As redes sociais dominaram o cenário mundial de comunicação e troca de informações, revolucionando a forma como as pessoas interagem entre si. Atualmente, existe uma gama de redes sociais, cada qual com suas particularidades e ferramentas que auxiliam tanto na interação quanto na divulgação de negócios e empresas. Essa crescente onda de utilização leva ao aumento constante no número de redes disponíveis.

Uma nova rede social que vem chamando a atenção do público e ganhando espaço entre as concorrentes por conta de sua inusitada proposta é o Quora. Para entendê-la melhor, imagine uma plataforma desenvolvida para pessoas curiosas que estão sempre se questionando sobre tudo. Some isso ao fato de que ao menos uma pessoa no mundo saberá a resposta, e pronto! Eis o Quora!

Como muito provavelmente você se enquadra na categoria de pessoas curiosas — já que você está aqui, lendo esse texto — que tal aprender mais sobre essa rede? Além de descobrir as melhores perguntas sobre tecnologia e saber como criar suas próprias perguntas, acompanhe conosco os seguintes tópicos sobre o Quora:

Aqui vamos nós, boa leitura!

O que é Quora?

Diversas perguntas surgem em nossas cabeças todos os dias. Quando isso acontece, normalmente corremos para a internet para pesquisar uma resposta. Pensando nisso, o Quora é um site no estilo fórum que reúne dúvidas de internautas e as deixa à disposição para que pessoas do mundo todo possam respondê-las da melhor forma.

O Quora pode ser utilizado para sanar uma dúvida específica, ou então para aprender mais sobre coisas que você nunca havia pensado antes. Em relação aos mecanismos de busca habituais, as vantagens do Quora são permitir que a pessoa usuária crie uma rede de contatos e uma lista de tópicos de interesse, com a possibilidade de votar e selecionarqual resposta está mais completa ou contempla melhor a pergunta feita. 

Logo, o Quora é uma rede social feita para você encontrar e fornecer informação sobre absolutamente qualquer assunto, permitindo inclusive que você faça links para seu negócio, caso esteja de acordo com a resposta esperada. Isso faz com que o Quora esteja se tornando cada vez mais uma visada e útil ferramenta de estratégia de SEO.  

Uma breve história do Quora!

O Quora foi fundado em Junho de 2009 por Adam D’Angelo e Charlie Cheever — ambos trabalharam como engenheiros no Facebook. Eles começaram trabalhando a partir de um código prototípico inicial. Outros integrantes se somaram à equipe para a construção da rede e, nove meses depois, em janeiro de 2010, uma versão beta já era utilizada por amigos próximos. Alguns meses depois, a rede se tornou disponível para o público geral. 

Sua popularidade disparou instantaneamente e o site virou referência para respostas de perguntas que ninguém nunca imaginaria encontrar. O Quora vai além de qualquer outra rede social que tentou entrar nesse ramo e foca na qualidade de seu conteúdo, chegando a mais de 200 milhões de acessos únicos ao mês — grande parte vindo de países como Brasil.

Como utilizar o Quora?

Atualmente, o Quora está disponível em língua portuguesa e aberto para o público, basta acessar o site e se cadastrar para fazer parte da rede social. Após o cadastro ou login utilizando sua conta Google ou Facebook, aparecerá uma tela que perguntará quais são seus interesses principais. Isso fará com que o Quora crie um feed de notícias baseado nos seus interesses pessoais. Além disso, ele perguntará quais outras línguas você tem conhecimento para indicar conteúdos internacionais.

Como fazer perguntas 

Para perguntar no Quora, você pode clicar no botão vermelho que se encontra no lado direito superior da tela com o texto “Adicionar uma pergunta”. Então, um pop-up aparecerá com algumas instruções. Nessa nova tela, você pode alterar a configuração de privacidade (se a pergunta é anônima ou não), se você quer adicionar um link para contextualizar sua pergunta, ou apenas compartilhar um link com sua rede de networking na aba ao lado. 

Como responder perguntas

Para responder às perguntas é bem simples, basta encontrar uma pergunta que você saiba a resposta e clicar em “responder” logo abaixo dela. Caso você não tenha pensado em uma pergunta específica, poderá clicar na aba “responder” na parte superior da tela e o Quora mostrará uma série de perguntas que ainda não foram respondidas. 

Tenha em mente que você só deve responder perguntas que você saiba responder de forma consistente e com base em dados e referências. Jamais responda uma pergunta no Quora com informações incompletas ou sem relação com a resposta esperada!

5 perguntas interessantes sobre tecnologia no Quora!

Confira agora uma coleção de perguntas interessantes que algumas pessoas usuárias fizeram no Quora, assim como um trecho da resposta selecionada por visitantes. 

1. Por que você decidiu se tornar programador? Foi pelos salários da área de TI ou por seu interesse em tecnologias?

A resposta selecionada para essa pergunta foi a do internauta Felipe Freitas, que indica que o motivo principal para se tornar programador foi porque a tecnologia facilita muitas áreas da vida. Segundo ele, começou sua carreira como desenvolvedor por meio de hacks em jogos online, fez um curso de contabilidade posteriormente e, em uma empresa, acabou desenvolvendo soluções, o que garantiu uma vaga como Analista de Tecnologia. 

“Nesse momento percebi a minha facilidade com tecnologia e vi uma carreira interessante, agregando meu conhecimento de contabilidade, negócios e programação. (…) Quando vi, eu já não era reconhecido pela minha credencial de contabilista com o CRC, mas como desenvolvedor de sistemas para escritórios. Depois disso, fui para o desenvolvimento de sistemas empresariais customizados, e tô aqui até hoje.”

Você pode conferir a resposta completa aqui.

2. Quais serão os 10 “upgrades tecnológicos” que estarão conosco até 2025?

Essa pergunta foi respondida pelo internauta do Quora, Rodrigo Faustino, que listou como upgrades tecnológicos a convivência com máquinas, a melhoria da visão, a otimização dos mecanismos de busca, a customização das vias urbanas, a mecanização de áreas laborais, o estímulo da criatividade com inteligência artificial, economia sustentável, rápida aplicação do 5G emaior interferência legislativa no mundo digital. Concorda?

 Você pode conferir a resposta completa aqui.

3. Como é o mercado de trabalho em TI, no Brasil?

Existem diversas respostas disponíveis no Quora para essa pergunta e elas se complementam. Sergio de Oliveira responde que o mercado está aberto para pessoas programadoras, porém que as pessoas devem se atentar para o fato de que algumas skills específicas são necessárias para trabalhar com isso, como inglês.

Gabriel Bauermann discorda em alguns pontos e diz que, apesar de haver algumas especificações técnicas, a carreira é bem flexível e não exige, por exemplo, formação acadêmica. Esse tópico ainda está em discussão no Quora, portanto se você quiser segui-lo para conferir novas respostas de pessoas da área de TI é só clicar aqui.

4. Como incentivar o aumento do número de mulheres nos cursos de tecnologia da informação?

De acordo com Malu Araujo, o problema é estrutural e pode ser resolvido com educação. “Desde sempre as meninas são desestimuladas a seguir carreira na área. Estimulá-las e contar as histórias dasmulheres que mudaram a história da tecnologia é necessário para nos sentirmos representadas e inspiradas.”

Você pode conferir a resposta completa aqui.

5. Qual é o mínimo que um programador deve saber ao começar sua carreira?

Para responder essa pergunta no Quora, Cezar Augusto elencou alguns tópicos. Segundo ele, para iniciar uma carreira em tecnologia você precisa perder a vergonha de não ter experiência. Outro ponto importante é saber pedir ajuda e aprender a aprender. Além disso, você deve pesquisar sempre e conferir se as informações são verdadeiras antes de falar sobre — e não apenas reproduzir o que alguém disse.

Os dois últimos tópicos levantados por ele são referentes às pessoas saberem mais do que você acham e também sobre a importância de se cercar de pessoas que pensam como você. Ele ainda recomenda um tópico dentro do Quora para isso e você pode conferir toda a resposta aqui

O Quora é uma rede social lançada em 2010 que foca na troca de informações baseada em um sistema de perguntas e respostas. Qualquer pessoa pode perguntar e responder usando o Quora, sobre qualquer assunto, mas a rede chama atenção devido à qualidade de seu conteúdo. Portanto, acaba se destacando da concorrência e criando seu próprio nicho.

Gostou de conhecer o Quora? Que tal agora você aprender mais sobre a Amazon e suas áreas de atuação?

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar