Muitos dos serviços que utilizamos atualmente utilizam um sistema de streaming. Essa tecnologia começou no início dos anos 90 e vem sendo atualizada por companhias como YouTube, Netflix, Spotify, etc. Tais serviços entregam diretamente para qualquer dispositivo filmes, séries, músicas e jogos, estando no centro da nova revolução dos dispositivos mobile

Naturalmente, os serviços de streaming se popularizaram ainda mais devido à difusão dos e-sports; pessoas passaram a assistir em tempo real outras pessoas jogando e competindo em jogos online.

No ano de 2020, entretanto, a pandemia do coronavírus fez com que serviços de stream fossem ainda mais utilizados para funções que antes não eram tão comuns: artistas, pessoas educadoras e palestrantes passaram a fazer stream de conteúdo exclusivo diretamente de plataformas de streaming. 

Protagonizando esse novo cenário está a Twitch, a plataforma de streaming mais famosa e utilizada para esse fim. Nessa plataforma, é possível transmitir ao vivo para milhares de pessoas, receber doações e ainda conversar em tempo real por meio de um chat. 

Gostaria de saber mais sobre essa plataforma? Então, fique conosco! Preparamos um guia especialmente para você que ainda não utiliza a plataforma, porém tem interesse em começar! Veja os tópicos a seguir:

  • O que é Twitch e como funciona?
  • Conheça a história da Twitch!
  • Quais as vantagens de usar a Twitch?
  • Como Streamar na Twitch?

Boa leitura, e vamos lá!

O que é Twitch e como funciona?

Twitch é uma plataforma de streaming ao vivo concebida para a indústria de games lançada em 2011. Desde então, a Twitch conquistou milhões de pessoas usuárias, chegando a um total de 9.5 milhões de streamers ativos no ano de 2021. 

Apesar do carro-chefe da Twitch ser o streaming de jogos, qualquer um pode fazer stream sobre qualquer assunto — desde música até culinária — para que outras pessoas possam assisti-las em tempo real. Os streams podem durar desde um minuto até 48 horas.

Desde seu lançamento, a Twitch se juntou a companhias de jogos como Blizzard Entertainment e Overwatch League para sediar eventos de games a nível mundial exclusivamente em sua plataforma. Para encontrar um stream específico, você pode procurar dentre as mais diversas categorias, e, caso goste de uma pessoa streamer específica, pode seguir seu canal e ativar notificações e atualizações. 

Como funciona?

Quando você assiste uma transmissão ao vivo de alguma pessoa streamer, uma tela separada vai permitir que você veja tudo o que acontece no monitor da pessoa, assim como você também será capaz de ouvir e ver a pessoa em uma janela menor no canto do stream. 

Outra funcionalidade da Twitch é permitir que você compre os jogos jogados pelas pessoas streamers por meio de links em suas transmissões. Dessa forma, elas recebem comissões das vendas ou podem utilizar o espaço para vender produtos ligados à sua marca pessoal. Logo, Twitch pode ser utilizada como uma forma de ter uma renda. 

As pessoas que estiverem acompanhando uma transmissão podem comentar em um chat junto com outras pessoas, e quem estiver fazendo o stream pode ler e responder as perguntas em tempo real. Além disso, os streams ficam salvos para poderem ser assistidos posteriormente, logo você pode ver transmissões que já aconteceram no passado. 

Conheça a história da Twitch!

Twitch começou como justin.tv, uma startup fundada em 2005 quando seu fundador, Justin Kan, estava se graduando em física e psicologia em Yale. O objetivo inicial era criar um site no estilo “reality show”, em que as pessoas poderiam fazer stream de suas vidas

A recepção inicial foi mista. Algumas pessoas odiaram o conceito de reality show, mas muitas ainda ficavam se perguntando como poderiam utilizar o site para criar seu próprio stream. Eventualmente, justin.tv passou a deixar que pessoas usuárias fizessem seu próprio stream. 

Quando a justin.tv começou, fazer transmissão de videogames era tecnicamente complexo demais, já que, naquela época, o equipamento necessário para isso não era muito fácil de ser configurado. Logo, a primeira coisa que justin.tv fez foi contratar uma pessoa especialista em streaming de vídeo games para ajudar o público geral a criar uma configuração para fazer streaming de jogos

Com o tempo, Twitch nasceu e deu origem a essa plataforma para transmissão de jogos, uma indústria que aumentou e muito de tamanho nos últimos anos. Atualmente, milhões de pessoas assistem transmissões ao vivo na Twitch todo mês. Inclusive, algumas pessoas streamers utilizam a Twitch como fonte de renda, sendo que algumas já receberam inclusive doações milionárias na plataforma. 

Em 2014, a Twitch se tornou uma das principais plataformas para transmissão de eventos de e-sports, e foi comprada pela Amazon pelo valor de 970 milhões de dólares. 

Quais as vantagens de usar a Twitch?

Antes de falarmos das vantagens de se utilizar a Twitch, devemos levar em consideração quais as vantagens para determinado público, seja ele pessoas streamers, espectadoras ou corporativas. 

Para quem deseja iniciar sua carreira como streamer, a Twitch pode ser uma bela ferramenta, já que ela promove a interação direta com as pessoas espectadoras. O outro canal famoso para difusão de conteúdo gamer, o YouTube, é mais conhecido por sua funcionalidade de postar vídeos a um canal, criando uma certa distância entre quem assiste e quem transmite. Logo, o engajamento direto é mais conveniente para pessoas streamers.

Além do mais, existem diversas maneiras de fazer renda com a Twitch. Dentre as possibilidades estão; as doações de fãs, o patrocínio de marcas, anúncios, venda de material próprio e dinheiro de assinantes

Para quem assiste, a vantagem é estar sempre ciente do que acontece no mundo dos games e conhecer uma grande variedade de jogos a fundo sem precisar de fato jogá-los ou comprá-los. Para pessoas apreciadoras de videogames, essa pode ser uma boa notícia. E com a integração do aplicativo da Twitch para smartphones, tablets e televisão, ficou ainda mais fácil e prático colocar alguma transmissão para assistir a qualquer momento do dia.

Já as empresas ou pessoas que representam corporações e startups, a Twitch proporciona toda uma rede de visibilidade para sua marca, já que milhões de pessoas assistem, em média, 95 minutos de streams na Twitch por dia. Logo, ter sua marca associada a um streaming é certeza de visibilidade

Empresas podem exibir seu logo em transmissões, adicionar links de produtos na página inicial da descrição da pessoa streamer, e promover interações com pessoas ativas na live da pessoa patrocinada. 

Como Streamar na Twitch?

A Twitch é uma plataforma que facilita muito a utilização de seus serviços para pessoas que desejam fazer stream. Entretanto, a forma de fazer stream pode variar de um dispositivo para outro. Logo, abordaremos as diferentes formas de se fazer stream a depender de qual aparelho você estará utilizando:

Pelo computador:

Para utilizar a Twitch pelo computador, você precisará de um programa de transmissão, que vai capturar a tela do monitor, codificar o áudio e o vídeo e enviar para a Twitch. Existem diversos programas que podem ser utilizados. O melhor e mais completo é a OBS Studio, pois é gratuita e tem o código aberto para pessoas colaborarem com suas atualizações. 

  1. Abra o site Twitch.tv e cadastre-se ou entre em sua conta;
  2. Acesse o menu suspenso no canto superior direito e procure por “painel de controle”;
  3. Procure no menu à esquerda a opção “Canal” e copie a “Chave de transmissão primária”;
  4. Faça download da OBS Studio e execute em seu computador.;
  5. No menu acima, localize “Arquivo” e selecione “Configurações”;
  6. Na aba “Stream” coloque “Serviços de Streaming” no campo “Tipo de Stream” e selecione Twitch como seu serviço. No campo “Servidor”, deixe em automático caso não tenha nenhum preferencial. Cole a chave de transmissão primária obtida na Twitch no campo “Chave da Stream”.;
  7. Voltando para a interface principal, adicione uma captura de jogo, clicando com o botão direito na tela preta e indo em “Adicionar”;
  8. Modifique o nome da sua captura e logo uma nova aba se abrirá. Selecione a janela que deseja transmitir em “Janela” e clique em “Ok”;
  9. A tela que estará aparecendo será seu stream, portanto, você pode explorar um pouco a OBS e personalizar sua tela como preferir, adicionando webcam, imagem, áudio, na aba fontes e no símbolo de ‘+”;
  10. Clique em “Iniciar transmissão” e logo sua transmissão será iniciada na Twitch.tv.

No PS4:

  1. Execute um jogo;
  2. Escolha a opção “Share”;
  3. Clique em “Transmitir partida”;
  4. Selecione a Twitch e entre com os dados de sua conta;
  5. Clique em “Iniciar transmissão”.

No Xbox One:

  1. Instale o aplicativo no console e entre com suas credenciais;
  2. Execute um jogo instalado no console;
  3. Volte ao aplicativo da Twitch e clique em “Transmitir”;
  4. Defina um nome para a transmissão e clique em “Iniciar transmissão”.

No smartphone:

  1. Faça o download do aplicativo da Twitch e entre com suas credenciais;
  2. Coloque o celular no modo não perturbe (todas as notificações serão transmitidas junto com a tela caso você não faça isso);
  3. Clique no ícone da câmera no topo do aplicativo;
  4. Selecione a opção desejada (Transmitir jogos ou vida real);
  5. Preencha os detalhes da transmissão e configure ela da forma que preferir.;
  6. Toque no botão para iniciar a stream.

A Twitch é uma plataforma muito utilizada no meio gamer que revolucionou a indústria de mídia e de streaming na internet. Atualmente, diversas pessoas fazem streaming pela plataforma e conseguem ganhar a vida com isso. Algumas, inclusive a utilizam para outras atividades que não sejam jogar, como fazer shows e cozinhar. 

Gostou do nosso texto? Que tal conhecer agora um pouco sobre o Slack, como usar e suas funcionalidades?

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar