Segurança, confiabilidade e custo-benefício. Da forma como percebemos, essas são algumas das qualidades mais importantes durante a seleção de um serviço de hospedagem. Por esse motivo, elaboramos este texto especial sobre uma das empresas mais importantes nesse mercado, a Digital Ocean!

A Digital é uma companhia prática e inovadora, pois oferece uma série de ferramentas robustas para aprimorar as suas aplicações. Além disso, a empresa é uma das pioneiras na oferta de hospedagem em nuvem, entregando uma das melhores propostas de escalabilidade no mercado. Agora, veja o que você descobrirá neste texto:

Boa leitura!

O que é Digital Ocean?

Antes de saber o que é Digital Ocean é importante conhecer a tecnologia, a empresa e sua origem.

A Digital Ocean é uma companhia de hospedagem criada por dois irmãos, Ben e Moisey Uretsky, em meados de 2011. A ideia surgiu após uma boa jornada de crescimento profissional de seus fundadores.

Antes de criarem a solução que discutiremos aqui, Ben e Moisey fundaram a Server Stack em 2003, que também oferecia serviços de hospedagem. Entretanto, o ponto de virada aconteceu quando ambos perceberam uma realidade prática sobre o mercado de TI.

Basicamente, o que acontecia é que naquela época os serviços de hospedagem eram absolutamente robustos e proporcionalmente caros. Com essa configuração de mercado, as soluções acabavam atendendo apenas as demandas das grandes empresas, inviabilizando a contratação por quem desenvolvia de maneira independente.

Reconhecendo isso, Ben e Moisey uniram suas expertises e fundaram a Digital Ocean, que viria a lançar seu primeiro produto apenas no ano seguinte, em 2012. Da forma como percebemos, o grande diferencial da Digital foi adotar a nuvem como uma forma para disponibilizar seus serviços.

Quer um exemplo disso? Então, dê uma olhada no comparativo abaixo:

  • hospedagem tradicional: os dados são armazenados em um único server, com recursos exclusivos ao uso da sua implementação;
  • hospedagem cloud: os dados são armazenados em um conjunto de servidores que entregam performance dinâmica conforme a sua necessidade de desempenho.

O grande mérito da Digital Ocean foi aperfeiçoar o conceito da escalabilidade no mercado de hospedagem. Com a solução, as pessoas que trabalham com programação de maneira independente ganharam mais flexibilidade, sem ficarem restritas aos preços de um serviço com especificações além de suas necessidades.

Quais as principais funcionalidades?

Atualmente, a Digital Ocean conta com um leque gigantesco de funcionalidades, ferramentas e soluções, sendo uma referência pontual no ambiente da programação. Por isso, compilamos as principais funções para apresentar a você aqui. Veja!

Conjunto de ferramentas

Diferente de outros serviços, a Digital oferece um conjunto com uma série de instrumentos para análise, acompanhamento e supervisão da sua estratégia, com ferramentas de backup, monitoramento, segurança e gerenciamento de equipes.

Escalabilidade

Da forma como percebemos, a maior característica quando falamos de Digital Ocean é a escalabilidade, que é a principal marca da empresa. Isso é muito importante por conta do comportamento dinâmico com que muitas aplicações são desenvolvidas para ganhar público ao longo do tempo.

Por exemplo, digamos que você vem usando o seu tempo livre para desenvolver um app, jogo ou portal. Inicialmente, ainda mais quando se trabalha de forma independente, é normal que a sua base de usuários seja pequena e por isso, incompatível com a contratação de uma hospedagem mais robusta — e é aqui que a Digital Ocean se destaca!

Nessa fase inicial, basta selecionar as configurações mais modestas e, proporcionalmente, mais baratas. Então, conforme a sua aplicação ganha público e robustez, você adapta o seu plano, acrescendo mais recursos conforme necessário, sem burocracias ou complicações.

Flexibilidade

Como destacamos ao longo do conteúdo, a ideia dos CPUs compartilhados é uma das principais marcas da Digital Ocean. No entanto, pode ser que você esteja em busca de um processamento mais exclusivo para o seu projeto. Felizmente, a Digital oferece a flexibilidade de escolha!

Caso queira contratar um plano de CPU dedicado, você pode! Para isso, basta escolher uma das três opções:

  • a focada na performance de processamento (CPU-optimized);
  • a focada no desempenho da memória (Memory-optimized);
  • ou a configuração balanceada para usos gerais.

SOs baseados no Linux

Outro ponto de destaque é a dedicação exclusiva ao Linux. Por essa razão, apenas os SOs dessa família de distribuição (CentOS, CoreOS, Debian, Fedora, FreeBSD e Ubuntu) são compatíveis com as soluções da Digital Ocean. Em nossa visão, essa restrição tem seus pontos positivos, mas que devem ser avaliados conforme a sua operação.

Quais são os prós e contras?

Confira agora algumas das vantagens e desvantagens de fazer uso desse serviço.

Vantagens

A primeira vantagem é a excelente relação custo-benefício. Por conta de todos os parâmetros de customização, a Digital Ocean consegue entregar recursos especialmente moldados para a sua necessidade, sem excessos ou desperdícios.

Para contexto, incentivamos o acesso à página de Pricing com os planos da empresa. Inclusive, a própria Digital Ocean reforça ser uma opção de hospedagem mais acessível do que os serviços de hospedagem ofertados pelas gigantes Amazon e Google, entregando maior valor de performance por dólar pago:

  • Digital Ocean Standard 2 vCPUs com 2 GB RAM: 386 pontos;
  • Amazon Web Services 2 vCPUs com 2 GB RAM: 229 pontos;
  • Google G1.small 1 vCPU com 2 GB RAM: 124 pontos.

Desvantagens

Por se tratar de um serviço de hospedagem em nuvem, é comum que se exija uma familiaridade mais avançada com o ambiente de programação, pois a implementação é um tanto mais complicada.

Nesse sentido, a hospedagem tradicional acaba sendo mais amigável para as pessoas menos experientes na programação. Mas à parte disso e com a infinidade de aprendizado disponível na internet, essa questão pode ser contornada rapidamente.

Quem deve usar Digital Ocean?

Por fim, é importante destacar o público ideal para as soluções da Digital Ocean. Em nossa visão, a empresa consegue abraçar um mercado gigantesco com os seus diferenciais. Assim, pouco importa se você acabou de desenvolver um pequeno app ou já está alcançando públicos inimagináveis: a Digital Ocean pode atender você.

Basicamente, a solução dessa marca é voltada ao crescimento proporcional da sua aplicação ao longo do tempo. Inclusive, a escalabilidade faz tanta parte do DNA da Digital Ocean que esse é um dos motes publicitários da empresa: “We grow as fast as you do — Nós crescemos tão rápidos quanto você”.

Gostou deste post explicando o que é a Digital Ocean e como ela pode agilizar as suas aplicações? Então, aproveite para seguir aprendendo, conferindo outra ferramenta interessante para o seu cotidiano: a plataforma Slack!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar