Você já se perguntou como os departamentos de TI de grandes empresas acessam os computadores de suas lojas para consertar alguma falha? Eles acessam via controle remoto, e o protocolo Telnet possibilita essa interação entre cliente/servidor.

Mas, é provável que você esteja vendo esse nome pela primeira vez e esteja mais habituado(a) ao SSH, VPN, entre outros. Isso porque o protocolo em questão tem algumas falhas de segurança.

Contudo, ele está no mercado de tecnologia por volta de 50 anos e por mais que ele não seja mais tão utilizado, ele se mantém no mercado como uma opção, então vamos entendê-lo melhor:

O que é o comando Telnet e para que serve esse protocolo?

O Telnet é um protocolo que permiterealizar a conexão e administração remota, ou seja, com ele, é possível conectar-se a um computador que esteja distante.

Você já viu um computador mexendo “sozinho”? Essa pergunta pode soar engraçada e realmente é, porém, talvez você realmente já tenha visto um computador ligado sem nenhum ser humano ali e o ponteiro movendo-se e executando funções.

Isso pode ser explicado de algumas formas, e uma das possibilidades é com o controle remoto, ou seja, tem alguém em algum lugar do mundo que se conectou àquela máquina para executar alguma função.

O Telnet é um dos comandos que permite que uma pessoa que possa estar em qualquer lugar do mundo tenha acesso e consiga executar funções em um computador.

Conheça a história do Telnet

Como dito acima, o protocolo de telecomunicações, mais conhecido como Telnet, está no mercado há um tempo considerável. Ele foi criado por volta de 1969 pelas forças armadas americanas e seu intuito inicial era o de transmitir dados entre bases militares.

Por ter sido um dos primeiros comandos que possibilita o controle remoto entre servidor e cliente, ele foi muito utilizado na época, principalmente por ter uma base estável e também porque na época não existiam muitas opções tecnológicas viáveis.

Seu sucesso também se deu devido ao fato dele fornecer uma interface de linha de comandos à pessoa usuária e por ser relativamente fácil de usar. 

SSH, VPN e PuTTy: quais as diferenças entre esses protocolos e o Telnet?

Para diferenciá-los, vamos entender separadamente cada um. O protocolo SSH (termo para Secure Shell) significa cápsula segura, ou seja, o SSH é um protocolo que garante que haja uma comunicação segura entre cliente e servidor. Todos os arquivos enviados são criptografados e, consequentemente, mantém a integridade dos dados enviados.

Já a VPN (rede privada virtual ou Virtual Private Network) é uma opção para se manter anônimo ao navegar pela internet. Quando você se conecta a uma VPN, toda a sua navegação se torna criptografada. Muitas empresas também utilizam a VPN para conectar funcionários a sua rede. Ela tem sido muito utilizada no cenário atual por conta da pandemia, pois muitas empresas tiveram que aderir ao home office e encontrar um meio de conectar os funcionários à rede da empresa.

Já o PuTTy é um software muito utilizado para se conectar com servidores remotos através de protocolos como o Telnet e o SSH. Ele constrói um caminho encriptado entre servidores e tem seu código aberto.

Como podemos ver até aqui, todos esses protocolos mencionados têm semelhança com o Telnet, porém, diferem em relação à segurança. O Telnet não fornece segurança a quem o utiliza, por mais que seja um protocolo antigo, muito bem-visto e utilizado. Portanto, isso representa um grande problema atualmente.

Como habilitar e usar o Telnet? O passo a passo!

Windows

  • Como habilitar o comando Telnet no Windows.

Iremos ensiná-lo a executar o comando Telnet no Windows 10.

1. No menu do Windows, digite Painel de controle.

2. Procure a opção Programas.

3. Você verá a opção “Desativar ou Ativar recursos do Windows”, selecione esta opção.

4. Abrirá uma janela, nela você verá a opção Cliente Telnet, selecione ela e clique em OK.

Seguindo esse passo a passo, aparecerá uma janela contendo uma barra de progresso e, ao finalizar, basta fechá-la.

  • Executando o comando Telnet.

Para executar o comando, basta abrir o prompt de comando. Para isso, vá ao menu do Windows e digite Prompt, com ele aberto, digite Telnet.

Linux

  • Como habilitar o comando Telnet no Linux.

1. Abra o terminal do Linux.

2. Escreva o comando:

telnet chkconfig on

3. Digite o comando:

restart /etc /init.d /xinetd
  • Executando o comando Telnet.

4. Para testar, digite o comando:

telnet 192.168.1.10

Mac

  • Como habilitar o comando Telnet no Mac.

1. Abra o terminal shell do Mac.

2. Depois, instale o Telnet com o seguinte comando:

brew install telnet

3. Por fim, digite o comando telnet em seu terminal. 

Quais as principais vantagens e desvantagens do protocolo Telnet?

Nada na vida e muito menos na internet é 100% perfeito e é importante que entendamos as vantagens e desvantagens de um produto antes de utilizarmos. E trouxemos para você os pontos em destaque positivos e negativos do Telnet.

Vantagens

Uma das primeiras vantagens do Telnet é que você pode acessar o computador de alguém sem ter que fazê-lo fisicamente. Vamos pensar no pico da pandemia no ano de 2020, você tem clientes fixos e precisa arrumar alguma funcionalidade no computador deles. Ir à casa dele não é uma boa opção, então, instalando o protocolo você conseguiria acessar o computador de outra pessoa a partir da sua casa e de maneira rápida.

Outra vantagem é que ele é simples operar, você só precisa instalar o Telnet e saber o endereço do IP do computador que você deseja acessar.

Desvantagens

Como dito mais acima, umas das maiores e principais desvantagens do Telnet é a falta de segurança e confiabilidade das informações. Vamos voltar a visualizar o cenário descrito acima, em que você precisa dar suporte a clientes e ir à suas casas não é uma opção.

Quando você opta por utilizar ele e acessa o computador de clientes, qualquer pessoa que esteja à espreita pode facilmente invadir ambos computadores e roubar dados e informações pessoais.

Ter dados roubados é um grande problema na internet, portanto, vale a pena antes de utilizá-lo, avaliar se ele é a melhor opção de acordo com o seu cenário.

O protocolo Telnet está no mercado há muitos anos e tem uma história significativa, porém, com a evolução da tecnologia e dos novos recursos, é importante verificar a viabilidade de se utilizar tal protocolo, tendo em mente sempre que a segurança da informação é crucial e precisamos garanti-la aos nossos clientes.

E se você gostou desse conteúdo, veja também tudo sobre o protocolo HTTPS.

0 Shares:
Você também pode gostar