Quem trabalha com desenvolvimento de softwares e aplicações sabe que muitas vezes existem obstáculos, seja na hora de desenvolver ou de testar a aplicação. Entretanto, o que você pode não saber é que muitas ferramentas já foram desenvolvidas pensando exatamente nesses momentos mais difíceis. Dessa forma, algumas ferramentas para desenvolvedores foram pensadas para auxiliar você a criar seu código de uma forma simplificada!

Com isso em mente, nós trouxemos uma seleção de ferramentas que vão desde geradores de informações de pessoas usuárias para serem utilizados em testes, até aplicações para ajudar você a gerenciar melhor seu tempo e garantir sua produtividade. Seja como for, tais ferramentas são muito úteis para quem está desenvolvendo!

Quer conhecê-las um pouco melhor? Então, confira quais são elas e, logo abaixo, encontrará mais informações acerca delas:

Vamos lá?

Gerador de CPF

Gerador de CPF ferramentas para desenvolvedores

Já precisou testar aplicações que exigiam que clientes ou pessoas usuárias inserissem seus dados pessoais, como o CPF, porém não havia dados suficientes para servir de base? Para isso serve o Gerador de CPF! Essa ferramenta para desenvolvedores gera números baseados na estrutura do CPF para ser utilizado para testes em sistemas ou placeholders, que são informações fictícias para preencher formulários ou textos.

Tudo que você precisa fazer é apertar o botão e um número de CPF novo em folha será gerado automaticamente! Então, você tem a opção de copiá-lo e usá-lo como preferir! 

Lembrando que a utilização de dados como esse é de total responsabilidade de quem os utiliza!

Gerador de CNPJ

tela gerador CNPJ

Outro gerador muito útil é o de CNPJ, caso seu sistema ou aplicação necessite de dados que sejam referentes a empresas ou afins. O gerador de CNPJ gera automaticamente 14 algarismos divididos em três blocos: o primeiro sendo o número de inscrição, o segundo, que se encontra localizado após a barra, representa um código único e, por fim, os dígitos verificadores que são especialmente calculados a partir dos 12 primeiros dígitos. 

Ainda existe uma outra ferramenta útil que ajuda a verificar a validade de um CNPJ, ou seja, se o formato dele é aceito e está correto, o Validar CNPJ. A utilização dessas ferramentas é exclusiva para auxiliar processos de desenvolvimento, sendo responsabilidade da pessoa usuária sua correta utilização.

Gerador de RG

Tela Gerador RG

O Registro Geral (RG) é outro documento nacional que é muito necessário na hora de preencher cadastros e formulários. Por conta de sua unicidade, é difícil testá-lo sem ter um número que seja gerado exatamente como os reais. Sendo assim, o Gerador de RG ajuda você nesse caso!

É importante levar em consideração que a ferramenta indicada valida os números gerados a partir da maneira feita nos órgãos responsáveis do Estado de São Paulo, assim como indicado na imagem acima. 

Não se esqueça de que o uso dessa ferramenta é para testes e que qualquer utilização indevida é de total responsabilidade da pessoa usuária. 

Gerador de CEP

gerador CEP

Como saber se meu sistema, aplicação ou formulário está aceitando e indexando corretamente o CEP de um lugar? Muito utilizado como ferramenta para desenvolvedores, o gerador de CEP te ajuda a verificar se essa informação está sendo devidamente aceita por seu código!

Na ferramenta, você pode selecionar o Estado que deseja que o CEP pertença. Logo, será gerado um número de CEP real e válido, assim como qual logradouro equivale a àquele CEP. Assim, você conseguirá ver se seu programa obtém informações corretas acerca do CEP inserido!

Gerador de Nickname

Gerador de Nicks ferramentas para desenvolvedores

Para as pessoas desenvolvedoras de jogos de plantão, o gerador de Nickname é uma ferramenta poderosa! A partir de informações como nome, sobrenome e adjetivos, ele gera um nome exclusivo para que você possa testar o seu jogo! Existe também a opção de gerar um nick aleatório, caso não queira que ele seja baseado em nenhum dado real.

Apesar de ser uma ferramenta para desenvolvedores útil, ela é tão versátil que pode ser utilizada também por pessoas que desejam jogar um jogo, fazer um canal no Twitch ou plataformas afins ou até mesmo para RPGs de mesa! Com essa ferramenta — a imaginação é o limite!

Gerador de Título de Eleitor

Gerador Título de Eleitor

Meu sistema precisa cadastrar pessoas eleitoras, consigo gerar títulos de eleitor também? A resposta é: sim! Existe um gerador do número do título eleitoral brasileiro! Essa ferramenta gera 12 dígitos, considerando que o nono e o décimo são referentes à unidade federativa a qual o título pertence e os dois últimos são dígitos verificadores.

Essa ferramenta para desenvolvedores ainda conta com um validador, que ajuda você a confirmar se aquele número está de acordo com as normas de geração do título de eleitor. A utilização desses dados é única e exclusivamente para pessoas desenvolvedoras ou analistas testarem sistemas, logo sua utilização é responsabilidade de quem a utiliza. 

Gerador de Cartão de Crédito

Gerador de Cartão de Crédito

Caso sua aplicação seja um comércio eletrônico, existe a possibilidade de gerar números de cartão de crédito válidos para conferir se as formas de pagamento estão funcionando corretamente! O gerador de Cartão Crédito permite que você escolha uma bandeira de cartão e um país, seguido das opções de banco que emitem tal cartão. A plataforma também gera nomes de pessoas aleatórias que supostamente utilizam tal cartão, assim como endereço cadastrado, PIN e código verificador. 

Outro uso muito comum para essa ferramenta é caso você queira verificar a disponibilidade ou valor de um produto, mas o site em questão só permite com o cadastro de um cartão de crédito. Ou também pode ser utilizado para testar a confiabilidade de um site de vendas online. Lembre-se, a responsabilidade por esses dados são de quem usa, então utilize com sabedoria!

Gerador de Lorem Ipsum

Gerador de Lorem Ipsum

Um “Lorem Ipsum” é um texto genérico que é utilizado universalmente para indicar que ali terá entrada de um texto real. O texto está em latim e se baseia em um trabalho de Cícero, mas atualmente são somente palavras aleatórias sem significado comum. Portanto, o Lorem Ipsum é muito útil para sistemas e aplicações que precisam que a pessoa usuária insira textos.

O gerador de Lorem Ipsum permite que você escolha quantos parágrafos, palavras, bytes ou listas você precisa que sejam gerados com texto Lorem Ipsum

As vantagens de utilizar Lorem Ipsum é que ele é um texto vazio, sem conteúdo, mas que se aproxima da forma real de como um texto se organiza na tela. Logo, você pode ter uma noção se a sua aplicação responde bem à formatação de textos, por exemplo, utilizando o Lorem Ipsum!

Visual Studio Code

Visual Code tela

Via Wikipédia

A Visual Studio Code (também conhecida como VS Code) é uma ferramenta que é utilizada para editar códigos criada pela Microsoft. Essa é uma das ferramentas para desenvolvedores mais populares e versáteis, uma vez que ela tem muitas funcionalidades e permite que a pessoa desenvolvedora a customize.

Outro ponto positivo do VS Code é que ele tem o código aberto, ou seja, qualquer um pode moldá-lo para torná-lo ainda mais eficaz. 

É importante, entretanto, não confundir essa ferramenta com a Visual Studio, que é uma IDE, ou ambiente de desenvolvimento integrado, que se aplica ao framework .NET.

Docker

Logo Docker ferramentas para desenvolvedores

O Docker é um software utilizado como ferramenta para desenvolvedores que tem por objetivo separar processos e encaixá-los em “containers”, o que facilita o processo de manuseá-los devido à independência conferida à eles

Essa ferramenta ainda conta com uma comunidade open source que trabalha para que ela seja melhorada ainda mais para facilitar as tarefas das pessoas desenvolvedoras. A partir da comunidade open source, a empresa Docker Inc. torna o software mais seguro e oferece serviços de suporte.  

Seu uso é mais indicado para gerenciar processos que estão dentro de apenas um container. Quando o processo se estende para mais containers e mais partes, é indicado o uso do Kubernetes

MySQL

Logo MySQL

Para pessoas que trabalham com tabelas e banco de dados utilizando a linguagem SQL, o MySQL é indispensável! Essa ferramenta auxilia pessoas desenvolvedoras a gerenciar bancos de dados não relacionais. É um software livre e de código aberto, entretanto, é regido por uma licença GPL (Licença de Público Geral). Caso um software que vá utilizá-lo não se enquadre nessa licença, uma taxa é aplicada. 

Slack

Logo Slack

O Slack surgiu pensando em revolucionar a maneira em que as equipes se comunicam no ambiente de trabalho. Além de contar com a funcionalidade básica de poder se conectar com colegas de trabalho de maneira fácil e rápida, ele ainda permite que o trabalho seja feito de maneira simultânea e assíncrona, graças à sua organização em conversas e canais. 

Apesar de ser mais utilizado em ambientes empresariais, o Slack por si só é uma ótima ferramenta caso você tenha apenas uma equipe pequena ou uma rede de pessoas que compartilham informação e se ajudam. 

Stack Overflow

Exemplo de pergunta no site Stack Overflow

Tela com pergunta de exemplo no Stack Overflow

Já precisou de uma resposta, não encontrou nada relacionado em fóruns ou na internet? Nesse caso, o Stack Overflow seria muito útil! Ele é uma plataforma que reúne pessoas desenvolvedoras amadoras, profissionais e entusiastas que estão à disposição para trocar informações e responder perguntas.

Qualquer pessoa pode postar uma dúvida e as pessoas que estão na plataforma poderão respondê-la. A melhor resposta para a pergunta é votada e colocada em destaque. As perguntas podem ser categorizadas por tema ou linguagens de programação utilizando tags. 

É importante lembrar que a plataforma só aceita perguntas bem específicas de particularidades da programação. Perguntas mais gerais são descartadas por um processo feito com as próprias pessoas integrantes do site. 

Codeship

Codeship logo ferramentas para desenvolvedores

O CodeShip é conhecido por ser um sistema de entrega contínua muito eficaz, veloz e seguro que se integra com o GitHub, tem suporte para várias linguagens de programação e ainda utiliza uma variedade de plataformas de implementação (como Heroku e Amazon Web Services). A partir dessa poderosa ferramenta para desenvolvedores é possível realizar processos de desenvolvimento ligados ao DevOps, como integração contínua e deploy

A aplicação é paga, mas se você não precisa de mais de 5 projetos e 100 builds ao mês, existe uma opção gratuita que com certeza contemplará você!  

Unity

Tela de trabalho Unity ferramentas para desenvolvedores

Imagem: Unity

A Unity é uma ferramenta para desenvolvedores de jogos que é um “Motor” ou “Engine”. Essa característica permite que você não precise se aprofundar em uma linguagem de programação para criar seus jogos, uma vez que ela fornece todo o material necessário para que isso aconteça!

Na Unity, é possível desenvolver jogos tanto em 2D quanto em 3D para uma variedade de plataformas e dispositivos, podendo utilizar uma gama de estilos gráficos. A melhor parte é que ela é aberta e 100% gratuita.

No Script dos jogos, a Unity utiliza a C# mas conta com explicações básicas sobre como utilizá-la para desenvolver seu jogo. 

CAN I USE

Tela Can I Use

Can I Use” ou “Posso usar…” é uma ferramenta para desenvolvedores front-end que utilizam navegadores em suas aplicações, geralmente com HTML e CSS. O site fornece tabelas e informações atualizadas sobre o que pode ou não ser utilizado em cada navegador, ou seja, o que cada um deles suporta. 

Todas as informações são disponíveis e gratuitas para serem citadas ou utilizadas em sites, blogs ou apresentações. Para utilizá-lo, é só colocar a função no buscador após “Can I Use…”

O contraponto dessa ferramenta é que não há traduções oficiais do site para a língua portuguesa.

Git e GitHub

Logos Git e GitHub ferramentas para desenvolvedores

O Git é o mais famoso sistema de controle de versão distribuída. Isso significa que pessoas desenvolvedoras o utilizam para trabalhar em um mesmo projeto e atualizá-lo, sem que isso afete a funcionalidade do código. Em outras palavras, a ferramenta permite que um mesmo código seja desenvolvido por mais pessoas em repositórios locais diferentes, porém sem que um interfira no outro

Desse modo, é possível saber quem fez o quê, quando e ainda reverter uma ação se necessário. 

Já o GitHub, outra ferramenta derivada do Git, é um serviço online que funciona como um repositório remoto. Ele contém todas as informações realizadas no projeto por todas as pessoas colaboradoras. Além disso, ele permite várias integrações com outros serviços, providenciando deploy automático da aplicação.

Atom

Logo Atom ferramentas para desenvolvedores

Atom é outro editor de texto famoso conhecido por ser multiplataforma que foi desenvolvido pelo GitHub. Ele tem seu código aberto e suporta uma variedade de linguagens de programação e tipos de arquivos.

XCode

Tela de boas vindas Xcode

Tela inicial do XCode

Imagem: Reprodução

XCode é um ambiente de desenvolvimento integrado desenvolvido pela Apple Inc. que permite gerenciar projetos no sistema operacional da Apple, o MacOS. Portanto, se você é uma pessoa desenvolvedora que utiliza um Mac para programar, é uma ótima ferramenta para se ter em mãos!

O Xcode tem ferramentas e diversas funcionalidades que permitem a pessoa usuária criar e melhorar aplicativos. Apesar de simples, essa ferramenta também pode ser utilizada para desenvolver aplicações maiores. 

Eclipse

Logo Eclipse

Pertencente ao grupo de ferramentas IDE, o Eclipse é utilizado para compreensão de linguagens que aceitam determinados plugins, que podem ser necessários para desenvolver plataformas. Sua outra característica é a de não pertencer ao uso do Swing como biblioteca gráfica, mas sim do SWT (standard widget toolkit). 

 O Eclipse como ferramenta pode ser utilizado em linguagens como: JavaScript, Java, PHP, C + +, entre outros.    

SourceForge

Tela SourceForge

Imagem: SourceForge

Projetado para ser utilizado como ferramenta de auxílio para desenvolvimento de projetos software livre, o SourceForge atua como um sistema que administra repositórios de códigos-fonte, permitindo que seja desenvolvido de forma colaborativa. Atualmente, a aplicação fornece diversas ferramentas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de projetos open source, entre elas: páginas web, fóruns e espaço de arquivos.  

Conectando um número de mais de 40 milhões de pessoas usuárias, o SourceForge possui em sua hospedagem mais de 430 mil projetos, acumulando cerca de 4 milhões de downloads diários. 

Oh My Zsh

Oh My Zsh exemplo ferramentas para desenvolvedores

Imagem: Oh My Zsh

Se você trabalha no ramo de desenvolvimento e programação, provavelmente já ouviu falar sobre o Oh My Zsh. Caso ainda não, aqui vai uma breve explicação acerca dessa ferramenta. 

Pensada e desenvolvida como estrutura de código-aberto, Oh My Zsh auxilia no processo de configuração de sua zsh, tendo em sua composição centenas de milhares de temas, plugins, ajudantes, entre outras funções úteis. E por último, uma curiosidade: você sabia que são mais de 250 plugins que possibilitam uma melhor usabilidade de seu terminal e além de tudo, mais de 125 temas disponíveis? É por esse e outros diversos motivos que essa ferramenta entrou para nossa lista!  

Visual Studio

Visual Studio explicação de componentes

VIsão Geral do Visual Studio

Imagem: Microsoft

O Visual Studio faz parte da Microsoft e é uma IDE (Integrated Development Environment), um ambiente de desenvolvimento integrado para o Framework .NET. É utilizado para depurar, compilar e editar códigos. 

O Visual Studio está disponível em diversas plataformas, como: Windows, Android, IOS, Mac, entre outros. 

Construct 2

Construct 2 tela ferramentas para desenvolvedores

Imagem: Construct 2 

Software criado para construção e desenvolvimento de jogos virtuais, o Construct 2 não exige da pessoa usuária técnicas de programação, mas sim de lógica, para que possibilite uma maior facilidade para exportação de plataformas. 

Uma das principais características e vantagens que pessoas usuárias citam é a facilidade de criação, além de um tempo extremamente menor de desenvolvimento por meio de ações já prontas para sua utilização. Portanto, a ferramenta entrou para nossa lista e você pode usá-la caso tenha em mente o projeto de criação de um jogo digital. 

A aplicação está disponível de forma paga e gratuita, tendo como diferença a possibilidade de utilização de algumas ferramentas e sua comercialização.      

CodeShare

CodeShare Logo

Imagem: Pinterest

Considerado uma das ferramentas de maior facilidade de uso, o CodeShare é bastante utilizado por sua possibilidade de criação de um espaço de codificação colaborativa, ou seja, as pessoas desenvolvedoras, por meio de uma chamada de vídeo, podem compartilhar, criar e baixar códigos.  

Ao iniciar um espaço no CodeShare, automaticamente a aplicação fornece uma URL para que seja possível o compartilhamento e convite para pessoas que vão integrar o time de desenvolvedores. Além do fornecimento de um espaço de criação em tempo real, a plataforma tem em sua criação uma forma simplificada de utilização. 

Cuckoo Team

Cuckoo logo ferramentas para desenvolvedores

Imagem: Cuckoo Team

Independente do formato de trabalho — remoto ou físico — é natural que existam diversas distrações ao longo de sua jornada de trabalho. Portanto, pensando na necessidade de um maior foco e concentração, uma equipe de pessoas brasileiras desenvolvedoras e designers criaram o Cuckoo Team, um site que permite temporizar a atividade produtiva, seja ela da equipe de trabalho ou até mesmo individual. 

O uso do Cuckoo é de forma bem simples: basta acessar o site (existindo a possibilidade de escolha de login ou acesso direto) e iniciar suas atividades diárias. Baseado na técnica Pomodoro, o site funciona como um timer, que contabiliza o tempo de trabalho, organiza o horário de descanso entre outras coisas bastante funcionais. Vale a pena conferir! 

Essas foram algumas ferramentas, funcionalidades e aplicações que podem salvar a vida da pessoa desenvolvedora em seu dia a dia de trabalho. Conhecer essas ferramentas para desenvolvedores pode poupar um tempo do desenvolvimento, além de garantir mais conforto e segurança ao se programar.

Gostou do nosso conteúdo? Aprenda agora tudo o necessário sobre Python, uma das linguagens de programação mais populares!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar