Iframe HTML: como exibir uma página web dentro de outra?

O iframe HTML, que significa Inline Frame, é uma tag disponível na linguagem de marcação utilizada para inserir conteúdos de outras páginas. Por exemplo, você com certeza já utilizou uma página que contém um vídeo do YouTube, certo? Essa é a principal característica desse recurso, que contém uma série de atributos para adicionar funcionalidades a ele.

Existem algumas particularidades que é preciso considerar ao utilizar esse elemento em uma página, pois ele pode ser a porta de entrada para códigos maliciosos. Por isso, deve ser utilizado com cautela. Para demonstrar como esse recurso funciona, preparamos este conteúdo que contém os seguintes tópicos:

  • O que é e para que serve tag <iframe> no HTML?
  • Quais os principais atributos do HTML <iframe>?
  • Como inserir vídeos do YouTube em uma página?
  • Target links: como criar iframes interativos?
  • Qual a compatibilidade com os navegadores?

Boa leitura!

O que é e para que serve tag <iframe> no HTML?

Basicamente, o elemento <iframe> é utilizado para inserir conteúdos externos em uma página, como vídeos, banners promocionais de parceiros, fazer pré-visualização de arquivos e inúmeras outras possibilidades. Ele é utilizado com o conjunto de tags HTML de abertura e a de fechamento, que são obrigatórias.

<iframe src=”url_do_conteudo”>...</iframe>

Na prática é como se criássemos uma porta de entrada para outro site dentro de uma área na página, pois ele utiliza o conceito de navegação aninhada. Isso significa que é possível, até mesmo, navegar no site externo dependendo de como os atributos forem definidos ao criar o elemento na página.

Quais os principais atributos do HTML <iframe>?

A tag <iframe> contém diversos atributos que adicionam características e funcionalidades ao elemento. Por isso, é importante entender como eles funcionam para utilizá-los sempre que for necessário. Confira os principais abaixo.

Definindo quais recursos podem ser usados pelo iframe: allow

É possível definir algumas políticas de utilização do elemento <iframe> em uma página. O atributo allow permite modificar as permissões para que o <iframe> possa realizar ou não determinados recursos, veja alguns deles:

  • accelerometer: para ter acesso os sensores de movimentos;
  • autoplay: permite o acesso à execução automática de áudio e vídeo;
  • fullscreen: permite a utilização do método requestFullscreen(), que faz com que o quadro ocupe toda a tela;
  • geolocation: que permite acessar a localização da pessoa usuária;
  • microphone: para controlar a entrada e saída de áudio.
<iframe src=”url-do-conteudo” allow=”accelerometer; fullscreen; gyroscope; midi”> 
</iframe>

Ao utilizar o atributo allow, todas as permissões devem ser separadas por ponto e vírgula, conforme o exemplo acima.

Permitindo o modo de tela cheia: allowfullscreen

A autorização para a utilização de tela cheia pode ser dada tanto pelo atributo allow, que mencionamos acima, quanto pelo atributo allowfullscreen. A diferença entre eles é apenas na forma em que o atributo é utilizado. Nesse caso, basta adicionar o atributo conforme o exemplo abaixo.

<iframe src=”url-do-conteudo” allowfullscreen></iframe> 

Quando utilizamos esse atributo, é possível utilizar um botão para alterar o tamanho do quadro original para a tela cheia. Isso é feito por meio de código JavaScript, por exemplo.

Adicionando uma borda à página: frameborder

Quando utilizamos o <iframe>, ele cria uma área para a inserção do conteúdo externo com uma pequena borda. Entretanto, é possível alterar essa característica e retirar a borda com a utilização do atributo frameborder = “0”. Vale ressaltar que também é possível adicionar outras características à borda com a utilização de estilos CSS.

Definindo a altura da página: height

Por padrão, a altura da área criada para o conteúdo externo é de 150px. Entretanto, é possível alterar esse valor por meio do atributo height. Outra forma de modificar essa condição é por meio de estilos CSS.

<iframe src="outrapagina.html" height="350"></iframe> 

Definindo a largura de um <iframe>: width

Assim como podemos definir a altura do <iframe>, também podemos definir a sua largura na página. Para isso, utilizamos o atributo width, que deve receber o valor em pixels.

<iframe src="outrapagina.html" width="400"></iframe> 

Definindo a URL de longa descrição do conteúdo do <iframe>longdesc 

O atributo longdesc é utilizado para adicionar uma descrição longa referente ao conteúdo do <iframe>. Para isso, basta adicionar a URL de um arquivo de texto ou de uma página HTML que contenha a descrição desejada. Seu conteúdo serve como complemento ao atributo title do <iframe>. Entretanto, esse recurso não é mais utilizado no HTML5 e, por isso, é considerado obsoleto.

Definindo o tamanho das margens superiores e inferiores: marginheight 

O conteúdo inserido no <iframe> também pode ser formatado para que não fique tão próximo às bordas. Para isso, podemos utilizar o atributo marginheight e alterar a distância das margens superiores e inferiores do elemento. O valor atribuído deve ser em pixels.

<iframe src="outrapagina.html" marginheight ="40"></iframe> 

Definindo o tamanho das margens laterais: marginwidth

Assim como é possível atribuir um determinado valor às margens superiores e inferiores, o mesmo vale para as margens laterais direita e esquerda. Nesse caso, o atributo utilizado é o marginwidth e o valor também deve ser informado em pixels.

<iframe src="outrapagina.html" marginwidth ="40"></iframe> 

Definindo o nome de um <iframe>: name

O atributo name serve para definir um nome para o elemento <iframe>. Dessa forma, ele pode ser acessado por meio de código JavaScript para a realização de interações ou quando queremos preencher o conteúdo do <iframe> por meio de links HTML, por exemplo.

Permitindo a barra de rolagem na página embedada: scrolling

Por padrão, a barra de rolagem é inserida automaticamente no <iframe> sempre que o conteúdo inserido for maior que a área disponível. Entretanto, pode ser necessário habilitar ou desabilitar esse recurso. Isso é feito por meio do abributo scrolling, que contém os seguintes valores:

  • yes: para exibir a barra de rolagem;
  • no: para esconder a barra de rolagem;
  • auto: a barra é exibida conforme a necessidade e é o valor padrão do elemento.

Restrições e permissões no conteúdo embedado: sandbox

Outra forma de definir algumas políticas de permissões para o conteúdo do elemento <iframe> é por meio do atributo sandbox. Ele habilita uma série de restrições que oferecem segurança à página para evitar, por exemplo, que códigos maliciosos sejam executados.

Entretanto, pode ser necessário liberar algumas dessas restrições quando temos confiança no site de origem. Por isso, ele contém uma série de valores que determinam essas condições específicas. Veja algumas delas abaixo:

  • allow-same-origin: permite que a página acessada pelo iframe entenda que as requisições efetuadas são referentes a mesma origem. Por exemplo, um <iframe> com status de atualização de rede social precisa se comunicar com o site de origem com frequência para realizar atualizações. Ao dar essa permissão, o navegador não considera essas requisições como sendo de origem cruzada, o que causaria falha na execução da página;
  • allow-top-navigation: permite a navegação na página acessada no <iframe> para o nível superior;
  • allow-forms: permite que formulários dentro do elemento <iframe> sejam submetidos;
  • allow-popups: aceita a abertura de janelas modais;
  • allow-scripts: autoriza a execução de scripts;
  • allow-pointer-lock: o movimento do mouse gera diferentes tipos de evento no navegador, como o mouseup(), click(), entre outros, que podem ser utilizados por códigos maliciosos para executar ações indevidas. Por isso, esse é um tipo de bloqueio imposto pelo atributo sandbox e a condição allow-pointer-lock permite a utilização desses eventos.

Assim como acontece com o atributo allow, no sandbox todas as permissões devem ser declaradas e separadas por ponto e vírgula.

Mesclando a página atual com o conteúdo do <iframe>: seamless

O objetivo do atributo seamless é fazer com que o conteúdo do <iframe> torne-se como se fosse parte da página atual. Para isso, ele remove as bordas e a barra de rolagem que são criadas por padrão. Entretanto, esse recurso não está disponível no HTML5 e não é compatível com a maioria dos navegadores.

Escolhendo o link do documento a ser embedado: src

O elemento <iframe> pode ser utilizado para exibir diferentes tipos de conteúdo, como outra página HTML e arquivos de texto de diferentes formatos, como .txt e .PDF. O atributo src é utilizado para definir o caminho desse conteúdo. Veja o exemplo:

<iframe src="outrapagina.html"></iframe>
<iframe src="arquivotexto.txt"></iframe>
<iframe src="arquivopdf.pdf"></iframe>

Especificando qual conteúdo deve ser exibido no <iframe>: srcdoc

Outro atributo que também é utilizado para definir o conteúdo que será exibido no <iframe> é o srcdoc. Entretanto, ele é indicado para quando queremos inserir um código HTML. Veja um exemplo com a exibição da mensagem Olá, Mundo!

<iframe src=”<h1>Olá, mundo!</h1>”></iframe>

Como inserir vídeos do YouTube em uma página?

A utilização do elemento <iframe> é muito comum para inserir vídeos do YouTube em uma página. Entretanto, não basta informar apenas o endereço do vídeo que desejamos exibir. Uma das formas mais rápidas de fazer isso é copiar o código de incorporação disponível na página do vídeo a ser inserido.

Para encontrar esse código, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o vídeo desejado e clicar na opção “< > Copiar código de incorporação”. A seguir, cole esse conteúdo em uma página de código HTML. Veja o exemplo abaixo:

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>Utilizando o elemento iframe</title>
</head>
<body>
    <h1>Como inserir vídeos do YouTube em uma página?</h1>
    <iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/9kc4jzeF5q4" 
    frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; 
    gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
</body>
</html>

Perceba que além do endereço do vídeo, também foi preciso utilizar o atributo allow com uma série de autorizações para que o vídeo possa ser executado da maneira adequada. Além disso, foi utilizado o atributo allowfullscreen para que a alternativa de exibir o vídeo em tela cheia possa funcionar corretamente.

Por fim, temos algumas formatações de largura, altura e borda, que também podem ser melhoradas por meio da aplicação de estilos CSS.

Target links: como criar iframes interativos?

Os iframes também podem ser utilizados de forma interativa, ou seja, a pessoa usuária da página pode clicar em um link que fará a chamada ao conteúdo para ser exibido no <iframe>. A vantagem dessa forma de utilização é que não é preciso criar um elemento para cada item, pois basta selecioná-lo conforme a necessidade. Veja um código de exemplo:

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>Utilizando o elemento iframe</title>
</head>
<body>
     <iframe src="https://blog.betrybe.com/carreira/carreira-em-tecnologia/" width="640" height="360" name="iframe_artigos"></iframe>
    <h2>Escolha outro artigo para ler.</h2>    
    <div>
        <a href="https://blog.betrybe.com/carreira/como-manter-o-foco/" target="iframe_artigos">Como manter o foco para estudar ou programar?</a>
    <div>
    <div>
        <a href="https://blog.betrybe.com/carreira/como-programar/" target="iframe_artigos">Como programar: passo a passo para iniciantes!</a>
    </div>
    <div>
        <a href="https://blog.betrybe.com/carreira/emprego-dos-sonhos/" target="iframe_artigos">Emprego dos sonhos: 6 passos para trabalhar com o que ama!</a>
    </div>
</body>
</html>

Perceba que a modificação no conteúdo do <iframe> é feita em função do atributo name, que é o mesmo valor do atributo target na tag <a>, que contém o respectivo link “href” da página a ser acessada. Dessa forma, é feita a união entre esses elementos, o que permite a modificação interativa do conteúdo.

Qual a compatibilidade com os navegadores?

Sempre que vamos utilizar um recurso em uma aplicação, é importante verificar qual a compatibilidade com os navegadores. Esse cuidado é necessário para oferecer uma boa usabilidade à pessoa usuária e evitar que a página apresente falhas durante a navegação. Portanto, veja a partir de qual versão o elemento <iframe> é compatível com os principais navegadores:

  • Internet Explorer: 11;
  • Edge: 12;
  • Firefox: 83;
  • Chrome: 4;
  • Safari: 14;
  • Opera: 72;
  • iOS Safari: 14.2;
  • Android Browser: 81;
  • Opera Mobile: 59;
  • Chrome for Android: 87;
  • Firefox for Android: 83;
  • Samsung Internet: 13.0.

O iframe HTML é um elemento utilizado para inserir conteúdos externos em uma página, como vídeos do YouTube, documentos e muito mais. Sua utilização deve ser feita com moderação e com os devidos cuidados com a segurança para evitar que códigos maliciosos sejam executados. 

Gostou do nosso conteúdo sobre a tag <iframe>? Então, confira o que é desenvolvimento web e veja o que é preciso fazer para iniciar essa carreira!