Quando navegamos pela internet, esperamos que os sites sejam seguros e que haja um feedback dos navegadores em relação a isso. Por isso, é fundamental instalar os certificados de TLS em sites que criamos.

Algumas pessoas podem argumentar que a instalação não é muito simples, ou então, que o certificado tem um preço caro. Porém, no fim das contas, é a segurança que conta.

Além da autenticação dos dados e a segurança na transmissão deles, os certificados formam a cadeia de ranqueamento do seu site em motores de busca, logo, caso o seu site seja mais seguro, mais recomendado ele é. 

Acompanhe com a gente mais sobre o TLS.

O que é TLS?

O TLS (Transport Layer Security, em português, Segurança da Camada de Transporte) é um protocolo criptografado de rede, sucessor do SSL. Ambos têm o objetivo de manter segura a comunicação entre o navegador e o servidor.

Ele é bastante utilizado em navegadores, as aplicações que utilizamos para acessar a internet, e é reconhecida sua presença por meio do pequeno cadeado que aparece ao lado da URL de um site, quando uma conexão segura é estabelecida com sucesso. 

Quais as 3 principais funções do TLS?

Diferentemente do SSL, o TLS possui algumas funções adicionais. As 3 principais e mais reconhecidas são:

  1. Autenticação: Verifica se o cliente tem as permissões para a conexão atual.
  2. Criptografia: Esconde as informações dos pacotes de transmissão.
  3. Integridade: Consegue checar se algum dado foi alterado.

Quando surgiu e quais as versões do TLS?

Como já comentamos, o TLS surgiu a partir do SSL, que teve o início de seu desenvolvimento em 1986. A primeira versão do TLS foi lançada em 1999 e, atualmente, estamos na sua quarta versão (1.3).

  • 1.0: Foi escrita em janeiro de 1999 por Christopher Allen e Tim Dierks. Na época, sua principal diferença entre o SSL 3.0 era a transparência da sua lógica. Foi considerada obsoleta em 2020 e nenhum navegador moderno a utiliza mais.
  • 1.1: A sua segunda versão, criada em 2006, teve mais aprimoramentos no âmbito de ataques hackers e suporte a novos parâmetros de domínio. Juntamente com a sua primeira versão, se tornou obsoleta em 2020.
  • 1.2: Desenvolvida em 2008 com base em muitos recursos que deveriam ter ido para o TLS 1.1, esta versão conta com muitas melhorias na criptografia e suportes de tamanho de caracteres. Em 2011, foi refinada para remover compatibilidades do SSL que já não faziam mais sentido.
  • 1.3: Em 2018 tivemos o anúncio do lançamento do TLS 1.3, que, a partir das especificações do TLS 1.2, teve em si adicionados muitos recursos referentes a tipos de criptografia, suportes às novas tecnologias de rede e até remoções de ferramentas obsoletas.
Ilustração que demonstra a quantidade de etapas no Handshake da criptografia TLS
Na versão mais recente, o Handshake é reduzido em duas etapas e tem um aumento considerável na performance. 

Como funciona o TLS?

TLS usa uma criptografia derivada de uma combinação de algoritmos de chave simétrica e assimétrica, com o intuito de providenciar uma conexão segura e alta performance. 

Quando acessamos qualquer site na web, iniciamos o processo de Handshake, explicado mais adiante. A partir disso, uma chave secreta é gerada e utilizada na criptografia simétrica.

Ao enviarmos dados sigilosos de um navegador para um site, o TLS criptografa, autentifica e verifica se os dados não sofreram alterações. Essa proteção na comunicação serve também para outros tipos de transmissões, como email, mensagens e Voip.

Um site só pode utilizá-lo se ele estiver com o certificado instalado no seu servidor. Caso contrário, não será possível realizar nenhum procedimento do TLS. Além do mais, os navegadores indicarão que o site não é seguro e podem até mesmo bloqueá-lo para a pessoa usuária final.

O que é o Handshake no TLS?

O Handshake (ou aperto de mãos) do TLS serve para verificar a integridade do certificado do servidor. Ele também gerencia as regras de comunicação e criptografia de ambas as partes. Se tudo ocorrer corretamente, o Handshake gera uma chave de sessão que é usada para descriptografar as mensagens que são transmitidas. 

Ele recebe esse nome pois funciona como um aperto de mãos tradicional: os dois lados na conexão estabelecida se percebem, se verificam e, a partir desse contato, decidem quais serão as chaves utilizadas na sessão, como um acordo!

Na versão 1.3, o Handshake é reduzido em duas etapas e tem um aumento considerável na performance. 

Lembrando que o objetivo principal do Handshake é comprovar a autenticidade do certificado de um site, e, desta maneira, trazer segurança para quem o utiliza. 

Como saber se um site usa o TLS?

Atualmente, a maneira mais simples de identificar isso é verificando se o site possui o símbolo de cadeado no lado esquerdo da barra de endereço.

Blog da Trybe demonstrando que tem uma conexão segura TLS

Variando de navegador para navegador, você consegue visualizar mais informações sobre o tipo do certificado que o site possui. No Firefox, por exemplo, é possível visualizar com muita facilidade esses dados.

Checando as informações de um site no Firefox

Como saber se estou acessando um site seguro?

Sempre que entramos em um novo site, devemos prestar atenção nos possíveis dados que podemos fornecer. Isso é, se for algum tipo de site que exige informações privadas, como compras online, cadastro de emails e senhas, é necessário tomar cuidado.

Nestes casos, além de verificarmos se o site possui o cadeado ao lado da barra de busca, precisamos buscar algum histórico de pessoas usuárias que já utilizam este site. Selos de segurança também ajudam a comprovar a autenticidade.

Tente navegar pelas páginas de privacidade de dados, termos de serviço, contatos, etc, sempre verificando se as informações são verdadeiras ou não.

Por que usar um certificado TLS no seu site? 3 motivos!

Temos alguns motivos para você começar a utilizar o TLS no seu site.

Autenticação

O certificado TLS mostra que o site é seguro para o navegador e com isso não o bloqueia na hora que uma pessoa usuária navega por ele. Isso é importante para nenhum site tentar se passar por outro.

Confiabilidade

Já é provado que o certificado TLS influencia nos motores de busca. Se o seu site não possui, o Google provavelmente vai baixar a sua posição no ranqueamento. Além disso, a falta de um certificado influencia na hora de atrair novas pessoas usuárias, principalmente pelo feedback negativo que os navegadores apresentam.

Padrão do mercado

Quando utilizamos algum gateways de pagamento em nossos sites, podemos ter problemas caso não tenhamos os certificados necessários para a proteção dos dados das pessoas usuárias. Logo, só conseguimos adicionar alguns métodos de pagamento em um site sem certificado, isso por causa dos padrões de segurança.

Por que empresas e aplicativos Web usam o TLS?

TLS é o padrão de segurança adotado hoje em dia. As empresas não querem ter problemas em vazamento de informações, e as pessoas não querem acessar sites que não mantenham os seus dados guardados de forma segura.

Na parte dos navegadores, o Google Chrome já vem se antecipando e, nas versões mais modernas, o browser bloqueia a conexão com o servidor sem o certificado. Possivelmente, essa será a tendência dos outros navegadores.

Quais as diferenças entre TLS e SSL?

Os dois são certificados de rede e servem para proteger as informações que são enviadas e recebidas do servidor. Como já vimos, o TLS é o sucessor do SSL e possui diversas vantagens em relação a ele.

Sabemos que o SSL se tornou obsoleto e não deve ser usado. Do lado do TLS, as suas duas últimas versões 1.2 e 1.3, são as mais utilizadas atualmente.

Conseguimos sintetizar as suas diferenças como:

TLSSSL
Transport Layer Security, em português Segurança da Camada de TransporteSecure Socket Layer, em português Camada Segura de Soquetes
Foi lançada ao público em 1999.Foi pensada em 1986 e desenvolvida em 1995.
Possui quatro versões: 1.0, 1.1, 1.2 e 1.3.Possui três versões: 1.0, 2.0, 3.0.
As versões 1.0 e 1.1 são obsoletas. Usa-se majoritariamente a versão 1.2, mas já é recomendada a alteração para a 1.3.Todas as suas versões estão atualmente obsoletas.
É um protocolo de criptografia de rede que é similar ao SSL. No entanto, a sua abordagem de comunicação se provou ser mais segura e duradoura.Também é um dos protocolos de criptografia de rede, e serviu como aprendizado e base para o TLS.

Quais as diferenças entre TLS e  HTTPS?

HTTPS é a implementação do HTTP convencional com a segurança do certificado TLS. Sendo assim, um servidor ou aplicação web que está vinculado ao HTTPS utiliza a criptografia do TLS nas suas transmissões de informações.

O que é o TLS Tunnel e para que serve?

O TLS Tunnel é o local onde os dados são criptografados e transferidos de uma ponta a outra. Antes de entrarem na camada do TCP, as informações são guardadas e é feita a transmissão por meio desse túnel. Mesmo que seja possível interceptar essa conexão, não é possível saber o significado dela. 

Como usar o TLS no seu site?

Existem algumas formas de aplicar o TLS em um site. Se o seu foi desenvolvido do zero, o recomendado é buscar o certificado através do provedor do seu domínio. Em alguns casos, a proteção já vem por padrão, como no caso do Google Domains que já faz toda a configuração para você.

Para sites que foram criados a partir de alguma ferramenta, como a Wix, WordPress, Magento, etc, a própria plataforma já deve oferecer algum plano de integração do certificado. E para o WordPress, é recomendado a utilização de algum plugin, como o Really Simple SSL.

O certificado TLS é fundamental nos dias de hoje e se tornou padrão de segurança web para todo site. Ele serve para tornar seguro a transmissão das informações do cliente (navegador) para um servidor (site). Atualmente, vem ficando cada vez mais fácil de aplicar no seu site, então não fique de fora dessa!

Se interessou pelo assunto? Então leia mais sobre Latência: O que é, como reduzir e melhorar a sua conexão?

0 Shares:
Você também pode gostar