Você já ouviu falar em servidor proxy? Privacidade e segurança de dados são apenas alguns benefícios dessa poderosa tecnologia, que serve como intermediária entre pessoas usuárias e os servidores da internet.

Nesse artigo vamos apresentar de forma detalhada como funcionam os servidores proxy e quais são eles:

Boa leitura!

O que é Proxy?

O Proxy é o intermediário entre cliente e o servidor. Todos os sites acessados na internet são disponibilizados em um servidor, fazendo com que seja possível o bloqueio de sites, acesso de risco. A pessoa usuária realiza a conexão em servidor proxy e, a partir daí, passa a ter um acesso mais restrito, porém mais seguro.

Escolas e empresas costumam utilizar proxy para proteger seus sitemas. Nesses ambientes, você provavelmente já tentou acessar um site específico e acabou não conseguindo, certo? Isso acontece porque muitas vezes o servidor proxy pode estar bloqueado para realizar o acesso em determinadas páginas web fazendo com que não seja possível dar continuidade na navegação.

Como funciona um servidor Proxy?

Um servidor proxy é responsável por fazer a ponte entre você, pessoa usuária, e a internet. Por conta disso, o seu endereço IP é necessário para o funcionamento de um serviço proxy, pois é o IP que permite a troca de informações e solicitações entre o navegador e o servidor.

O servidor proxy nada mais é que um outro computador que se mantém conectado a uma rede de internet, com seu próprio endereço de IP e o seu computador realiza a comunicação entre os proxy fazendo com que todas essas informações sejam encaminhadas para a internet. E quando a internet responde, o proxy automaticamente retorna essa resposta para o seu computador.

Existem alguns servidores proxy que têm a capacidade de realizar o bloqueio de seu endereço IP original, ou seja ele cria uma identidade falsa fazendo com que seu IP não seja descoberto com tanta facilidade.

Quais as principais aplicações do Proxy na prática?

O serviço de proxy apresenta diversas funcionalidades importantes que podem ser aplicadas no cotidiano das empresas e até mesmo em seu dia a dia:

1. Pode ser utilizado como Firewall

O firewall, também considerado um dispositivo de segurança de rede, tem a capacidade de realizar o monitoramento de tráfego de rede, possibilitando, então, o bloqueio ou a permissão de um determinado acesso.

Profissionais da área de segurança têm a capacidade de realizar a configuração e dizer o que é seguro e pode ser acessado e o que não é seguro, mantendo o máximo protegido o tráfego na internet.

O uso do servidor proxy nesse caso pode ser aplicado entre uma rede confiável e a internet com a implantação de um firewall, fazendo com que o dispositivo fique longe de invasões e malwares.

2. Filtrar conteúdo

Como o próprio nome já diz, os servidores proxy podem ser utilizados como um filtro de conteúdo. Um tipo de serviço bastante utilizado nas empresas e escolas para impedir que estudantes e pessoas colaboradoras realizem o acesso a páginas web bloqueadas em horário de trabalho.

3. Contornar filtros de conteúdo

Mesmo existindo o filtro de conteúdo em proxy, ainda assim é possível enganar um proxy utilizando um outro proxy.

Caso você deseje acessar um site que goste e ele esteja bloqueado através de configurações realizadas pela empresa, por exemplo, você pode acessar seu servidor proxy pessoal e, através deste, acessar sites na internet sobre o que desejar. 

4. Caching

O cache nada mais é que o armazenamento de acesso realizados com frequência em uma determinada página. Por sua vez o proxy de cache pode armazenar os sites que foram acessados fazendo que na próxima vez a página a ser acessada seja carregada mais rapidamente por conta desse conteúdo já se encontrar armazenado sem a necessidade do servidor realizar todo o envio de informações mais de uma vez.

5. Segurança 

Com a capacidade de esconder o IP original da pessoa usuária, além de ser hospedado em um firewall, o proxy traz mais segurança durante a sua navegação na internet e permite seu anonimato.

6. Compartilhamento e conexões de internet

É complicado vermos quantos dispositivos se encontram conectados em uma rede, seja de uma empresa ou de uma residência. Por conta disso, ao utilizar um servidor proxy é possível afunilar todos os dispositivos que se encontram conectados nessa rede. Isso facilita o gerenciamento da conexão de internet e seu compartilhamento.

Quais são os 13 tipos de Proxy?

Um servidor proxy apresenta diversas finalidades diferentes. Por conta disso, o mercado desenvolveu vários tipos de proxys com foco em objetivos específicos. Confira 13 tipos de proxy e quais são suas funcionalidades:

1. Proxy transparente

O proxy transparente é considerado como um acesso totalmente supervisionado: ao acessar uma página web com proxy transparente, será possível identificar quem é você através de seu “IP original”, mostrando também a utilização de um proxy. Ele costuma ser bastante utilizado em escolas.

2. Proxy anônimo

Como o próprio nome diz, o proxy anônimo trata-se de uma forma de acesso de modo que não seja possível identificar o IP original da pessoa que está acessando a página. Com a utilização desse proxy, ele exibe um IP falso a quem rastreia o acesso, desbloqueando alguns serviços web. Porém ainda assim, ele indica a utilização de um proxy para o acesso.  

3. Proxy altamente anônimo

Um pouco à frente do proxy anônimo, o proxy de alto anonimato tem a capacidade de não expôr que a pessoa usuária está usando um proxy para realizar acessos. Além disso, o proxy altamente anônimo troca de IP constantemente para nunca ser descoberto, atrapalhando então que o tráfego seja rastreado.

4. Proxy reverso

O proxy reverso, como o próprio nome já diz, tem como objetivo realizar o caminho inverso do que geralmente se costuma fazer: ou seja, se a origem da requisição se encontra na internet, ele realiza o filtro das informações que são geradas pelas pessoas, encaminhando-as direto para o servidor. Por conta disso esse tipo de proxy é bastante utilizado em casos de hospedagens de sites. 

5. Proxy de distorção

Com a utilização de um proxy, realizar o bloqueio de acesso em determinadas páginas web é possível. Sendo assim, ao utilizar o proxy de distorção, é apresentado um IP falso (distorcido) que, mesmo visível dentro do servidor, tem a capacidade de ocultar a identidade da pessoa usuária. 

Esse tipo de proxy costuma ser utilizado em situações específicas, por exemplo quando existe realmente a necessidade de acessar um site específico que se encontra bloqueado.

6. Proxy interceptador

Bastante utilizado, o proxy interceptador tem como objetivo aumentar a velocidade e obter uma resposta mais rápida entre a ponte cliente e servidor.

7. Proxy recursivo

Com o objetivo de acelerar os protocolos SSL, o proxy recursivo filtra todos os tipos de tráfegos que são realizados na internet voltados aos servidores web.

8. Proxy hostil

O proxy hostil é utilizados para finalidades criminosas. Ou seja, ao contrário dos demais proxys, que pretendem proteger e filtrar dados, o proxy hostil analisa dados e informações fazendo com que essas sejam transferidas para servidores. Através do proxy hostil é possível realizar o roubo de dados.

9. Proxy de filtragem de conteúdo

O proxy de filtragem de conteúdo realizam uma seleção e criam barreiras dependendo dos acessos em conteúdos específicos, mostrando à pessoa usuária apenas o que é permitido. Um exemplo é o conteúdo inapropriado para menores de idade. O proxy realiza esse filtro fazendo com que não seja possível acessar esse tipo de informação de acordo com determinada regra.

10. Proxy de túnel

O proxy de túnel pode oferecer riscos, pois é utilizado para permitir o acesso em páginas e conteúdos que se encontram bloqueados, além de ser possível sua utilização para repassar informações sigilosas de usuários.

11. Proxy de web

O proxy web é totalmente focado em fazer com que todos os tipos de tráfego https://www e http://www sejam armazenados como cache.

12. Proxy de cache

O proxy de cache, por sua vez, tem como maior objetivo armazenar no servidor as respostas obtidas através das solicitações que foram realizadas pelas pessoas usuárias. Com isso, ele permite uma navegação mais rápida, já que as páginas e as informações já foram carregadas uma vez e se encontram guardadas para a próxima utilização.

13. Proxy gratuito

Por fim, temos o proxy gratuito que, na maioria das vezes, não é seguro. Ele costuma oferecer endereços IP de servidores proxy fazendo com que qualquer pessoa possa utilizá-los, de forma gratuita. Porém na maioria das vezes, enquanto a pessoa usuária acha que está segura escondendo seu IP e realizando suas navegações, ainda assim no Proxy pode ser que suas informações estejam visíveis.

Quais as vantagens de usar um servidor Proxy?

O proxy pode trazer grande vantagens, ainda mais quando o objetivo é não deixar que seu IP acabe ficando público:

Garantir uma navegação segura na internet

É normal que ao navegar na internet muitas vezes acabamos acessando sites desconhecidos e isso pode abrir nossos dispositivos para vulnerabilidades e levar até mesmo a ataques. Com o uso do proxy, isso pode ser evitado.

Utilização de cache

Por mais que para os desenvolvedores e desenvolvedoras utilizar o cache pode ser algo ruim, ao acessar um site anteriormente e que deseja acessar novamente o site será procurado dentro do histórico sem a necessidade de realizar uma nova requisição. Isso traz mais velocidade para nossas operações no dia a dia.

Bloqueio personalizado

Muito utilizado nas empresas, é possível bloquear o acesso a conteúdos através de palavras-chave.

Restrição de localização

É normal que você não goste de divulgar sua localização publicamente, seja por uma questão de privacidade como por questão de segurança. Assim, ao utilizar o proxy é possível privar o compartilhamento de sua localização e evitar seu rastreamento.

Bloquear malwares em downloads

Realizar o download de arquivos em sites desconhecidos pode fazer com que seu dispositivo se torne alvo de hackers. Com o proxy, você pode realizar bloqueios preventivos e evitar isso.

Quais as desvantagens de usar um servidor Proxy?

Por mais que suas vantagens chamem bastante atenção, ainda assim o servidor proxy apresenta algumas desvantagens:

Não possui criptografia

Ao utilizar o proxy você torna o tráfego de certa forma anônimo, porém um proxy não pode garantir sua segurança na internet. Isso porque nenhum dos dados são criptografados, fazendo com que ainda sim seja possível verificar o que você está fazendo no site.

Bloqueio de páginas

Por padrão, proxys acabam bloqueando o acesso a páginas para evitar certas vulnerabilidades. Porém nem sempre essas páginas bloqueadas podem ser desbloqueadas facilmente.

Vazamento de IP

Entende-se que ao utilizar o proxy ele irá criar uma máscara protegendo seu “IP Original”, porém ainda assim dependendo do servidor proxy é possível descobrir qual é o seu real IP.

Rastreamento de acesso

Ao utilizar um servidor proxy, ele tem a capacidade de registrar todos os acessos e informações realizadas. Sendo assim, em um ambiente corporativo, por exemplo, quem supervisiosa seu dispositivo poderá verificar tudo o que foi visitado e realizado nele.

Quais as diferenças entre Proxy e VPN?

Por possuirem funções bastante parecidas, muitas pessoas confuem Proxy e VPN. Ambas tecnologias têm o objetivo de manter as informações da pessoa usuária protegidas, porém diferem em algumas coisas.

VPN significa Virtual Private Network. É uma tecnologia que tem a capacidade de mascarar completamente seu endereço IP original, criando então uma rede totalmente privada e criptografada. Com a VPN, é possível preservar todos os seus dados que fazem o percurso entre o dispositivo e o servidor VPN.

O proxy não tem essa capacidade de criptografar totalmente suas informações, ou seja ele é apenas um intermédio entre o usuário e a internet.

Como descobrir o endereço do seu servidor Proxy?

Vamos mostrar o passo a passo de como encontrar esse endereço de forma simples, utilizando dois sistemas operacionais:

  Windows

1. Acesse o menu iniciar e, logo em seguida, clique no ícone de engrenagem para ir à página de configurações.

2. Depois, na página de configurações do Windows, entre em Redes e Internet.

Página de configurações do Windows

3. Será exibida a página de Rede e Internet. Na última opção no lado esquerdo da tela, clique em Proxy.

Todas as informações sobre seu endereço IP e porta são encontrados aqui.

Tela com as informações de proxy no Windows

  Mac

1. Acesse o menu iniciar da Apple no canto superior esquerdo e em seguida clique em “System Preferences…”.

2. Selecione a opção Network nas opções apresentadas.

Tela system preferences no Mac

3. No menu de network, selecione o tipo de rede que você está utilizando e logo em seguida clique em “Advanced…”.

Menu de network do Mac com grifo no botão Advanced

4. Vá na aba proxies e todas as informações sobre seu endereço IP e porta serão exibidas.

Tela com informações de proxy no Mac

Como configurar um servidor Proxy?

Confira agora o passo a passo de como realizar a configuração do proxy em dois sistemas operacionais: Windows e o MAC, usando o navegador Google Chrome.

  Configuração de servidor proxy no Windows 

1. Acesse o painel de configurações do Windows. Para isso, vá no menu iniciar e busque por configurações.

Você vai visualizar esse painel:

Painel de configurações do Windows

2. Na lateral esquerda, vá em Redes & internet.

3. Depois, procure por proxy.

Tela de redes e internet do Windows, com grifo onde está a configuração de proxy

4. Ative a “configurações de proxy manual” clicando em configurar e marcando a opção “Usar um servidor proxy”. Depois, vá em salvar, conforme mostra a imagem:

Tela de edição do servidor proxy no Windows

Observação: lembrando que a opção de “Detectar configurações” também deve estar ativa.

Com todas as opções já ativas, o Windows já realiza a verificação de forma automática se sua rede já possui uma configuração de servidor proxy. Se sim o sistema operacional pede para seguir com os próximos passos.

  Configuração de servidor proxy em um Mac 

Um pouco diferente do Windows, para configurar um servidor em seu MAC é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Abra o menu e vá em Preferências do Sistema.
  2. Logo em seguida, escolha a opção Ícone de rede para que as configurações de conectividade sejam alteradas.
  3. Escolha o tipo de rede que já utiliza.
  4. Vá em Avançado e depois, Proxies.
  5. Na opção Web Proxy Server, você pode digitar o endereço do servidor proxy e o número da porta.
Tela de proxies no Mac, com grifo na opção Web Proxy Server
  1. Se o servidor estiver protegido por senha, é necessário marcar a caixa de seleção “Proxy server requires password”. Após isso, você precisará entrar com sua conta e senha e clicar em OK para salvar todas configurações de proxy realizadas.
  2. Por fim, sua configuração já está finalizada e pronta para ser utilizada.

  Configuração de servidor proxy no Google Chrome 

1. Abra o Google Chrome, e vá nos três pontinhos na lateral direita. Depois, vá em Configurações, conforme a imagem:

Menu do Google Chrome com uma seta apontando para Configurações

2. Com a página de configurações aberta, vá até a opção Avançado e procure por Sistema, em sua lateral esquerda.

3. Depois, vá até a opção Abrir as configurações de proxy do seu computador e clique no ícone lateral, como na imagem. O navegador te redirecionará para as configurações do seu computador.

Tela de configurações do Chrome, mostrando que a aba Sistema está aberta, com um grifo no botão de "abrir as configurações de proxy do computador"

4. Logo em seguida, se seu sistema operacional for Windows ou MAC, você poderá seguir os passos já mostrados acima.

Conclusão

O servidor proxy tem a capacidade de aumentar a privacidade de sua navegação em páginas web, além de que em empresas por exemplo podem ser utilizadas para o bloqueio de páginas em que o gerenciamento não seja acessado durante o horário de trabalho.

Assim como diversas soluções, é de grande importância destacar que o proxy por mais que apresenta grandes vantagens, ainda assim ele não é mágico, ou seja ele pode ser vulnerável em alguns casos. Porém ainda assim pode trazer grandes benefícios para as empresas.

Gostou de saber mais sobre como funciona o proxy e quais são seus tipos? Você pode ler também sobre como utilizar melhores práticas para garantir a segurança VPN.

0 Shares:
Você também pode gostar