Ao falarmos de programação na nuvem, estamos nos referindo a informações e programas que são executados em servidores que podem ser públicos ou privados. Neste aspecto, a nuvem híbrida junta os dois mundos para melhorar a eficácia e flexibilizar o gerenciamento destas aplicações.

Desta maneira, a resposta mais sensata de como é possível manter os dados sigilosos de uma empresa e as suas aplicações estáveis, é utilizando o modelo de nuvem híbrida. Compreenda mais sobre esta arquitetura a seguir!

O que é nuvem híbrida?

Nuvem Híbrida

Uma nuvem híbrida é uma infraestrutura combinada de uma nuvem pública com uma nuvem privada, no caso, servidores alocados em um local fisicamente da empresa.

Os principais serviços de nuvem pública são:

As nuvens privadas são muito utilizadas para gerenciar e armazenar dados referentes ao LGPD, por exemplo. Na mesma linha, quando essas empresas precisam criar aplicações, é bem mais flexível e vantajoso no sentido financeiro a utilização de nuvens públicas.

Como funciona a nuvem híbrida?

Para funcionar, a nuvem híbrida balanceia e transfere os recursos e dados das nuvens públicas e privadas. Desta forma, utilizamos APIs, VPNs e WANs para controlar estes estados, que em alguns casos são controlados automaticamente e podem ser reduzidos caso seja a necessidade do negócio.

Um exemplo simples é de uma empresa que recebe uma grande carga de acesso em certos momentos do ano. Pensando em economizar os recursos, realizamos a diminuição do processamento de dados da nuvem pública, que consequentemente será menos eficaz, mas gastará menos.

Sabendo utilizar a nuvem híbrida apropriadamente, o seu negócio pode faturar muito mais dinheiro.

Quais os 2 tipos de nuvem híbrida?

Como qualquer outro recurso computacional, a nuvem híbrida teve um processo de evolução e é dividida em sua arquitetura tradicional e moderna.

1. Nuvem híbrida tradicional

O foco principal na construção tradicional de uma nuvem híbrida é a transformação de servidores privados em nuvens privadas, que logo em seguida são conectados através de middlewares com as nuvens públicas para a formação desta arquitetura.

As razões para isso podem ser muitas, desde a modernização dos recursos, como também a melhoria na velocidade de processamento e até regular os dados sigilosos em um local apropriado.

Tipicamente, a nuvem híbrida tradicional não é pensada logo de início e se baseia em soluções já prontas do mercado de tecnologia.

2. Nuvem híbrida moderna

Para as nuvens híbridas modernas, a construção é feita de uma maneira mais otimizada e inteligente. Utilizando totalmente os recursos da nuvem e com o auxílio de arquiteturas descentralizadas, como os microsserviços, ganhamos muita força na transferência de dados, não importando onde precisamos executar estes serviços.

Nesta nova arquitetura, os provedores oferecem serviços onde as empresas podem executar as nuvens públicas diretamente dos seus data centers locais, aproveitando as normas de segurança já criadas, como VPN ou VPC (virtual private cloud), e também todo o esquema de dados e aplicações que já são geridos.

Um aspecto muito importante também é a infraestrutura como código (IaC), ou seja, os desenvolvedores têm total autonomia para aumentar ou diminuir os recursos das suas aplicações.

Quais as principais ferramentas de conexão entre ferramentas nas nuvens híbridas!

Para realizar a conexão entre a nuvem pública e a nuvem privada, são utilizados os métodos a seguir.

1. APIs

A comunicação via API é realizada por meio de gateways HTTP e prioritariamente HTTPS. Com o auxílio da VPN e WAN, é possível realizar estas chamadas em URLs públicas mas que devem conter algum tipo de autorização.

Tanto as configurações de ambas as nuvens podem ser modificadas a partir de APIs.

2. VPNs

VPN, que significa em portugues Rede Privada Virtual, nos ajuda a navegar de maneira criptografada e segura. Com a nuvem híbrida configurada a partir de uma VPN, apenas as pessoas que tiverem acesso a ela podem interagir com os recursos. É basicamente uma internet privada que oferece uma segurança inteligente e fácil de configurar. 

