Antes de falarmos sobre oJMeter e os testes de performance, vamos refletir um pouquinho: é bastante chato utilizar um aplicativo ou site lento e que sai do ar constantemente, certo? Mas você sabia que, muitas vezes, esse tipo de problema pode ser evitado?  Isso porque a performance de um sistema pode variar bastante de acordo com as situações às quais ela é submetida.

Por isso, durante a fase de planejamento de um software vários requisitos são definidos. Entre eles, alguns dos mais importantes são referentes ao desempenho do sistema, ou seja, os parâmetros de qualidade esperados para a sua performance. 

Assim, antes que a aplicação chegue às mãos das pessoas que vão utilizá-la, é importante garantir que tais requisitos sejam atendidos para que o software não sofra com oscilações de desempenho e falhas constantes.

Mas como isso pode ser feito? Simples: com a aplicação de testes de performance. É aí que entra o JMeter. Quer saber mais sobre o assunto? Confira os tópicos que preparamos para este post:

Fique com a gente e tenha uma boa leitura!

O que é JMeter?

Criado em 2007 pela Apache Software Foundation, o JMeter é uma ferramenta muito utilizada para a realização de testes de performance. Trata-se de uma ferramenta escrita em Java gratuita, de código aberto e que busca simular os cenários de teste mais reais possíveis.

Inicialmente, o JMeter foi desenvolvido para testar aplicações Web. No entanto, com o tempo a tecnologia foi aprimorada e já é possível utilizá-la para testes em diferentes serviços, como requisições HTTP, SOAP ou FTP, bancos de dados, servidores de e-mail, etc.

Mesmo sendo gratuito, o JMeter apresenta uma grande variedade de recursos para a realização de testes mais precisos, como:

  • recursos para a configuração dos ambientes de teste;
  • extrator de expressão regular: componente utilizado na coleta de dados dos resultados e que auxilia nas validações dos testes;
  • componentes que auxiliam nas avaliações das respostas que são recebidas diante das requisições feitas aos servidores;
  • recursos que ajudam a gerenciar os scripts de teste;
  • componentes para o controle dos cenários de teste aplicados.

Com esses e outros recursos o JMeter é capaz de executar testes que avaliam o desempenho de uma aplicação quando ela é submetida a situações extremas ou que verificam o comportamento dos componentes em alguns casos específicos. 

Para isso, a ferramenta é capaz de simular, por exemplo, milhares de acessos simultâneos a um servidor, submetendo a aplicação a uma alta carga e verificando se ela atende aos parâmetros de qualidade e desempenho especificados nos requisitos.

Quais os 4 principais elementos do JMeter?

O JMeter possui 4 principais elementos (componentes) que têm como objetivo disponibilizar funcionalidades específicas: samplers, listeners, thread groups e configurations.

1. Samplers

A plataforma de teste JMeter permite o acesso de muitos protocolos, sendo alguns deles o HTTPS, HTTP e o FTP, sendo assim o Samplers tem como objetivo verificar os tipos de solicitações.

2. Listeners

O elemento Listeners tem como objetivo mostrar os resultados obtidos pelo teste feito, seja através de gráficos, tabelas ou até mesmo arquivos de logs.

3. Thread Group

Como o próprio nome já diz, é um grupo de Thread, sendo assim cada grupo apresenta uma simulação de pessoas usuárias utilizando o site na vida real. As Threads permitem que você tenha controle delas, ou seja, se deseja obter 30 requisições, o JMeter irá criar 30 solicitações para o servidor de teste. Através disso, é possível verificar se tudo está funcionando como deveria.

4. Configuration

O elemento de configuração é voltado para todas as configurações padrões que devem ser feitas para que os testes rodam certo para que possamos obter o resultado mais real possível.

Quais as vantagens e desvantagens de usar o JMeter?

Algumas vantagens do JMeter incluem:

  • Facilidade ao utilizar: o JMeter de início pode parecer algo não muito chamativo, porém ele é bem simples de se utilizar. 
  • Código aberto: JMeter é um software de código aberto, sendo assim as pessoas desenvolvedoras podem modificar e customizar do jeito que desejarem.
  • Documentação completa: a ferramenta de teste JMeter possui uma documentação bastante robusta para apoio.
  • Gravar ações: o JMeter possui uma função que pode auxiliar na gravação de nossas ações ao utilizar o navegador, contribuindo depois para a uma melhor visualização para os testes.

Algumas desvantagens do JMeter incluem: 

  • Realizar execução de testes mais complexos: para testes mais complexos e com mais dados, o JMeter requer bastante serviços manuais e extensos que podem se tornar bastante cansativos.
  • Segurança: por se tratar de uma ferramenta de código aberto, seu nível de segurança pode não ser ideal.
  • Conhecimento: é de grande importância que o usuário que vai utilizar a plataforma apresenta conhecimento em programação.
  • Suporte: o JMeter não possui grande suporte, como por exemplo ao tentar rodar uma aplicação javascript, não será possível.

Por que avaliar a performance? Qual a importância?

Avaliar a performance de uma plataforma pode trazer grandes benefícios tanto para o software quanto para a pessoa usuária, sendo assim possível garantir o sucesso da ferramenta.

Imagine um site que fique apenas carregando sem nunca carregar por completo. Ou que, quando carrega, alguns de seus componentes acabam não funcionando corretamente. Você certamente não vai querer continuar utilizando esse site, certo?

Isso quer dizer que se a performance do site não é boa, a consequência é a desistência da pessoa usuária. Isso é, inclusive, um dos parâmetros do Google para ranquear as páginas na sua página de buscas.

Através da avaliação de performance de um software é possível acompanhar todo o desenvolvimento de um fluxo e partindo dele gerar novas melhorias que possam contribuir para o funcionamento e a melhor experiência do usuário.

Por isso, uma boa avaliação de performance pode gerar grandes resultados futuros e garantir um lucro maior para a empresa.

Quais as diferenças entre teste de desempenho e teste de carga?

É bastante comum as pessoas acharem que o teste de desempenho e o teste de carga trata-se da mesma coisa, mas não, ambos são testes porém são tratados de formas diferentes com objetivos diferentes.

O Teste de Desempenho tem como objetivo testar quão bem um software desempenha em um cenário normal, ou seja, medir o tempo de carregamento de cada navegações feitas dentro do site, o quanto de hardware ele precisa e consome para o seu funcionamento entre vários outros pontos que podem ser analisados.

Já o Teste de Carga está relacionado quantidade, sendo assim ele tem como objetivo analisar a quantidade de pessoas que acessam o site, qual o horário que tem mais acesso, além disso verificar os comportamentos do site quando ele possui bastante acesso.

O que são os testes de performance e quais os tipos?

Garantir a boa experiência da pessoa usuária é um dos pontos fundamentais durante o desenvolvimento de uma aplicação. Para que esse objetivo seja atingido, é necessário assegurar que o software tenha uma performance eficiente com base nos níveis de qualidade estabelecidos e que consiga suportar grandes quantidades de solicitações e acessos simultâneos sem perder desempenho.

Os testes de performance são usados exatamente para isso. Para aplicá-los, em um ambiente controlado, o sistema é submetido a uma série de avaliações para observar como os componentes da aplicação vão se comportar e se ela atende aos requisitos de desempenho.

De acordo com o ISTQB — International Software Testing Qualifications Board — são definidos sete tipos de teste de performance diferentes. Alguns costumam ser mais usados do que outros, mas falaremos brevemente sobre cada um deles aqui. Veja!

Teste de carga

O teste de carga é usado para verificar o desempenho da aplicação diante de uma onda crescente de cargas. Para isso, é realizada uma avaliação na qual a aplicação é submetida gradativamente a um aumento na quantidade de acessos, transações e processos.

Teste de estresse

No teste de estresse é verificado como a aplicação lida com cargas maiores que o limite especificado. Assim, durante a avaliação são aplicadas cargas superiores ao valor suportado pelo sistema. Com isso, é possível observar o comportamento da aplicação em situações extremas e como ela é afetada durantes esses momentos.

Teste de escalabilidade

O teste de escalabilidade é usado para verificar se o sistema é capaz de atender a possíveis requisitos futuros sem perder performance. Ou seja, ele avalia a capacidade da aplicação de expandir — por exemplo, para atender mais usuários — sem que os requisitos de desempenho definidos inicialmente sejam violados.

Teste de pico

Como o próprio nome indica, o teste de pico se concentra em descobrir se a aplicação se comporta corretamente diante de altas cargas súbitas para, logo após, voltar a um estado estável.

Teste de resistência

Com o teste de resistência, é possível verificar se o sistema é capaz de manter a estabilidade durante um período de tempo específico. Assim, é avaliado se existe algum problema de capacidade de recursos, como vazamentos de memória, capaz de gerar falhas e prejudicar a performance da aplicação.

Teste de concorrência

A partir do teste de concorrência podemos verificar o impacto causado no sistema quando a demanda de uma ação específica é muito alta. Um exemplo de concorrência que podemos citar é quando várias pessoas tentam logar em um aplicativo ao mesmo tempo.

Teste de capacidade

O teste de capacidade é um pouco parecido com o de carga, já que ambos submetem o sistema a uma carga crescente. A diferença é que o foco desse é encontrar o limite da aplicação. Ou seja, quantas transações ou pessoas usuárias o sistema comporta atendendo aos parâmetros de qualidade definidos.

Como baixar e instalar o JMeter no Windows e Linux?

A instalação do software JMeter é bem simples. Veja como baixar e instalar o JMeter tanto no Windows quanto no Linux.

JMeter no Windows

1. Instale o Java

Como já sabemos o JMeter foi desenvolvido inteiro em Java, sendo assim para que possamos obter o nosso software é necessário que primeiro a gente tenha o Java instalado. 

Para isso vamos acessar o site oficial e realizar o download clicando no botão “Concordar e iniciar o download gratuito”.

Baixador do Java

2. Baixe o JMeter

Após o download do Java, vamos agora baixar o JMeter, para isso é necessário acessar a página do download. Como ele se trata de um código aberto, você tem a opção de realizar o download apenas para utilizá-lo, como para editar o código fonte e customizar do leito que deseja.

No nosso caso, vamos realizar o download apenas para que possamos utilizar o software, então vamos baixar sua versão binária: 

Página de download do JMeter

3. Desempacote os arquivos

Após concluir o download do software é necessário apenas descompactar o que vem dentro do da pasta e acessório o caminho apache-jmeter-5.4.3 /bin/ ApacheJMeter e dar dois cliques para o software abrir, sendo assim ele já ficará pronto para a utilização.

Pasta do JMeter no Windows

JMeter no Linux

1. Baixe e instale o Java

Bem parecido com a instalação no Windows, para poder realizar o download do JMeter no Linux é necessario ter o Java. Para isso você pode acessar o site e realizar o download. 

2. Verifique a versão do Java

Já com o java instalado, é de grande importância verificar sua versão, pois o JMeter não aceita ser instalado com uma versão do Java muito antiga. Para isso é necessário verificar se a versão instalada é pelo menos maior que ou igual a 8.

Você pode rodar o seguinte comando no seu terminal para verificar a versão:

java –v 

3. Baixe o JMeter

Após estar com a versão correta do Java, vamos iniciar o download do JMeter acessando o site e baixando o arquivo, como mostrado na imagem.

Página de download do JMeter

4. Desempacote os arquivos

Com o download do software finalizado, ele já está pronto para uso. Basta descompactar a pasta do arquivo e acessar e rodar o seguinte comando no terminal para poder entrar na pasta onde se encontra o arquivo executável:

cd Downloads / apache-jmeter- 5.0 / bin /

E para finalizar rodar o comando para abrir o software:

./jmeter

Como realizar um teste de performance com JMeter? O passo a passo! 

Para a realização de um teste de performance dentro da plataforma JMeter é de grande importância seguirmos alguns passo a passo para nos auxiliar.

Imagine o seguinte cenário no qual vamos realizar um teste com o site https://yahoo.com.br na qual vamos verificar se as pessoas usuárias estão tendo requisições HTTP dentro do site.

1. Faça download do JMeter

Acesse o site https://jmeter.apache.org/download_jmeter.cgi e faça o download do software.

2. Verifique o cenário do teste

Após a instalação do software já é possível criar o cenário para o teste. Entrando no site do Yahoo, podemos observar que ele se encontra funcionando.

Homepage do site do Yahoo funcionando

3. Crie o plano de teste

Agora que abrimos o JMeter vamos criar nosso primeiro “plano de teste”. Para isso, vamos seguir no menu superior esquerdo em Arquivos > Novo.

Apache JMeter funcionando

Automaticamente, o JMeter criará um plano de teste:

Novo plano de teste no JMeter

4. Crie a simulação

Agora que temos nosso plano de teste, vamos criar um grupo de pessoas usuárias para a simulação. Para isso, clique com o direito em cima do plano criado e vá em adicionar > Threads (Users) > Grupo de usuários.

Criando grupo de usuários no JMeter

5. Configure o grupo de usuários

Agora que já temos nosso grupo criado, vamos para a configuração dele. De início você irá se deparar com uma tela igual a essa na figura abaixo.

Tela inicial de configuração do grupo de usuários

Escolha a quantidade de usuários para o teste. Em nosso cenário, vamos realizar com 10 pessoas usuárias diferentes. Sendo assim, em “Números de Usuários Virtuais(threads)” vamos inserir 10.

Tela anterior com o número 10 inserido no campo "número de usuários virtuais (threads)"

6. Configure a requisição de HTTP

Dentro do grupo de usuários que criamos para a realização do teste, agora é necessário realizar a configuração da requisição HTTP que desejamos fazer, para isso vamos seguir um caminho bem parecido com o do passo 4.

Clique com o botão direito em cima de “Grupos de Usuários” > Adicionar > Testador > Requisição HTTP.

7. Configure a tela

Depois que criarmos a “Requisição HTTP” é necessário realizar a configuração dela, para isso é importante inserirmos o nome do Servidor ou IP no qual vamos realizar o teste, no nosso caso é o site do Yahoo.

Nome do servidor inserido para teste no JMeter

8. Crie o monitoramento

Para finalizarmos é necessário então realizar a criação do monitoramento de nosso teste, para isso vamos clicar com o botão direito em cima de “Grupo de usuários” que acabamos de criar > Adicionar > Ouvinte > Ver resultados em tabela.

Menu para adicionar o elemento "ouvintes" e ver resultados em tabelas no JMeter

Agora já temos um painel no qual podemos acompanhar e verificar todas as requisições feitas.

Painel de requisições para o teste no JMeter

9. Inicie o teste

Para começar os testes é necessário acionar o botão Play para que as requisições comecem a serem feitas. É importante deixarmos o foco sempre em “Ver resultados em Tabela”, pois todas as requisições ocorrem nessa sessão.

Detalhe no botão de play do JMeter para iniciar o teste

Agora temos nosso teste rodando e como podemos ver as requisições estão sendo feitas corretamente. Através desses dados podemos entender tudo que está acontecendo normalmente em nosso site.

Resultado das requisições feitas no site

É de grande importância lembrar que esse passo a passo é apenas um teste, ele pode ser realizado com quantos usuários desejar.

O JMeter é a melhor ferramenta de teste de performance? Conheça 5 alternativas!

Com o crescimento das empresas e dos sites na internet, pensar na usabilidade e na experiência que a pessoa usuária vai ter ao acessar um determinado software é de grande importância levando em consideração o tempo de resposta, a velocidade, a estabilidade, além de outros itens que podem ser considerados. Com isso, as ferramentas de teste começaram a crescer cada vez mais, ganhando mais espaço no mercado.

A ferramenta JMeter pode sim ser considerada uma das melhores ferramentas de teste de performance, pois além de ser possível realizar diversos testes e analisar diversos pontos, por contar com seu código aberto ela permite que desenvolvedoras ou desenvolvedores customizem a plataforma e deixem do jeito que desejar.

Existem diversas ferramentas atualmente que podem ser utilizadas para realizar o teste de performance em seu site, sendo algumas delas:

1. Gatling

Ferramenta bastante utilizada que tem como objetivo detectar e prever problemas em seu site. Ela apresenta uma funcionalidade que pode ajudar muito na experiência do usuário, ou seja, ela normalmente “antecipa” o erro, sendo assim possível que os desenvolvedores e desenvolvedoras realizem a correção antes que chegue afetar o usuário.

2. GTMetrix

A ferramenta GTMetrix tem como objetivo verificar toda a velocidade do site, ou seja, analisar o carregamento do site, o carregamento das páginas e até mesmo dos componentes. Após toda essa verificação ela gera um relatório com toda a análise feita.

3. Fiddler

Bastante utilizada em teste de performance, o Fiddler é uma ferramenta gratuita que permite a visualização de todo a navegação que está ocorrendo dentro da página.

4. Loadero

Uma ferramenta que tem como objetivo verificar todo o desempenho do site, além de realizar testes de carregamentos, permitindo então criar testes que possam auxiliar a encontrar problemas no site de forma mais eficiente.

5. WebLoad

Uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas, ela permite a criação de testes para verificar o desempenho do site, disponibilizando a opção de realizar o teste com uma carga mais pesada de tráfego.

Conclusão

Sabemos que na maioria das vezes não temos muita paciência para aguardar um site ou até mesmo aplicativo carregar para que possamos utilizar, não é mesmo? Pois bem, um site que tem um tempo de resposta mais demorado ou até mesmo uma lentidão pode acabar ficando de lado por conta da própria desistência do usuário. 

Por conta de diversos motivos que fazem com que o usuário desista de utilizar o site, podendo até prejudicar seu negócio, é de extrema importância a realização de testes de performance dentro da página, para que no momento de sua utilização não tenha perigo de que a experiência do usuário acabe sendo ruim.

Atualmente existe uma grande quantidade de opções no mercado que podem ser utilizadas de forma gratuita, sendo uma delas como falamos no tópico anterior a JMeter, umas das mais famosas nos dias de hoje.

Agora você já sabe o que é o JMeter e quais são os tipos de teste de performance utilizados para avaliar o desempenho de uma aplicação. Vale lembrar que, de acordo com as especificidades de cada aplicação, alguns testes podem ser mais ou menos importantes. Por isso, é essencial conhecer as necessidades do seu software para aplicar as avaliações corretamente.

Gostou do nosso conteúdo? fique com a gente e leia também sobre Testes automatizados: saiba o que são e porquê usar!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar