A empresa Stack Overflow publicou a sua mais nova pesquisa sobre a área de programação com dados de 2020. 

Fundado em 2008, o site de perguntas e respostas, que se assemelha a uma rede social, é o local onde diversas pessoas programadoras, estudantes ou entusiastas da área colocam suas dúvidas sobre o universo da programação e tecnologia. E anualmente, a companhia vem publicando relatórios acerca das características de seus usuários e usuárias e também sobre elementos do mercado. 

A pesquisa de 2020 foi realizada com 65.000 pessoas desenvolvedoras e nós mostraremos os principais insights. Confira! 

Qual o público da pesquisa? 

As 65.000 pessoas que participaram da pesquisa realizada pelo Stack Overflow são, em sua grande maioria, residentes dos Estados Unidos. O país, que tem sozinho quase 20% de todo o acesso ao site, seguido pela Índia, é extremamente representativo nos dados. O Brasil está entre o top 10 de países com maior número de participantes. 

mapa do público

Dessas 65.000, a maioria, equivalente a 65% de todo o resultado, está na área de programação a menos de 10 anos. Sendo que mais de 50% atua em back-end, front-end e full-stack. 

Outro dado relevante sobre o público da pesquisa é que 92% é formado por homens. Das pessoas entrevistadas, 70% têm menos de 35 anos e cerca de 5% têm 50 anos ou mais.

área de atuação

Stack Overflow developer survey 2020: principais resultados

A partir do relatório feito pelo Stack Overflow, nós separamos algumas das informações mais importantes para você conferir. 

Linguagem de programação mais usada

A linguagem JavaScript é a mais utilizada pelas pessoas participantes. Cerca de 68% citaram-na como a principal no seu trabalho. Esse é o oitavo ano que a linguagem ocupa essa posição. O Ruby, que já chegou a ser top 10, acabou perdendo posições para outras com características mais modernas, como GO e Kotlin. 

linguagens de programação

Web frameworks 

Quando falamos em frameworks web, o JQuery ainda ocupa a primeira posição para 44% das pessoas entrevistadas. Ainda assim, houve um crescimento relevante do React.js e do Angular. 

web frameworks

Principal plataforma  

O Linux e o Windows se mantêm como as plataformas mais populares para grande parte das pessoas (mais de 50% dos entrevistados). Apesar disso, houve um crescimento relevante de tecnologias em contêineres como Docker e Kubernetes.  

plataformas

Ferramentas de Colaboração

Quando o assunto é ferramenta de colaboração, o GitHub segue sendo o mais popular. 82% das pessoas entrevistadas usam a plataforma. A segunda colocação é do aplicativo Slack, com cerca de 50%.

ferramentas de colaboração

Comportamento das pessoas entrevistadas

Além de abordar questões práticas do cotidiano de pessoas desenvolvedoras, como linguagens e ferramentas, a pesquisa também aponta informações sobre os hábitos e o desenvolvimento da carreira. No relatório, são citadas informações como estudo, salário e estilo de vida. Confira! 

Com que frequência os desenvolvedores aprendem novas tecnologias?

Como sabemos, é extremamente importante para uma pessoa desenvolvedora a atualização de seus conhecimentos. Isso porque quando se trata de tecnologia, tem-se uma mudança constante no cenário. Essa característica é confirmada pela pesquisa do Stack Overflow ao revelar que 75% das pessoas entrevistadas aprendem sobre novas linguagens e frameworks pelo menos uma vez ao ano.

frequência de aprendizagem

Satisfação no trabalho 

Estar satisfeito com sua carreira é um dos pontos que todas as pessoas desejam atingir ao longo da vida profissional. Quando aplicamos isso ao cenário de pessoas desenvolvedoras, vemos que 65% das entrevistadas pelo Stack Overflow estão muito satisfeitas ou satisfeitas com sua atual ocupação. 

Qual é o salário médio para pessoas desenvolvedoras em 2020?

Quando o assunto é quanto ganha um programador ou programadora, as carreiras dentro da área do desenvolvimento com salários maiores são gerentes de engenharia, SREs, especialistas em DevOps e pessoas engenheiras de dados. 

Confira abaixo um gráfico contendo os salários anuais (em dólar) de todas as carreiras citadas na pesquisa. No eixo vertical temos o salário médio anual e no horizontal os anos de experiência profissional. 

gráfico de salários

Quando representadas individualmente, vemos que a média salarial anual de gerentes de engenharia é a maior no mundo. Confira: 

classificação por salário

Como vimos, a pesquisa realizada pela empresa Stack Overflow em 2020 traz dados muito relevantes sobre o mercado de tecnologia e o perfil das pessoas desenvolvedoras. Caso você esteja pretendendo entrar no mercado de tecnologia, já pode ter ideia de onde começar. Aprender JavaScript, por exemplo, é uma boa. Já que a linguagem segue sendo a mais usada pelo oitavo ano consecutivo e isso alerta o quanto ela é importante. 

Além disso, se um de seus grandes objetivos for atingir uma alta remuneração, as carreiras como gerente de engenharia, SREs, especialistas em DevOps e pessoa engenheira de dados podem ser boas opções. 

Para você que deseja conferir o relatório completo, basta clicar aqui

O que achou da pesquisa? Ansiosa(o) para conferir a do próximo ano? Nós estamos! 

0 Shares:
2 comments
Deixe um comentário
Você também pode gostar