Para quem trabalha com tecnologia, várias soluções são fundamentais para executar alguns processos. No caso das rotinas de quem utiliza máquinas virtuais e mecanismos de integração, saber o que é Docker é um dos conhecimentos básicos.

O Docker é uma ferramenta que pode ser utilizada para otimizar o ambiente de TI de qualquer pessoa. Ele é inovador, flexível e facilmente adaptável às suas demandas. Saiba como isso ocorre a seguir!

Neste artigo você aprenderá:

  • o que é Docker;
  • como o Docker funciona;
  • quais as principais vantagens de utilizar o Docker.

O que é Docker?

O termo pode referir-se a diversos assuntos dentro do universo da tecnologia. Dessa forma, é importante entender suas particularidades em cada área para evitar confusão no assunto.

Confira as possibilidades.

A tecnologia Docker

O Docker surgiu como um projeto de software de código aberto. Essa é uma tecnologia de conteinerização, ou seja, pode ser utilizada para criar containers Linux.

Cada container funciona como uma máquina virtual modular. Como ela é leve e flexível, pessoas gestoras de TI conseguem implantar, copiar e migrar ambientes de trabalho facilmente. Isso garante às aplicações baseadas em cloud computing mais disponibilidade e performance.

A empresa Docker Inc.

Há também uma empresa voltada para a manutenção do sistema Docker. A Docker Inc. ajuda a comunidade em volta do sistema e otimiza a sua manutenção.

A Docker Inc. é a principal organização da iniciativa privada voltada para a distribuição e o suporte à tecnologia Docker em ambientes privados. Além do apoio à comunidade de pessoas desenvolvedoras, a empresa divulga melhorias, torna o software mais seguro e robusto.

A comunidade Docker

Como é o caso de muitos sistemas de código aberto, a tecnologia Docker também tem uma comunidade de pessoas que trabalham com TI envolvida na sua manutenção.

Elas trabalham voluntariamente em grupos de discussão voltados para buscar melhorias e a criação de recursos. Dessa maneira, a tecnologia pode evoluir e atender a novos desafios.

Como o Docker funciona?

A solução de TI Docker apoia-se no kernel das distribuições Linux e nos seus recursos (como o Cgroups e o namespaces) para segregar processos. Isso dá à ferramenta a habilidade de executar cada um de modo independente. Assim, a infraestrutura pode ser mais bem aproveitada conforme a demanda de usuárias e usuários.

Cada container é o resultado desse processo de criação de independência. Eles dão a segurança para profissionais de TI executarem aplicações separadamente, aproveitando ao máximo todos os recursos disponíveis. Assim, você tem um ambiente mais robusto e preparado para lidar com dados sigilosos.

Esse tipo de solução entrega para as pessoas um modelo de implementação de soluções baseado em imagens. Para quem trabalha com TI, isso é um ótimo sinal. Afinal, o compartilhamento de uma aplicação ou um pacote de serviços de TI se torna mais simples e ágil: basta executar alguns comandos para que todas as dependências e os sistemas sejam levados para um novo ambiente.

Quem trabalha com o apoio do Docker também se torna capaz de ter um ambiente de TI mais automatizado. Para profissionais de tecnologia isso é muito importante: a automação reduz o tempo necessário para executar todo tipo de atividade, de rotinas de desenvolvimento à manutenção de páginas web.

Apoiando-se no Docker, a empresa poderá automatizar a implantação de aplicações ou pacotes de processos no seu ambiente de trabalho. Isso dá para os usuários e usuárias uma grande flexibilidade. A liberação de novas ferramentas e serviços se torna mais ágil e sempre em sintonia com as demandas do público-alvo do negócio.

Já para as pessoas que trabalham na equipe de TI, o seu fluxo de trabalho se torna muito mais simples. Afinal, os processos serão mais automatizados e livres de erros. Assim, analistas podem focar em rotinas críticas e garantir que o seu trabalho seja reconhecido como de elevado padrão de qualidade.

Quais as 4 principais vantagens de usar Docker?

Vamos conferir os seus benefícios de utilizar essa tecnologia!

Modularidade

O Docker utiliza uma estratégia de execução de serviços que se concentra na habilidade de parar apenas uma parte do software que está sendo executado.

Pode parecer simples, mas esse processo é muito complexo e traz um impacto enorme para quem trabalha com tecnologia. Afinal, não é necessário interromper todo o fluxo de trabalho de uma ferramenta para ajustar apenas uma parte dos seus recursos.

Essa abordagem, que chamamos de baseada em microsserviços, também afeta o compartilhamento de processos. Várias aplicações podem utilizar os mesmos recursos de software, o que cria uma arquitetura orientada a serviço (SOA). Esse modelo faz com que a TI seja mais integrada, ágil e inovadora.

Camadas de controle de versão de imagens

Quem trabalha com tecnologia sabe a importância que o versionamento tem para o seu dia a dia. Essa prática torna o controle de mudanças mais robusto e preciso. Assim, as pessoas que fazem a gestão podem ter mais controle sobre os seus dados e a infraestrutura como um todo.

No ambiente de trabalho voltado para o Docker, os arquivos são compostos de um conjunto de camadas. Elas são combinadas em uma única imagem, capaz de concentrar todas as mudanças feitas anteriormente.

Essas camadas podem ser reaproveitadas para a construção de novos containers, reduzindo o tempo de trabalho e o espaço ocupado por cada aplicativo.

Reversibilidade

Todo mundo pode cometer um erro em algum momento do seu dia a dia. Mesmo que você seja uma pessoa profissional em TI, com experiência e com uma formação robusta, sempre há a chance de algo acontecer. Nessas horas, conseguir reverter as ações é muito importante.

O Docker é uma ferramenta em que isso é possível. As camadas podem ser utilizadas para reverter ações rapidamente. Assim, se atualizações ou mudanças não entregarem o resultado esperado, basta voltar o container para a versão anterior e recomeçar o trabalho!

Implantação rápida

A agilidade é muito valorizada em TI. Seja por metodologias de desenvolvimento ágil, seja pelas demandas do mercado, ser produtivo é muito importante. Se você escolhe a Docker para ajudar no seu trabalho, aliás, esse objetivo pode ser facilmente alcançado.

Os containers, como já apontamos, são soluções fáceis de serem transportadas entre vários ambientes. Sempre que um container é criado, ele pode ser integrado e compartilhado a novos ambientes de TI. Assim, você terá um ambiente de trabalho em que novidades são facilmente disponibilizadas para usuários e usuárias e sempre atendem os objetivos esperados.

O mercado de tecnologia tem passado por rápidas evoluções. Nesse contexto, aproveitar-se das novas ideias é fundamental para quem quer ser uma pessoa de sucesso na área.

Mesmo que você queira apenas programar, saber o que é Docker dá mais flexibilidade ao seu dia a dia. Desenvolver, distribuir e modificar recursos será mais simples e dinâmico, evitando atrasos ou erros. Com isso, atingir metas de entrega de resultados será sempre fácil!

Gostou desta dica que preparamos? Então não deixe de conferir outros conteúdos sobre tecnologia.

0 Shares:
Você também pode gostar