Imagine que a inteligência artificial avance e se consolide como algo inerente à sociedade moderna. Quais são os limites da interação humano e máquina? Será possível que as máquinas superem a inteligência humana? Quais serão as consequências dessa superação? Todas essas questões já passaram pela mente de muitas pessoas escritoras e cinegrafistas e dai surgiram esses incríveis filmes sobre inteligência artificial!

Desde seu reconhecimento em 1956, a inteligência artificial vem sendo uma das áreas mais instigantes da Tecnologia da Informação. A ideia pura de que a máquina pode aprender e demonstrar inteligência semelhante à dos seres humanos é um campo muito fértil e serviu de inspiração para um grande número de conteúdos da indústria cinematográfica.

Vamos conhecer alguns dos filmes sobre inteligência artificial que marcaram época e fomentaram a discussão acerca desse tópico? Confira a lista de filmes!

A.I. Artificial Intelligence

Não podemos deixar de começar pelo filme que carrega o nome do nosso tema! Nesse filme de 2001, Steven Spielberg reinventa a história de Pinocchio utilizando como cerne a questão envolvendo sentimentos e inteligência artificial, refletindo se máquinas seriam capazes de sentir e demonstrar emoções humanas, como amor. 

A história se passa em um futuro em que os efeitos dos gases estufa forçaram as pessoas a se retirarem das áreas das costas, ocupando o interior. Para evitar a superpopulação, cada família que quiser ter um filho precisa tirar uma licença. Nesse contexto, a família Swinton se vê desolada quando uma doença afeta seu filho Martin, que precisa ficar mantido em estado de criostase.

Para ajudar sua esposa a lidar melhor com a situação, Henry entra em um programa na empresa em que trabalha para testar um novo robô que é capaz de amar, David, inserindo-o em sua família. Com certa hesitação, aos poucos eles são capazes de se adaptar e agir como uma família. Porém, Martin se recupera da sua doença, não muito contente por ver que há uma máquina em seu lugar. 

2001: Uma Odisseia no Espaço

Um clássico da ficção científica de 1968 dirigido por Stanley Kubrick e escrito por Arthur C. Clarke, 2001: Uma Odisseia no Espaço é sobre uma corrida entre inteligência artificial e humanos para tentar alcançar a próxima linha evolutiva.

O filme se divide em dois momentos: no primeiro, um objeto estranho chamado de monolito é encontrado por ancestrais da raça humana, alterando seu comportamento e conduzindo para a evolução. Em um segundo momento, outro desses objetos é encontrado na lua por seres humanos do futuro, levando a uma missão para encontrar os responsáveis por esses objetos, com a ajuda da inteligência artificial. 

Na nave Discovery One, cinco astronautas se encontram em uma missão com destino a Júpiter. O sexto membro é HAL 9000, um supercomputador que controla todas as funções da nave e é tido como incapaz de cometer erros. Apesar disso, os astronautas pensam que HAL está com um mau funcionamento, dando início a um conflito entre a máquina e os seres humanos. 

Eu, Robô

Esse filme de 2004 é baseado no conjunto de contos do grande escritor de ficção científica Isaac Asimov, com atuação de Will Smith. Em 2035, a inteligência artificial é utilizada em robôs que servem como assistentes e trabalhadores para a raça humana, que ficou dependente de seus serviços. Um policial conhecido por ser “robofóbico” precisa investigar o envolvimento de Sonny no assassinato de um cientista que trabalha para a robótica dos Estados Unidos. 

Esse assassinato implicaria no descumprimento das três leis da robótica, que tenta garantir, em síntese, que nenhum robô machuque ou desobedeça um ser humano. Entretanto, se os robôs descobrirem que nada pode impedi-los de dominar o mundo ao quebrar essas leis, o que poderá acontecer?

Wall-E

Wall-E é uma animação da Pixar lançada em 2008 que conta a história de um simpático robô deixado para trás depois que a Terra foi consumida pelo lixo e as pessoas foram morar no espaço. Seu trabalho é compactar os resíduos e criar grandes pilhas de lixo para tentar limpar o planeta.

Entretanto, depois de tanto tempo sozinho com apenas os restos, o solitário robô desenvolveu uma enorme curiosidade pela cultura e vida humana, colecionando diversos objetos que encontra pelo caminho. Um dia, uma sonda chamada EVA é lançada para procurar sinais de vida vegetal na Terra, e acaba encontrando-se com Wall-E e começando uma linda história de amor entre as máquinas

Wall-E é um filme que também reflete sobre o papel da inteligência artificial na simulação dos sentimentos nas máquinas, além de trazer um importante recado sobre preservação do meio ambiente e dependência humana da tecnologia. Fora isso, o filme ainda apresenta referência a HAL 9000, personagem de um dos filmes citados nesta lista. 

Matrix

Nossa lista nunca poderia estar completa sem a presença de Matrix, um dos enredos de filme mais complexos que existe. O filme de 1999 é um clássico do gênero cyberpunk que se passa em um futuro em que a inteligência artificial conseguiu uma forma de escravizar a raça humana, atrelando-a a uma realidade simulada chamada Matrix. 

O enredo tem como protagonista um homem que vive uma vida dupla, de dia um programador e de noite um hacker chamado Neo. Por sempre questionar a sua realidade, Neo é perseguido por policiais ao se encontrar com Morpheus, um hacker que foi considerado terrorista pelo governo. Neo, então, se responsabiliza por encaminhar uma rebelião contra as máquinas e a inteligência artificial.

Apesar de todos os filmes serem apenas ficção e se debruçarem sobre futuros distopicos e assustadores em relação à inteligência artificial, é interessante observar o papel que esse tema tem em nossas vidas e refletir sobre quais são seus limites

Ao assistir filmes sobre inteligência artificial, a tarefa é observar que a ficção nem sempre é tão distante da realidade quanto se possa imaginar. Logo, filmes e séries podem servir de inspiração, tanto para pessoas usuárias quanto para desenvolvedoras, no que diz respeito à criação e utilização dessa tecnologia. 

O que achou do nosso conteúdo? Aproveite a visita em nosso blog para conhecer um pouco sobre Black Mirror e o que podemos aprender com essa série.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar