De acordo com estimativa apresentada pela Gartner sobre a previsão mundial de receitas de serviços de nuvem pública, o SaaS representa o maior segmento do mercado. A previsão de investimento no setor é de US$ 116 bilhões, em 2020, e de investimentos ainda maiores nos próximos anos.

A razão para tanto sucesso e crescimento é o modelo de negócio oferecido com o uso dessa tecnologia, que é software como serviço. Por isso, é importante entender como desenvolver sistemas que utilizam o modelo SaaS, pois, junto com esse investimento, haverá demanda para o mercado de trabalho.

Para que você possa se aprofundar no assunto, vamos mostrar neste post:

  • Entenda o que é SaaS;
  • Saiba quais as vantagens de usar o SaaS;
  • Conheça os principais termos de SaaS;
  • Confira as maiores empresas SaaS.

Vamos lá!

Entenda o que é SaaS

SaaS é a sigla utilizada para a definição de Software as a Service ou, em português, software como serviço. Na prática, significa a oferta de software sob demanda ou assinatura. Isso quer dizer que não é preciso comprar uma licença de uso para utilizar o sistema, o que ajuda a reduzir custos na empresa.

Em vez disso, ele é usado pelo usuário ou usuária através de um acesso à internet e mediante o pagamento de uma assinatura mensal, ou anual, ou sob demanda, que é de acordo com a quantidade de espaço utilizado ou de registros criados.

Saiba quais as vantagens de usar o SaaS

A redução de custos é um dos benefícios do SaaS, pois não é preciso comprar hardwares com configurações específicas para a utilização do sistema. Também não é necessário fazer a instalação do software na máquina local, nem se preocupar com atualizações, uma vez que tudo isso fica por conta da empresa que oferece o sistema — o que garante a utilização de um produto sempre atualizado.

Os usuários e usuárias também encontram benefícios nesse modelo, na medida em que eles podem acessar o sistema SaaS a partir de qualquer dispositivo e uma conexão com a internet. Isso contribui para que façam atividades em home office ou fora de sua estação de trabalho na empresa, como em viagens ou quando estiverem em clientes.

Conheça os principais termos de SaaS

Existem diversos termos utilizados por empresas e profissionais que trabalham com plataforma SaaS. É importante entender o que significa cada um e de que forma utilizá-los na empresa. Confira, a seguir, os principais deles!

Customer Success

O termo, que em português significa sucesso de clientes, é utilizado para se referir a um cliente que obteve sucesso em suas atividades empresariais por utilizar uma solução desenvolvida pela empresa fornecedora do serviço. Entretanto, refere-se não só ao software, mas também ao conjunto referente a solução, usuário e retorno positivo obtido para a empresa.

Churn

Trata-se do termo utilizado para classificar a quantidade de usuários e usuárias que cancelaram o serviço oferecido pela plataforma SaaS dentro de um tempo específico — que pode ser mensal, trimestral etc.

O cálculo é feito por meio da divisão do número de cancelamentos dentro do período a ser analisado pelo número total de assinantes do serviço. O resultado será o percentual de perda correspondente àquele período.

Revenue Churn

O termo que em português significa perda de receita é utilizado para descrever, em percentual, qual foi a perda financeira em função de cancelamentos. Essa métrica SaaS também é utilizada para mensurar downgrades de pacotes, ou seja, redução no consumo da aplicação.

Growth Hacking

Trata-se do termo utilizado para definir o foco no crescimento escalável do negócio, ou seja, com a intenção de crescer, as ideias são colocadas em prática e os resultados medidos rapidamente. Dessa forma, os problemas encontrados são resolvidos para que o crescimento seja contínuo.

Health Score

O Health Score, que significa pontuação de saúde, é uma métrica SaaS utilizada para mensurar a satisfação de clientes com base no seu comportamento em relação à utilização do software ou aos benefícios obtidos por meio dele. Com base nessa análise, é possível avaliar quais clientes têm maior probabilidade de cancelar o serviço.

MRR — Monthly Recurring Revenue

O MRR, que representa a receita mensal recorrente, é uma métrica utilizada para mensurar a receita a receber de clientes. Vale ressaltar que é preciso considerar cancelamentos e novos clientes a fim de visualizar, da maneira correta, a origem dos valores obtidos.

User Onboarding

Trata-se de um processo no qual o usuário ou usuária tem o seu primeiro contato com o software, ou seja, é uma explicação detalhada sobre como utilizar a ferramenta para obter todo o potencial que ela pode proporcionar ao negócio do cliente.

Confira as maiores empresas SaaS

De acordo com o relatório IDC Predictions Brazil 2020, o mercado brasileiro de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) ficou na 8ª posição mundial com relação a investimentos no setor, que foi de cerca de US$ 86 bilhões. Desse montante, aproximadamente 18% dos recursos foram destinados para o desenvolvimento de software, entre eles os sistemas SaaS.

O modelo SaaS está presente em diversas empresas que oferecem serviços utilizados por inúmeras pessoas em várias atividades diárias. Na sequência, conheça algumas das maiores empresas de SaaS.

Netflix

A Netflix é uma das grandes empresas de SaaS. No final de 2019, ela apresentou um relatório em que demonstra que o total de assinantes nos Estados Unidos e no Canadá é de 67,1 milhões de pessoas usando o serviço. Já na América Latina, assinantes representam um total de 29,4 milhões de pessoas.

PayPal

O PayPal é uma plataforma que oferece serviços de pagamentos online. De acordo com a empresa, o número de pessoas ativas nela é de 267 milhões em todo o mundo. Já no Brasil, a quantidade é de 3,5 milhões de contas.

Salesforce

A Salesforce é uma empresa SaaS que oferece CRM online e está em crescimento constante. Em função disso, a empresa espera gerar cerca de 491 mil empregos no Brasil até 2024.

O SaaS é uma forma de entrega de software como serviço que oferece uma série de benefícios às empresas e aos usuários que utilizam esse modelo. Por isso, é importante entender como funciona essa tecnologia, bem como quais os principais termos e como está o mercado para as empresas desse setor.

Gostou do nosso conteúdo sobre software como serviço? Então, não deixe de conferir outras publicações sobre tecnologia.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar