O uso de redes sociais já não é mais uma novidade para profissionais das mais diferentes áreas. Especialmente no contexto atual gerado pela pandemia do Covid-19, as pessoas passam ainda mais tempo utilizando a internet como forma de entretenimento. É muito comum que durante o uso das redes sociais ou outra atividade online, surja a necessidade do uso do código invisível.

Essa tecnologia impacta diretamente na usabilidade de aplicativos e softwares. E neste artigo vamos explicar mais sobre o assunto:

Boa leitura!

O que é o código invisível?

Você, como pessoa usuária, já deve ter passado por um momento no qual queria fazer uma postagem em redes sociais como o Instagram de forma mais organizada, produziu o texto, inseriu as quebras desejadas e quando publicou, teve a infelicidade de ver que os espaços e quebras desalinhados.

A razão para isso é que, nessa rede social, há uma limitação da quebra de linha pelo algoritmo, uma vez que a ideia era conseguir gerar legendas pequenas, que não precisam de quebra.

Mesmo que você coloque diversos espaços ou dê enter várias vezes, o resultado não é o esperado. Isso porque o algoritmo reconhece o código daquela tecla apenas uma vez. Ou seja, você pode clicar o espaço ou Enter uma ou cinco vezes, mas ele só contabiliza uma vez.

Ainda assim, você vê outras pessoas que utilizam essa quebra com sucesso. Qual o segredo? É o uso do código invisível. No nosso exemplo, o Instagram — para criar uma espécie de espaço falso, com a intenção de pular linhas ou quebrar espaços, o código invisível pode ser utilizado tanto na bio quanto nas legendas.

O algorítmo funciona resumidamente assim: cada tecla que você digita gera um código, que é compreendido pelo algoritmo e reproduzido em sua publicação, na tela, todos os caracteres utilizados, inclusive aqueles que inserimos por meio de copia e cola ou digitando seu código, funcionam dessa forma. Porém, como falamos, o espaço e o enter são compreendidos uma única vez, mesmo que você o repita indefinidamente.

Para “burlar” essa regra, é preciso usar caracteres diferentes, que não aparecem na tela, dando a impressão de que foi utilizado o espaço ou o enter naquele local quando, na verdade, o que existe ali é uma série de caracteres invisíveis.

O algoritmo reconhece como se tivessem caracteres invisíveis e, assim, reproduz no texto o espaço desejado. Isso porque ele não cria um caractere visível, mas o percebe de uma maneira diferente do espaço e do Enter.

Como usar o espaço invisível?

Como utilizar o espaço invisível nesses aplicativos e jogos? Uma alternativa é você deixar salvo no bloco de notas ou em um grupo no WhatsApp no qual tenha só você como participante — um jeito prático de ter acesso rápido às informações desejadas.

Outra forma é recorrer a aplicativos que geram esses espaços invisíveis. Algumas opções são o Space e o Instaspacer. Assim, toda vez que quiser gerar os códigos, basta acessar, copiar e colar.

Por que as pessoas programadoras devem saber sobre o código invisível?

Em primeiro lugar, isso pode servir para o marketing pessoal. Ou seja, pode auxiliar você na hora de fazer uma publicação em suas páginas, para divulgar seus serviços e potencializar sua carreira, com o código invisível você consegue criar uma publicação organizada e com as quebras de linhas desejadas.

Lembre-se de que a escaneabilidade é um fator importante e, por isso, deve ser bem trabalhada, não apenas para conseguir chamar a atenção do público, mas também para se destacas nos algoritmos, com um conteúdo que promova engajamento e melhor apelo visual para o público.

O mesmo se aplica, por exemplo, a mensagens nos aplicativos de conversação. Dependendo da composição da sua mensagem, o uso de espaços livres pode ser uma opção, tanto para criação de regras de grupos, status e nomes de usuários(as).

Ele pode ser utilizado, por exemplo, para gerar o espaço em nomes, contatos e nicknames, tornando-os mais interessantes e diferenciados, o que vai chamar mais a atenção do seu público e colegas de jogos.

Ele pode ser utilizado, também, para a sua vida pessoal — afinal, quem trabalha com programação também tem seus momentos de lazer. Sendo assim, os caracteres invisíveis podem ser, também, uma forma de compor seu nick em jogos, como o Freefire.

Outro ponto importante diz respeito ao desenvolvimento de aplicativos. Ao pensar em User Experience, você está levando em consideração se o algoritmo permitirá a quebra de linhas? Ou, ainda, em caso de jogos, haverá a opção de utilizar a ferramenta de código invisível para a criação de nicks e afins? A pessoa responsável pelo projeto deve pensar nisso também, uma vez que interfere nas possibilidades de uso da aplicação.

Aproveite, assim, para adotar o uso do código invisível em suas estratégias de marketing pessoal. Com isso, é possível criar um conteúdo instigante, bem elaborado e que consiga conduzir o seu leitor por todo o processo, até o fim da leitura.

Saber como utilizar o código invisível pode ser útil para implementar as mais diferentes estratégias e deixar seu conteúdo bem mais organizado, seja no seu marketing pessoal ou em sua vida pessoal. Aproveite, salve em um bloco de notas o que compartilhamos aqui e utilize sempre que quiser! Temos certeza de que poderá ser bem útil!

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e descubra mais sobre a tecnologia de servidores.       

27 Shares:
Você também pode gostar