3. WANs 

A Rede de longa distância, em português, é um mecanismo que pode ser utilizado para conectar diversos computadores não importando a distância. As conexões WAN são mais seguras e podem ser combinadas com VPN para aumentar ainda mais o nível de segurança.

Quais as vantagens de usar a nuvem híbrida?

Comparado com outras arquiteturas, a nuvem híbrida se dá melhor por esses motivos.

Escalabilidade

Com apenas a nuvem privada, o custo para gerenciá-la é muito alto quando queremos alocar mais ou menos recursos. Em alguns casos, os gastos podem até interferir em outras áreas do negócio.

Com a ajuda das nuvens públicas, ficou muito mais simples e rápido aumentar os processamentos de dados com base no que faz sentido para a empresa. Também é possível cortar gastos de acordo com o uso das plataformas.

Segurança

Como já chegamos a comentar, a nuvem privada serve basicamente para armazenar dados sigilosos. Em contrapartida, a nuvem pública vai provavelmente precisar dessas informações para realizar as operações de suas aplicações.

Deste modo, temos algumas possibilidades adicionadas ao nosso leque de segurança, sendo a principal delas a transferência de dados de maneira segura através da criptografia de rede. Além do mais, fica a critério da equipe de TI verificar qual o melhor modelo de gestão de dados.

Custo

O custo a longo prazo para uma empresa que utiliza nuvem híbrida pode ser reduzido a partir do fato de que a escalabilidade não depende necessariamente dos seus recursos, e sim de terceiros através da nuvem pública. Ao contrário, uma empresa que investe em recursos privados pode acabar não conseguindo gerí-la por causa da alta volatilidade do seu negócio.

Controle

Personalização e controle da nuvem híbrida é algo muito atraente para a maioria das empresas. Isso porque você não dá total autonomia para uma empresa terceirizada e pode sim escolher como gerenciar melhor os recursos.

Podemos empregar várias nuvens públicas com diversos tipos de aplicações não emergentes. Sendo assim, a preocupação em deixar algum processo parado é diminuída,  sem levar em conta que as informações mais importantes estão sob sigilo.

Quais as desvantagens de usar a nuvem híbrida?

Enquanto temos muitas vantagens com a nuvem híbrida, também é possível visualizar algumas de suas desvantagens.

Dificuldade na implementação

A implementação inicial desta infraestrutura pode ser muito difícil se não tivermos o apoio necessário de pelo menos um arquiteto de nuvem experiente. Também se faz necessário uma equipe de TI para organizar os servidores, cabos de rede, e toda a manutenção destes equipamentos.

Visibilidade

O gerenciamento de como as aplicações estão rodando em nuvem torna-se fatídico quando possuímos diversos provedores e precisamos verificar cada um deles. Logo, a visibilidade pode se tornar um problema com o monitoramento de muitos recursos, levando a prejuízos em alguns casos.

Despesas internas

Mesmo que os custos a longo prazo sejam diminuídos nesta nova arquitetura, o seu valor inicial para implementar é muito alto comparado às outras soluções. Devemos lembrar que além de contratar uma empresa para gerenciar a nuvem pública, se já não tivermos uma equipe especializada no assunto, será necessário a contratação e gastos de equipamentos para os data centers.

Quando usar a nuvem híbrida? Principais aplicações!

Antes de tentar utilizar essa arquitetura em seu negócio, verifique se algum caso de uso é semelhante ao seu.

Transformação digital

A transformação digital é uma atitude que as empresas têm adotado cada vez mais nos últimos anos. Neste processo, a migração para nuvens públicas pode ser muito radical e geradora de gastos, por isso, muitas pessoas gestoras utilizam a nuvem híbrida para migrar parte de suas aplicações para a nuvem pública e parte continua na sua nuvem privada

Como resultado, a transformação digital ocorre mais devagar, porém sem muitos imprevistos.

Desenvolvimento e testes

O desenvolvimento de uma nova aplicação e os testes podem ser feitos rapidamente na nuvem pública. Isso porque não precisamos comprar e configurar uma máquina do zero, o ambiente dos provedores já possuem tudo pronto para que a gente possa fazer isso.

Processamento de dados

Caso seja de interesse do negócio, as nuvens públicas podem rodar processos de bancos de dados com uma certa frequência e sem necessariamente afetar a operação principal da empresa.

Recuperação de problemas

Se em algum momento ocorrer algum problema em alguma parte da nuvem híbrida, é possível rapidamente realizar processos de backup e replicação dos recursos. Com isso, não paramos de operar e apenas diminuímos a força de trabalho aplicado.

Na parte da nuvem pública estamos sempre respaldados nos seus recursos de failover, onde a aplicação se adequa de acordo com a demanda.

Quais as diferenças entre nuvem híbrida, multi cloud, privada e pública?

As principais diferenças entre a nuvem híbrida, multi cloud, privada e pública são:

Nuvem híbridaMulti cloudPrivadaPública
ArquiteturaA arquitetura híbrida permite a união da nuvem privada com a nuvem públicaMulti cloud refere-se ao uso de 2 ou mais nuvens, sejam elas públicas ou privadas.Conjunto de servidores que gerenciam dados sigilosos para o negócio. Feito majoritariamente por empresas.É criado por provedores e vendido como um serviço terceirizado para que qualquer empresa possa contratar.
DisponibilidadeA disponibilidade na arquitetura híbrida é totalmente dependente do time de TI e do gerenciador da nuvem privada.É disponível em qualquer momento de acordo com o plano contratado.A disponibilidade oscila de acordo com a regra de negócio.Independentemente do contrato, a nuvem pública teoricamente fica disponível sempre.
CustoO custo a longo prazo é muito útil para empresas que desejam modernizar os seus sistemas e barateá-los.Aqui o custo é relativamente baixo em toda a operação, apenas se deve ficar ciente de acordo com os gastos dos serviços empregados.O custo pode variar, mas caso seja necessário adicionar mais recursos, a operação ficará bem mais cara.Novamente, os custos de mensalidade não tendem a variar muito, no entanto deve-se sempre verificar os projetos em execução para não existir nenhum gasto desnecessário.

Quais são os 4 melhores serviços de nuvem híbrida?

Amazon

O serviço de nuvem pública da Amazon, o AWS, é um dos mais populares do mercado e, mesmo que não seja voltado inteiramente para o gerenciamento privado, possui uma integração de rede via o Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC), um recurso que permite a conexão das nuvens de forma segura. Também conta com a ajuda dos seus parceiros para isso, como o Direct Connect.

Microsoft

A Microsoft é uma das poucas empresas que oferecem recursos totalmente híbridos, como a Azure, Windows Server e Microsoft System Center. Ela é conhecida por ser um provedor de servidores locais e agora está entrando no mercado também como provedor de nuvem pública.

Google

Inicialmente, o Google compete diretamente como provedor público com o Google Cloud Platform (GCP). Parecido com o AWS, também precisa da ajuda de parceiros para solucionar o problema de arquiteturas híbridas. Além disso, possui diversas ferramentas de dados que podem ser úteis para o monitoramento de recursos.

Rackspace

Na Rackspace temos uma infraestrutura adequada para o modelo híbrido, também podemos contratar serviços de banco de dados e firewalls para uma maior segurança. O seu principal produto é RackConnect, que realiza a conexão entre a nuvem privada e pública. Mesmo com a VPN sendo muito vantajosa, os outros produtos não são tão encorajadores.

A nuvem híbrida junta o que há de melhor na segurança de uma nuvem privada com as incríveis possibilidades de escalabilidade de recursos na nuvem pública, tornando muito mais flexível as operações de uma ou mais aplicações e diminuindo possíveis custos referentes a manutenções futuras.

Para realizar uma conexão entre as nuvens, é necessário muita segurança e um certo preparo. Na maioria das vezes é utilizado algum recurso de rede como uma VPN, WAN ou até APIs. Em todos os casos, as informações seguem um caminho seguro e podem ser utilizadas em conjunto.

Quer aprender mais empresas digitais? Então leia mais sobre negócios digitais: como começar o seu ainda hoje!

0 Shares:
Você também pode gostar