraram os serviços não precisam adquirir peças para o data center ou se preocupar com a manutenção do mesmo, apenas com o bom uso dos serviços.
  • Melhorias desenvolvidas continuamente pela empresa provedora dos serviços.

Desvantagens do modelo “as a service”:

  • O nível de segurança oferecido pela empresa provedora de nuvem não ser o suficiente para negócios mais exigentes, como bancos e hospitais.
  • Por mais que os serviços forneçam plataformas simples de gerenciar, é preciso ter uma cultura de treinamentos e melhorias no time para garantir a segurança das soluções, bem como seu uso mais eficiente.
  • Empresas que já possuem softwares antigos (legados) podem ter dificuldade no processo de integração dos sistemas com a nuvem.

“As a service” é o novo modelo de negócio para o presente e futuro?

Sim, com o grande crescimento da tecnologia e o aumento das empresas, muitas delas estão passando a buscar menos produtos e investir mais em serviços que possam auxiliar no dia a dia com uma grande segurança e dando mais agilidade às demandas.

Nos dias de hoje temos grandes praticidades de diferentes áreas e situações. Imaginando um cenário no qual eu desejo ir ao shopping e não tenho carro, não necessariamente preciso comprar um carro para ir, tenho a possibilidade de utilizar um aplicativo que possa vir me buscar e deixar no lugar que eu desejo, esse aplicativo utiliza o modelo de negócio “as a service”.

Quais os principais tipos de “as a service”?

Existem diferentes tipos de modelos “as a service”, geralmente compreendidos no mercado como “camadas”. Veja os principais a seguir:

Modelos de entrega de recursos computacionais as a service

IaaS: infrastructure as a service

1. O que é o IaaS e como funciona?

O Iaas ou Infrastructure as a service significa contratar recursos de infraestrutura de TI como um serviço. Pense naqueles itens mais básicos que compõem um computador, como armazenamento, memória RAM e capacidade de processamento. Esses são os principais serviços oferecidos por provedores de IaaS. Também há os componentes de rede, como roteadores, IP, VPN, entre outros, que também fazem parte da infraestrutura.

Por meio de um login e senha e uma plataforma na internet, a empresa provedora de IaaS disponibiliza o tipo e a quantidade exata de recursos que a empresa contratante solicitou. Com isso, a equipe de TI por começar a criar o parque tecnológico da empresa, criar máquinas virtuais, pontos de restauração, backups, etc.

Portanto, IaaS é o modelo “as a service” menos abstrato dos demais, ou seja, que se refere às coisas mais paupáveis e gerenciáveis dentro do data center. Como você pode ver na imagem a seguir, da Red Hat, uma renomada provedora de serviços de cloud computing, a contratação no modelo de IaaS permite que a equipe de TI interna da empresa contratante gerencie aplicações, dados, o runtime, middleware e sistema operacional das máquinas. O restante é gerenciado pela empresa provedora.

Níveis de gerenciamento e autonomia em IaaS

2. História do Iaas: como surgiu?

o Iaas surgiu por conta de uma grande necessidade das empresas, na maioria das vezes elas costumavam ter servidores dentro de máquinas físicas dentro do escritório, tornando algo bastante complexo e arriscado, por conta disso surgiu o IaaS para que grandes servidores dentro de uma máquina física deixasse de existir se tornando um serviço.

3. Quais os benefícios desse modelo de negócio?

Dificilmente máquinas físicas terão os recursos exatos de que determinada equipe precisa e, mesmo se isso for possível, o custo de aquisição geralmente é alto, principalmente quando se trata de uma necessidade pontual. Por exemplo: uma pessoa engenheira que precisa utilizar o AutoCAD e, portanto, tem a demanda por uma máquina com alto nível de processamento.

Ao invés de ficar presa a modelos fixos, com o modelo IaaS a empresa pode escolher exatamente quais são os níveis de recurso computacional que precisa e em qual quantidade. Assim, basta que a equipe de TI provisione os recursos de acordo com as áreas ou filiais.

Além disso, você já deve saber que as principais características da computação em nuvem são a elasticidade e a escalabilidade. Aliás, o que define cloud computing segundo o NIST é ser um “autosserviço sob demanda”. Então, caso a empresa contratante do serviço precise diminuir ou aumentar o nível e/ou quantidade dos recursos de infraestrutura contratados, isso será possível e feito automaticamente, sem precisar adquirir hardware ou se desfazer de peças.

4. Quais os desafios do modelo IaaS?

O modelo de negócio IaaS também apresenta alguns desafios como por exemplo a integração entre o sistema em nuvem e as ferramentas que são utilizadas internamente dentro de cada empresa. Além disso é de grande importância que esse serviço entregue grandes benefícios para os cliente, sendo assim a adaptação pode se tornar algo desafiador.

5. 4 exemplos de marcas que usam o modelo IaaS!

Existe um nicho grande de Iaas, algumas delas são:

Amazon AWS: Um serviço de computação em nuvem que oferece uma quantidade de serviços de datacenter bastante completos.

Google Cloud: É um serviço de computação em nuvem oferecido pelo Google que tem a capacidade de se adaptar de acordo com a necessidade de cada empresa.

Microsoft Azure: Conhecido também como Azure, é uma plataforma de nuvem que permite a criação, execução e gerenciamento de várias aplicações em nuvem.

DigitalOcean: Provedora de serviços de Infraestrutura voltada à computação em nuvem, que oferece uma plataforma de desenvolvimento de software.

6. Como funciona a cobrança no modelo IaaS?

Geralmente é feita com base na cota de recursos contratada.

PaaS: platform as a service

1. O que é o PaaS e como funciona?

O PaaS, que significa plataform as a service, como o próprio nome já diz, tem como objetivo oferecer plataformas para desenvolver soluções tecnológicas para a nuvem, contribuindo muito para as pessoas desenvolvedoras.

No PaaS não é necessário ter uma preocupação em relação a toda a infraestrutura de que falamos anteriormente, pois PaaS é o segundo nível de abstração dos modelos de entrega de serviço de cloud computing. Isso significa que as plataformas já vêm com a infraestrutura embutida.

Veja novamente o quadro fornecido pela provedora Red Hat. Em PaaS, a equipe da empresa contratante já não é mais responsável pelo runtime, middleware e o sistema operacional. Esses pontos são gerenciados pela empresa provedora das plataformas as a service.

Níveis de gerenciamento e autonomia em PaaS

2. História do PaaS: como surgiu?

Antes de surgir o PaaS, era necessário que cada fornecedor realizasse a instalação, integração e a configuração de cada licenciamento. Isso complexificava o processo de integrações. Com PaaS, os processos se tornaram mais ágeis.

3. Quais os benefícios desse modelo de negócio?

Um grande benefício desse modelo de negócio é que como todos os serviços e recursos computacionais ficam em nuvem, não é necessário ter uma infraestrutura física para suas aplicações, além disso qualquer problema relacionado à própria empresa que disponibilizou o serviço fica responsável pela correção.

Assim, a equipe que utiliza as plataformas fica responsável apenas por seu bom uso e gerenciamento, sem se preocupar com a sustentação da mesma.

4. Quais os desafios do modelo PaaS?

Assim como toda inovação, o modelo de negócio PaaS também enfrenta alguns desafios, como por exemplo a dependência de um provedor e possuir um nicho de linguagem de programação bastante reduzida

5. Exemplos de marcas que usam o modelo PaaS!

Docker: é um conjunto de plataformas que têm como objetivo facilitar cada vez mais o desenvolvimento, implementação e execução de aplicações em containers.

Kubernetes: uma plataforma open source que permite a operação e a automatização de containers.

6. Como funciona a cobrança no modelo PaaS?

Como o PaaS trata-se de um serviço em nuvem, o modelo de cobrança geralmente está relacionado com o tempo de uso da plataforma. Sendo assim quem contrata a plataforma costuma pagar pelas horas de acesso ou aderir a planos com periodicidade de renovação.

DaaS: desktop as a service

1. O que é o DaaS e como funciona?

Também conhecido como Desktop as a service, ou seja, dispositivo como serviço tem como objetivo disponibilizar dispositivos virtualizados para que sejam usados através de outros dispositivos. Em outras palavras, utiliza-se a virtualização para acessar dispositivos pré-programados pela empresa provedora, que possuem os recursos computacionais necessários para realização de determinadas tarefas.

Um pouco diferente dos outros modelos de negócio, o DaaS necessita de uma infraestrutura além da contratação do serviço de nuvem. Ou seja, é preciso que a pessoa que irá acessar o dispoitivo virtual tenha ao menos um dispositivo com acesso à internet. Pode ser um smartphone usando o 5G.

Por meio de um login e senha fornecidos pela empresa provedora, a pessoa poderá acessar sua máquina virtual do trabalho, seja ela compartilhada ou não com outras pessoas, e contar com os recurso e softwares de que precisa para trabalhar.

Casos de uso do desktop as a service

2. História do Daas: como surgiu?

Imagine um cenário no qual todas as pessoas estão trabalhando de home office com computadores da empresa. Se os computadores começam a dar problema, para a correção é necessário chamar um técnico e isso pode se tornar algo bastante trabalhoso e custoso, além de acabar afastando a pessoa profissional de suas funções por um tempo.

O DaaS surgiu para suprir a necessidade das empresas por uma solução que garantisse que as pessoas tenham acesso aos recursos da empresa de qualquer lugar, com qualquer tipo de conexão à internet e em qualquer dispositivo.

3. Quais os benefícios desse modelo de negócio?

Sem ter que ficar realizando compras de equipamentos ou até mesmo se preocupando com a manutenção dos dispositivos, os custos caem bastante. Um outro ponto bastante importante é que trata-se de um modelo de negócio bastante flexível ou seja a empresa pode ir crescendo de acordo com as demandas.

4. Quais os desafios do modelo DaaS?

Um dos maiores desafios encontrados no modelo DaaS é que as empresas sejam elas de pequeno ou grande porte costumam ter sua estratégia já alinhada e de confiança, sendo assim muitas vezes acham que esses modelos não são confiáveis e entendem que ao migrar para o DaaS terão que passar por alguns riscos.

5. Exemplos de marcas que usam o modelo DaaS!

Citrix: maior referência de DaaS no mercado, oferece diversas opções para que as empresas entreguem exatamente o recurso computacional necessário para cada pessoa colaboradora.

6. Como funciona a cobrança no modelo DaaS?

O modelo de negócio DaaS é oferecido como um serviço por assinatura, ou seja, para que ocorra a disponibilização dos serviços é necessário que o contratante pague por essa assinatura.

SaaS: software as a service

1. O que é o SaaS e como funciona?

O SaaS, ou Software as a service, disponibiliza serviços de software por meio da internet, ou seja, de forma online sendo assim possível facilitar o dia a dia de muitas empresas, pois para sua utilização só é necessário a internet, nada além disso.

Levando em consideração que o SaaS traz um grande benefício relacionado à economia, pelo motivo de não ser necessário realizar grandes investimentos com infraestrutura, pois todos seus dados ficam armazenados em nuvem.

Veja que o SaaS é o nível máximo de abstração dos recursos computacionais como serviço. Aqui, a pessoa usuária apenas utiliza o software, sem se preocupar com nenhum aspecto do que mantém ele funcionando. Pense, por exemplo, nas ferramentas do Google, com o Google Docs.

Níveis de gerenciamento e autonomia em SaaS

2. História do Saas: como surgiu?

O modelo de negócio Saas surgiu nos anos 60 por conta de uma grande necessidade, os maiores computadores eram muito caros, sendo assim poucas empresas tinham condições para comprar. A Partir disso os software de serviços começaram a circular, facilitando e diminuindo o custo de várias empresas.

3. Quais as diferenças entre SaaS e softwares?

A grande diferença entre o SaaS e simplesmente softwares é que na utilização do modelo de negócio SaaS é necessário apenas o pagamento da taxa de utilização do serviço, já pensando no software ele acaba se tornando algo mais caro por ser algo que pode ser customizado para a sua utilização além de ser necessário você realizar a compra dele.

4. Quais os benefícios desse modelo de negócio?

Alta acessibilidade: bem simples de utilizar, o modelo de negócio SaaS permite que pessoas realizem acessos de dados de qualquer lugar do mundo, sendo apenas necessário ter internet.

Atualização: sua atualização trata de algo bem simples, por conta de todos os upgrades serem feitos de forma online e pelo provedor, não é necessário que o usuário fique realizando download de arquivos para poder fazer essa atualização.

Fácil acesso: sem a necessidade de grandes padronizações, ao adquirir o modelo, a empresa já possui total liberdade para a sua utilização.

5. Quais os desafios do modelo SaaS?

Um grande desafio que esse modelo apresenta é conseguir convencer que guardar dados em nuvem é algo seguro e de fácil acesso. Muitas empresas, geralmente de grande porte, ainda preferem ter seus dados em mãos do que guardado em nuvem, pois acham que não existe grande segurança.

6. 4 exemplos de marcas que usam o modelo SaaS!

Google Workspace: oferece aplicativos de uso geral, como editor de texto, planilhas, apresentações de slides, etc, que podem ser acessados gratuitamente pela internet por qualquer pessoa que tenha uma conta Google.

Slack: aplicativo de comunicação corporativa que facilita a segmentação das mensagens em canais.

Paypal: empresa para realizar pagamentos online que funciona internacionalmente.

Linkedin: uma das maiores redes sociais do mundo, voltada para perfis profissionais com o intuito de apresentar seu currículo e buscar vagas.

7. Como funciona a cobrança no modelo SaaS?

Assim como planos de TV ou de celular, o modelo SaaS pode ser cobrado de diversas maneiras, como por exemplo de forma mensal, trimestral ou até mesmo anual.

GaaS: game as a service

1. O que é o GaaS e como funciona?

O GaaS que significa Game as a service. Um pouco diferente do SaaS, ele é um modelo de negócio voltado para jogos ”ao vivo” que está em constante atualizações. O objetivo do GaaS é monetizar com assinaturas de gamers gerando assim uma receita muito boa de lucro contínuo.

2. História do GaaS: como surgiu?

Depois dos fliperamas, aos videogame começaram a fazer grande sucesso principalmente para os amantes de game, sendo assim era necessário comprar o videogame e o CD do jogo que desejava jogar pagando apenas pelo CD sem taxas mensais ou anuais. Com a ascensão dos jogos virtuais, o modelo de negócio GaaS começou a ser reconhecido, pois, ao contrário do modelo antigo, permitia uma geração de receita recorrente.

3. Quais os benefícios desse modelo de negócio?

Para os gamers, esse modelo de negócio traz grandes benefícios, como por exemplo a grande variedade de jogos que a plataforma disponibiliza, além disso, muitas vezes não é necessário sair do conforto de sua casa para ir em uma loja física para poder realizar a compra do jogo desejado, muitas vezes comprando no “escuro”, ou seja, sem saber informações do jogo, se é legal ou algo do tipo.

4. Quais os desafios do modelo GaaS?

Um dos grandes desafios que esse modelo passa é que por se tratar de um grande nicho de jogos algumas pessoas acabam achando com um valor não muito barato dependendo da plataforma por não conseguir jogar todos os jogos. Um outro ponto é a pirataria que faz com que possa acabar interferindo de forma ilegal nas licenças.

5. 4 exemplos de marcas que usam o modelo GaaS!

Apple Arcade: um pouco recente no mercado, a Apple lançou a plataforma arcade para fornecer aos seus clientes um plano de assinatura de uma plataforma de jogos ilimitados sendo possível acessar com qualquer IOS.

Google Stadia: plataforma lançada pela Google que também trabalha com assinaturas, é possível a utilização sem a necessidade de fazer o download do jogo que deseja jogar.

EA Play: é um serviço de videogame também que possui uma assinatura necessária para a sua utilização.

Xbox Game Pass: é uma plataforma de assinatura de jogos eletrônicos para ser utilizado com seu console de videogame.

6. Como funciona a cobrança no modelo GaaS?

Geralmente os GaaS dependem muito de planos de licença oferecidos porém na maioria das vezes são planos mensais, semestrais e anuais, além de que pode existir ganhos de lucros dentro do jogo por atualizações que permite que o gamer compre benefícios dentro do jogo.

EaaS: enterprise as a service

1. O que é o EaaS e como funciona?

O EaaS, também conhecido como Empresa como serviço, é um modelo de serviço de computação em nuvem que tem como objetivo fornecer os produtos de software voltado para o gerenciamento de processos dentro de uma empresa. Nos dias de hoje nem tudo precisa ser comprado e sim, podem ser alugados trazendo cada vez mais benefícios para dentro da empresa

2. História do Eaas: como surgiu?

Antes do surgimento do EaaS as empresas tinham mania de apenas querer comprar produtos como para auxiliar no dia a dia da empresa. Sendo assim, com o grande crescimento da era digital esse modelo EaaS veio com o intuito de fazer com que as pessoas parassem de ficar comprando produtos e passassem a comprar serviços tendo assim bem menos dor de cabeça e reduzindo cada vez mais seu custo.

3. Quais os benefícios desse modelo de negócio?

As empresas conseguem muito bem realizar tarefas usando os recursos que tem, porém por o Eaas ser algo com grandes benefícios, a maioria das empresas preferem a contratação do serviço. Um de seus principais benefícios é que ele permite uma flexibilidade maior para realizar manutenções futuras em suas aplicações.

Além disso, por abranger mais de um setor de negócio, ele tem um grande propósito de diminuir significativamente os custos relacionados a operações trazendo cada vez mais benefício para dentro da empresa.

4. Quais os desafios do modelo EaaS?

Um dos principais desafios voltado para o modelo de negócio EaaS é o processo interno, ou seja, muitas empresas ainda apresentam certa insegurança em relação a contratação desse serviço

5. 3 exemplos de marcas que usam o modelo EaaS!

Existem muitas empresas que obteve sucesso ao utilizar esse modelo de negócio, sendo alguns deles de diferentes áreas. como por exemplo: 

Samsung: uma empresa voltada para o desenvolvimento de produtos, lançou o eHealth que se utiliza como base a pulseira SimBand que apresenta softwares de terceiros abertos para o desenvolvimento relacionado à saúde.

Runkeeper: é uma aplicação móvel que tem como objetivo transformar o seu smartphone em um personal trainer.

BMW: em conjunto com a IBM, de acordo com a gestão de dados começou então a melhorar o design dos veículos, assim podendo melhorar a manutenção preventiva.

6. Como funciona a cobrança no modelo EaaS?

Como a grande maioria dos serviços em nuvem, o EaaS também é cobrado de acordo com a quantidade de uso, sendo assim depende da escolha do cliente se deseja contratar quais pacotes e até mesmo a forma de pagamento.

Conclusão

Trabalhar com modelo de negócio pode se tornar algo bastante importante para a sua empresa, além da grande agilidade que nos traz no dia a dia. Independente do modelo “aaS” que são fornecidos para a aquisição das empresas todos eles trazem grandes benefícios.

Além de todas as vantagens que esse modelo de negócio fornece, ele ainda proporciona a automatização dentro do fluxo de trabalho trazendo então um grande aproveitamento diário, podendo então gerenciar os serviços a adaptando para o seu negócio.

Curtiu nossa leitura? Então você gostará de saber mais sobre por que empresas de TI temem migrar aplicações para a nuvem.

0 Shares:
Você também pode gostar