A crise financeira global de 2008 fez com que a crise geral econômica fosse melhor compreendida em seus aspectos globais, e isso desestabilizou um pouco a supremacia dos serviços bancários ao redor do mundo. Com a perda de credibilidade dos bancos, veio a necessidade de procurar formas mais seguras de armazenar e movimentar dinheiro.

Com isso, novos serviços financeiros foram emergindo, possibilitando a expansão das fintechs, empresas de tecnologia responsáveis por assegurar soluções financeiras. Uma dessas fintechs é o Nubank, empresa brasileira que revolucionou o mercado financeiro com suas soluções e tecnologias. Atualmente, é a maior empresa do ramo financeiro da América Latina! 

Quer conhecer mais sobre essa gigante do mercado atual? Confira a seguir os tópicos que trouxemos para que você possa aprender mais sobre o Nubank:

Boa leitura, e vamos lá!

O que é o Nubank e como surgiu?

Nubank é uma empresa brasileira no modelo startup que oferece serviços de operações de cartões de crédito. A primeira compra realizada com cartão Nubank aconteceu em 2014. Já em 2018, a empresa havia conquistado o título de startup Unicórnio, com seu valor no mercado ultrapassando 1 bilhão de dólares. 

A fintech está sediada em São Paulo e foi fundada em 6 de maio de 2013 por David Vélez, um colombiano que vivia nos Estados Unidos e veio para o país procurando montar um escritório da Sequoia Capital em São Paulo, porém, sem sucesso. Em maio de 2013, ele se junta a Cristina Junqueira e Edward Wible para fundar uma startup de serviços bancários que não cobra nenhuma tarifa. Depois de um ano, a marca de funcionários já passava de 300 e o Nubank começou a receber investimentos de empresas internacionais. 

Ainda em 2014, o Nubank lançou um cartão de crédito da bandeira Mastercard sem anuidade que podia ser administrado inteiramente por meio de um aplicativo em dispositivos móveis, sendo então o primeiro produto oferecido pela empresa. Em 2017, o Nubank aposta em um serviço de recompensas, em que 1 real gasto com cartão de crédito resulta em 1 ponto para ser trocado por serviços. Em 2019, passa a oferecer empréstimo a clientes.

Desde então, o Nubank já ultrapassou a marca dos 30 milhões de clientes, expandindo seus serviços para outros países da América Latina como Argentina, México e Colômbia. Em 2019, a empresa passou a ter um valor de mercado superior a 10 bilhões de dólares. 

Nubank e tecnologias usadas!

Vamos conhecer agora algumas das tecnologias que foram utilizadas pelas pessoas desenvolvedoras da equipe Nubank para criar o aplicativo e toda a funcionalidade dos produtos e serviços da fintech.

Clojure

Clojure é uma linguagem de programação dinâmica utilizada para fins gerais que combina a acessibilidade e desenvolvimento interativo de uma linguagem de script com uma eficiente e robusta infraestrutura para programação multifacetada. Além disso, Clojure é uma linguagem compilada, ainda que seja completamente dinâmica, e permite acesso fácil aos frameworks em Java. Dentro do app Nubank, a Clojure atua especialmente em desenvolvimento back-end.

Datomic

Esse recurso é um sistema de gerenciamento de banco de dados operacional, designado para dados transacionais e de domínio específico. No entanto, o Datomic não faz um papel de depósito de dados, nem mesmo de sistema com alta rotatividade, como é o caso de bancos de dados de séries temporais. Seu uso é mais indicado para sistemas que precisam armazenar informações de registro valiosas, bem como sistemas que precisam de mais flexibilidade de desenvolvimento e operação, recursos de histórico e auditoria, e exigem escalabilidade de leitura. 

Apache Kafka

Esse é o software de código aberto mais popular dentre os de processamento de fluxo, já que ele é utilizado para coletar, processar, armazenar e analisar dados em escala. Alguns dos motivos para sua popularidade são a baixa latência, excelente performance, tolerância ao erro e alto rendimento, uma vez que o software consegue lidar com milhares de mensagens por segundo. O Nubank normalmente utiliza o Apache Kafka como comunicação entre o aplicativo e os microsserviços.  

Como é trabalhar no Nubank?

De acordo com pesquisas, o Nubank é astartup que tem o maior nível de satisfação profissional de pessoas funcionárias. A sede do Nubank em São Paulo se inspira nas startups do Vale do Silício, promovendo um ambiente informal, descontraído e acolhedor. 

Segundo apontamento de profissionais do Nubank, a empresa se destaca por confiar nas pessoas colaboradoras jovens — e nem sempre tão experientes — grandes responsabilidades logo de início, com problemas complexos que permitem uma maior aprendizagem.

Algumas opiniões também indicam que o Nubank não tem um modelo hierárquico bem definido e não apresenta muitas burocracias, como outras empresas do ramo. Assim, a maioria das pessoas colaboradoras se sentem importantes e motivadas a trabalhar.

Outro fator importante é o networking que ela proporciona, já que sua equipe conta com profissionais da área de engenharia, data science, gerência, análise, desenvolvimento, entre outros. Fora isso, algumas pessoas apontam também para o fato de haver uma rotina dinâmica, sempre com novos desafios a serem superados, atrelados a uma maior liberdade e independência de atuação.

Em relação à estrutura, as pessoas colaboradoras do Nubank podem trabalhar em diversos ambientes, como terraço, sofás, varandas ou biblioteca. Além do mais, a sede tem geladeiras de cerveja, jogos de mesa como ping-pong e sinuca, e quadras para que as pessoas colaboradoras possam aproveitar o tempo “fora de serviço”, criando vínculos com colegas de trabalho. 

O Nubank é uma empresa brasileira e uma fintech de muito sucesso, que imprime grande impacto no cenário econômico e tecnológico do mercado nacional e internacional. Seu aplicativo, um dos maiores destaques em relação ao mercado, conta com tecnologias impressionantes para garantir a melhor experiência para quem o utiliza. Com grande valor de mercado e número de pessoas usuárias crescendo, essa startup ainda é exemplo no quesito modelo de trabalho e consegue manter as pessoas colaboradoras satisfeitas e motivadas. 

Gostou de saber mais sobre o Nubank? Conheça um pouco sobre outra empresa que está mudando os rumos do mercado mundial, a Amazon!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar