Imagine por um segundo como seria viver em um mundo em que não existissem endereços. Como você conseguiria se localizar e guiar através da cidade onde mora? Como pessoas e encomendas conseguiriam chegar até você? Essa parece uma situação caótica, concorda? 

Agora, responda outra pergunta: você já se perguntou como o servidor de Internet sabe onde encontrar você e para qual lugar enviar seus e-mails, imagens, tweets, posts, etc.? A mesma situação se repete. Portanto, você já deve ter chegado à conclusão de que existe alguma espécie de endereço virtual que localiza seus dispositivos no vasto mundo digital. E você acertou! Ele é conhecido como endereço de IP.

Caso você nunca tenha ouvido falar dessa expressão, não se preocupe. Milhões de pessoas usuárias ao redor do mundo não fazem a mínima ideia de que algo assim existe. Porém agora que sabe, você pode estar se perguntando “como exatamente é o IP?” e “qual é meu IP?”. Felizmente, esse texto tem a resposta para essas perguntas. Confira:

Vamos lá!

O que é IP?

IP é uma sigla que significa Internet Protocol, ou protocolo da internet. Um protocolo é um conjunto de configurações e diretrizes para algo, logo, um IP é um protocolo virtual que determina como funcionará seu acesso à internet. Geralmente, um IP é composto por quatro blocos de números separados por pontos, variando de 0 a 255. 

Com endereços de IP, os servidores conseguem diferenciar e localizar os seus dispositivos conectados na internet em meio a outros milhões. Logo, seu dispositivo conectado tem um endereço específico para receber dados da internet, assim como sua casa tem um endereço para receber correspondência. 

O que é IP Interno?

O IP interno geralmente é fixo ou gerenciado pelo roteador. Ele diz respeito ao número utilizado para identificar um dispositivo dentro de uma rede interna, ou seja, dentro de um local específico. Qualquer dispositivo que esteja conectado na internet, seja Smart TVs, videogames, notebooks ou celulares, tem seu próprio número. Esse processo é conhecido como Internet das Coisas.

O IP é fixo enquanto você estiver conectado à mesma rede ou roteador. Caso você leve algum dispositivo para outra localização e o conecte à internet, o IP muda. 

Como descobrir meu IP interno?

Caso esteja utilizando Windows como sistema operacional, existem duas formas de fazê-lo:

Prompt de Comando

  1. clique no menu Iniciar;
  2. busque por “cmd” ou “prompt de comando”, sem as aspas;
  3. quando abrir, escreva dentro dele “ipconfig” —sem as aspas — e aperte Enter;
  4. o seu número de IP Interno estará ao lado de “Endereço de IPv4”.

Você pode acessar o prompt de comando pressionando Windows + R no teclado e digitando “cmd” sem as aspas na caixa que aparecer.

Configurações da Rede

  1. entre no Painel de Controle e procure pela Central de Rede e Compartilhamento;
  2. dentro dela, procure pela sua rede de internet ativa;
  3. clique na sua conexão – pode variar a depender se sua conexão é via cabo ethernet ou Wi-Fi;
  4. ao abrir uma caixa com nome “Status da rede”, clique no botão “Detalhes…”;
  5. seu endereço de IP interno estará ao lado de “Endereço de IPv4”.

Caso seu sistema operacional seja o Mac, o processo é semelhante:

  1. clique no Menu;
  2. procure por “Preferências do Sistema”;
  3. selecione a opção “Rede”;
  4. escolha qual é a sua conexão ativa;
  5. seu endereço de IP estará ao lado direito.

O que é IP externo?

O IP externo é a relação do seu modem com o mundo da internet. Logo, ele representa as diretrizes da conexão de internet do seu local para com a rede mundial. Quem fornece esse número são os provedores de internet. 

Esse endereço de IP é dinâmico, ou seja, ele varia de tempos em tempos a depender do provedor de internet. Portanto, é bom checar com frequência caso queira sabê-lo. 

Como descobrir meu IP externo?

Para descobrir o endereço de IP externo, tudo que você precisa fazer é colocar na barra de busca do Google a pergunta em inglês “What is my IP?” (Qual é meu IP?), ele também mostrará seu número de IP.

Você também pode utilizar sites como What is My IP Address? e ExpressVPN. Para encontrá-lo, é bem simples, basta abrir o link e surgirá na tela o número do seu IP Externo. Lembre-se que o IP externo é dinâmico, então ele pode mudar entre um acesso e outro.

Caso você se depare com uma variação do IP composta por blocos de números e letras separados por dois pontos, não se assuste! Esse é o IPv6, uma nova versão de IP que substitui aquela tradicional, com quatro blocos de números separados por pontos, o IPv4.

Isso porque o antigo IPv4 utiliza endereços de 32-bits, e o IPv6 utiliza endereços de 128-bits. Na prática, isso significa que mais endereços podem ser criados e utilizados, já que o total permitido pelo IPv4 já está quase sobrecarregado.

O endereço de IP é a forma como recebemos dados da internet. Sem ele, nenhum site poderia compartilhar seus dados e seu acesso seria impossível. Ele é importante para que nossos dispositivos sejam localizados e diferenciados dos diferentes dispositivos conectados na internet ao redor do mundo.

Saber ele pode fornecer informações importantes como a localização, ajudar a conectar mais computadores a uma rede e ainda contribuir para a proteção digital. Além do mais, como vimos, podemos responder a pergunta “qual é meu IP” de uma forma simples e rápida. 

Qual a importância de descobrir qual é meu IP?

Até então sabemos o que é um IP, mas você pode estar se perguntando “para quê preciso saber qual é meu IP?”. Como o IP funciona da mesma forma que uma chave, garantindo acesso para a internet, conhecer esse dado pode ser benéfico em alguns pontos e até mesmo ajudar você a se proteger de ataques cibernéticos e invasão de malwares. Confira.

Comunicação

Com o endereço de IP, é possível criar vínculos de comunicação entre uma máquina e outra e até mesmo criar topologias de rede, que são uma forma estruturada de comunicação entre diversas máquinas. Uma das formas de conectar essas máquinas e compartilhar arquivos é por meio do endereço de IP. Logo, se você possui mais de uma máquina e quer que as duas se comuniquem efetivamente, saber o IP delas pode ser uma vantagem!

Localização

Ao contratar um provedor de internet, este lhe proporcionará um endereço de IP externo para conectar seu dispositivo com o restante do mundo. Tais provedores possuem blocos de endereços e costumam atribuir a clientes de acordo com sua geolocalização, tornando possível, desse modo, saber a localização geográfica aproximada daquela pessoa usuária

Mesmo não conseguindo rastrear exatamente o endereço físico de alguém por meio do IP, ainda assim pode ser útil sabê-lo, pois é possível deduzir informações como fuso horário, condições climáticas e circunstâncias políticas e sociais. Esses dados são interessantes principalmente para empresas e companhias que desejam atingir um determinado público-alvo. 

Segurança

Quando navegamos pela internet, todos os sites que visitamos e ferramentas que utilizamos — como o Google — têm acesso ao nosso IP e, consequentemente, a dados. Apesar de pessoas usuárias comuns não terem acesso a dados muito específicos, pessoas má intencionadas que atuam como crackers podem conseguir extrair até mesmo informações bancárias por meio de um ataque digital.

Além disso, alguns governos ainda utilizam IP para monitorar a atividade das pessoas residentes em seus países, chegando até a puni-las criminalmente, algumas vezes. Saber qual o IP é um passo para conseguir protegê-lo e fortalecer ainda mais a Cibersegurança

A forma mais comum de proteger um IP é mascarando e alterando-o por meio de uma rede privada virtual (VPN). Com ela, você acessa um de seus servidores, ganhando um novo IP em uma localização aleatória do mundo. Ao acessar qualquer site, eles estarão recebendo informações do IP do servidor da VPN, e não do seu computador ou dispositivo. Entretanto, grande parte dos servidores VPN exigem uma taxa mensal e alguns sites podem impedir o seu acesso se desconfiarem que está utilizando uma VPN. 

Agora que sabe o que é IP, que tal aprender um pouco sobre o que é DNS e qual é a melhor do mundo?

0 Shares:
Você também pode gostar