A programação de computadores é uma área vasta e que envolve diversos termos, como hardware, software, algoritmos, código, linguagens de programação, tipos de programação e outros. Além disso, para quem deseja ingressar no ramo, também há dúvidas sobre o que aprender primeiro e quais os próximos passos.

Pensando nisso, preparamos este artigo, em que vamos discorrer sobre as definições dos termos citados anteriormente. Também vamos apresentar dicas sobre como ingressar neste mundo e quais linguagens são mais fáceis de aprender neste início de jornada. Por isso, fique com a gente e confira, a seguir, a lista completa com os tópicos que serão abordados.  

O que é programação de computadores?

Programação de Computadores

Programação de computadores se trata do processo de escrever instruções que serão executadas por um máquina, a fim de realizar determinada tarefa. Durante a execução do código, o programa criado pode interagir com outros softwares e hardware do dispositivo.

Para exemplificar, pense em um aplicativo de mapas. O app tem como finalidade indicar a localização atual da pessoa usuária e de outros locais e estabelecimentos. Para isso, a aplicação se comunica com o sistema operacional do dispositivo, como o Android ou o iOS em smartphones. Realizada essa comunicação, o sistema operacional fará uso dos recursos existentes no hardware para coletar as coordenadas solicitadas pelo aplicativo.   

Hardwares

O hardware é parte física de um computador ou máquina eletrônica. Nesse sentido, estão envolvidas as peças eletrônicas que executam o armazenamento de dados, como os pentes de memória RAM e o disco rígido; o processador; a fonte de alimentação; a placa-mãe, que interliga as peças através de seus circuitos; entre outros.

Softwares

Os softwares são um conjunto de instruções executadas por um computador ou máquina eletrônica. Esses sistemas podem ser diferenciados em três categorias:

  • Softwares de programação: sistemas utilizados por pessoas desenvolvedoras para construir outros softwares, através de linguagens de programação;
  • Softwares de sistema: realizam o gerenciamento dos recursos disponíveis no hardware e criam uma interface para que as pessoas possam interagir com a máquina. Se enquadram nessa categoria os sistemas operacionais;
  • Softwares de aplicação: são sistemas encarregados de executar alguma tarefa, como tocar uma música, exibir uma imagem, navegar pela internet, entre outros.

O que é o código fonte?

O código fonte é o arquivo de texto em que estão escritos as variáveis, funções e outras instruções que devem ser executadas por uma máquina. Na programação de computadores existem dois tipos de código: o aberto e o fechado. 

O código fonte aberto está disponível ao público e outras pessoas desenvolvedoras podem consultá-lo e até criar novos sistemas com base nele. Já os códigos fechados são propriedade privada, seja de uma pessoa, empresa ou de sistemas de acesso restrito do governo. 

O que são algoritmos?

Os algoritmos são uma sequência lógica de passos necessários para realizar uma determinada ação. Diferente do que muitos pensam, os algoritmos não estão presentes apenas no mundo virtual, servindo como instruções para que as máquinas operem, mas também no seu dia a dia. 

Para exemplificar, pense na sequência de ações que você precisa realizar para executar uma tarefa rotineira, como tomar água. Primeiro, você precisa pegar um copo, em seguida abrir a torneira, encher o copo com água, fechar a torneira, então tomar a água, lavar o copo e guardá-lo. Perceba que os passos seguem uma ordem lógica.

O que é uma linguagem de programação?

As linguagens de programação são conjuntos de instruções que dizem a uma máquina o que ela deve fazer, onde deve armazenar dados e como deve transmiti-los. Cada linguagem possui sua própria sintaxe e regras sobre como o código deve ser escrito para que a máquina o compreenda.

As linguagens também são classificadas em linguagens de baixo nível, mais próximas à linguagem de máquina (0 e 1), ou de alto nível, mais compreensíveis aos seres humanos e que posteriormente precisam ser traduzidas para a linguagem de máquina. Para utilizar uma linguagem é preciso um editor de texto ou uma IDE, que se trata de um ambiente mais equipado com ferramentas que auxiliam no processo de codificação. 

O que é um programa de computador?

Um programa de computador se trata de um software que contém uma sequência de instruções, para que um computador realize uma tarefa. O programa pode ter sido escrito para tocar músicas, reproduzir vídeos, exibir imagens, ler e editar arquivos de texto, entre outros.  

Qual a origem da programação de computadores?

Não existe ao certo um consenso sobre a origem da programação de computadores. Algumas fontes citam que o primeiro programa foi desenvolvido em 1822, por Ada Lovelace. O programa consistia em uma série de cálculos matemáticos, projetados para serem executados na máquina analítica de Charles Babbage.

Após isso, na década de 1930, surgem os cartões perfurados. Nesse modelo, as máquinas executavam instruções a partir do padrão de furos transcritos em cartões de papelão. Já em 1949, as máquinas haviam passado por algumas melhorias e assim surgiu o Assembly. 

Essa linguagem é conhecida até hoje e utiliza sequências de bits (0 e 1) para transmitir as informações ao computador. Os bits representam a ausência ou presença de corrente elétrica em um circuito eletrônico.

Na década de 50 surgem o FORTRAN e o COBOL, muito utilizados para o processamento de cartões de crédito, sinais de trânsito, chamadas telefônicas e cálculos científicos. Em meados de 1960 e 70, as empresas Microsoft e Apple lançam o BASIC e o Pascal, respectivamente.

O feito das empresas tornou a programação de computadores mais compreensível ao público em geral. A partir disso, começam a entrar no mercado as linguagens que conhecemos hoje, como o C, Java e Python

Quais as vantagens de aprender programação de computadores?

  1. Estimula o raciocínio

A programação de computadores estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico. A sequência estruturada de comandos necessários para que uma máquina opere corretamente exige que a pessoa programadora analise profundamente o problema ao qual deseja solucionar, para então escrever um código conciso. 

  1. Melhora a organização

A programação de computadores necessita não só da organização dos pensamentos de forma estruturada, mas isso também se reflete no modo como devemos organizar o código, as atividades e os recursos necessários para a conclusão de nossas tarefas.

  1. Favorece o trabalho em equipe

Apesar da programação de computadores ser um trabalho que ocorre atrás de uma tela, isso não significa que não será necessário interagir com outras pessoas. Nessa área, você terá que validar ideias com a área de negócios do projeto, com as pessoas responsáveis pelo design e também alinhar melhores soluções com o restante do time.

  1. Exercita a criatividade

A programação também favorece o desenvolvimento da criatividade. No dia a dia, vamos ter que lidar com diferentes problemas, que podem ser resolvidos de diversas maneiras, algumas mais simples, outras mais complexas. Por isso, nossa mente começa a criar novos caminhos para visualizar melhor as possibilidades de resolução destas situações. 

Quais os 7 tipos de programação de computadores?

   1 – Programação funcional

Na programação funcional, como o nome sugere, tudo se resume a funções. Desse modo, a máquina que executa o código recebe uma sequência de funções que, juntas, realizam uma determinada tarefa. 

Assim, cada função criada tem parâmetros de entrada, que alimentam processos internos e resultam em uma única saída. A grande vantagem de se programar desse modo é que obtemos códigos mais curtos e objetivos. 

   2 – Programação por cartões perfurados

Este é um método de programação de computadores precursor da computação moderna. Esse tipo de programação consistia em transmitir informações a uma máquina, que eram enormes e complexas, através da presença ou ausência de furos em um cartão

Os cartões eram perfurados utilizando uma máquina chamada perfuradora, que fazia a transcrição de um documento em papel. O conteúdo do cartão poderia ser impresso, utilizando outra máquina denominada interpretadora. 

Para checar se o cartão perfurado e a mensagem transcrita eram idênticas, uma máquina, chamada de validadora, realizava a transcrição dos furos novamente. Em caso de inconsistências, o processo era interrompido e a máquina solicitava a correção do padrão de furos em um novo cartão.

   3 – Programação lógica

A programação lógica surgiu em 1958 e tem como base a lógica matemática. Sua finalidade era construir programas que pudessem lidar com as limitações de memória dos sistemas da época. Nesse tipo de programação de computadores, o código escrito formava conclusões a partir de uma lista de premissas.

   4 – Programação orientada a objetos

A programação orientada a objetos tenta aproximar o mundo digital do físico, através de objetos, atributos e métodos. Os objetos são a representação dos elementos que existem no mundo físico, como uma pessoa, por exemplo. 

Os atributos são as suas características, como nome, altura, entre outros. Por fim, os métodos são as ações que ela pode realizar em um determinado contexto. Atualmente, muitas linguagens adotam este tipo de programação, como Java e PHP.

   5 – Programação orientada a eventos

É um tipo de programação de computadores que se baseia no disparo de eventos. Desse modo, o código é criado para executar determinada ação apenas quando um evento específico for disparado. Esse modelo é muito adotado em aplicações que rodam em servidores.  

   6 – Programação estruturada

Essa programação tem como base três estruturas: sequências, seleção e iteração. O objetivo é tornar a programação mais clara, melhorar a qualidade do código e reduzir o tempo de desenvolvimento. 

Nessa estrutura, a sequência se refere à ordem que o código deve ser executado. A seleção, por sua vez, executa determinado trecho se a condição a qual ela se baseia for verdadeira ou falsa. Por fim, a iteração se refere a repetição do código por um determinado número de vezes.

   7 – Programação distribuída

A programação distribuída diz respeito a um sistema que é executado em diferentes ambientes, que se interconectam por uma rede. Um exemplo atual de programação de computadores distribuída são os bitcoins. A grande vantagem deste tipo de programação é a alta capacidade de processamento de dados. 

Quais as 4 melhores linguagens de programação para aprender a programar?

   1 – HTML

HTML

O HTML (HyperText Markup Language), diferente do que algumas pessoas pensam, não é uma linguagem de programação, mas sim de marcação. Sua finalidade é criar a estrutura de um site

A partir de suas tags, o navegador consegue identificar como estão posicionados o header, menus, parágrafos, imagens, vídeos, rodapé e outros elementos que compoẽm um website, para exibí-los em ordem. 

   2 – CSS

css programação de computadores

O CSS (Cascading Style Sheets) atribui estilo à estrutura HTML. Graças a este recurso, é possível alterar a cor de textos e fundos de uma página, modificar a posição e alinhamento de imagens e outros elementos, além de tornar o site muito mais atrativo visualmente. Sem o CSS, os sites disponíveis na internet seriam páginas em preto e branco preenchidas por textos.

   3 – Javascript

JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação de computadores que surgiu com o objetivo de trazer maior interação entre os elementos HTML de um site. Entretanto, com o passar do tempo, a linguagem adquiriu mais recursos. 

Atualmente, ela permite não só criar interações em uma página web, mas também construir sites inteiros com frameworks como o React JS, Vue e Angular. Além disso, também é possível criar aplicações backend e mobile.  

   4 – Python

python linguagem

Python é uma linguagem que foi lançada em 1991 e que vem ganhando espaço no mercado. Além de possuir uma sintaxe fácil de aprender, trata-se de uma linguagem muito cotada para projetos que necessitem de inteligência artificial, aprendizado de máquina, manipulação de grande quantidade de dados e backend em geral. Também é possível criar aplicações web utilizando Python e seu framework web, o Django.

O que você pode criar com programação de computadores?

Aplicativos

Os aplicativos se tornaram parte rotineira do dia a dia de qualquer pessoa que possui um dispositivo móvel. Com conhecimentos em frameworks como o React Native e Flutter, baseados em JavaScript, você pode construir apps com diversas finalidades, como controle de finanças, produtividade, compras, comunicação, organização, leitura, edição de fotos e vídeos, entre outros.

Jogos

A indústria de games é outra vertente tecnológica que contrata pessoas programadoras. Sejam jogos para computadores, vídeo games ou celulares, é certo que um jogo precisa de pessoas com conhecimento em lógica de programação e linguagens específicas da área, como C++, para dar vida às personagens da história e criar as funções necessárias que vão validar se os objetivos do jogo estão sendo cumpridos.

Web App

São aplicações que rodam na web, através de um navegador. Os sistemas web podem variar de um simples blog a um e-commerce ou plataforma web. Nesse caso, você pode construir um site utilizando apenas HTML, CSS e JS ou frameworks mais robustos, como o React JS ou Angular.

Softwares para desktops

São sistemas instalados diretamente no sistema operacional do computador e fazem uso direto dos recursos do hardware. Jogos e programas de edição gráfica são bons exemplos deste tipo de software, uma vez que precisam de interação direta com a capacidade de processamento da máquina. 

Automações

Na área da automação, podemos considerar a programação de veículos autônomos, bem como máquinas e outros equipamentos que auxiliam em processos industriais e logísticos.

Extensões de navegador

Estes são plugins que podem ser adicionados ao navegador, para permitir que a pessoa usuária possa realizar tarefas que antes necessitavam de programas específicos. Alguns exemplos são extensões que permitem a gravação de tela e a identificação de cores e fontes na web.

Robótica

A programação de computadores pode ainda te levar mais longe e permitir a construção de robôs, sejam para explorar o espaço, auxiliar na realização de cirurgias complexas ou na realização de tarefas em indústrias.  

Como começar a programar? 10 dicas essenciais!

  1. Estudar lógica

Como você pode notar ao longo do texto, a lógica de programação recebe um lugar de destaque no mundo da programação de computadores. Por isso, dedique um tempo para entender seus fundamentos, pois eles serão essenciais para a construção de código estruturado e conciso. 

  1. Aprender o básico de inglês

No mundo da programação de computadores, a maior parte das documentações e boas referências estão em inglês. Dessa forma, é interessante dominar o inglês técnico. Isso facilitará a busca por informações pontuais sobre o funcionamento de uma linguagem, bem como sobre como resolver algum erro de código.

  1. Não pular etapas

Não pule etapas durante o aprendizado. Pode parecer tentador ir do HTML e CSS básicos para um framework, como o React. Entretanto, isso fará com que você precise fazer um esforço extra para entender a gama de conceitos que ferramentas mais avançadas abrangem.

  1. Estudar um pouco todos os dias

Mesmo que seja por 15 minutos ao dia, não deixe de estudar. Pode parecer pouco por dia, mas ao longo de um ano isso lhe trará um repertório grande de assuntos conhecidos. Como sugestão, você pode alternar seu estudo teórico com a prática, pois em programação não basta saber a teoria, é necessário testar o funcionamento deles praticando.

  1. Não estudar muitas linguagens ao mesmo tempo

Pode parecer vantajoso e um ganho de tempo estudar mais de duas linguagens de programação ao mesmo tempo. Entretanto, isso apenas torna seu foco disperso e mina a eficiência de seu estudo. Isso se deve ao fato de ter que lidar com muitos conceitos e sintaxes específicas ao mesmo tempo. Tente focar em uma linguagem principal e algum outro conceito complementar a ela, assim os assuntos se relacionam.

  1. Aprimorar a comunicação

No dia a dia da programação de computadores você terá que interagir com a área de negócios do projeto ao qual você trabalha, bem como com o restante da equipe e as pessoas responsáveis pelo design das telas. Desse modo, aprimorar a comunicação tornará a troca de informações entre você e os demais muito mais clara e proveitosa.

  1. Aprender sobre versionamento de código

O código criado em uma aplicação sofrerá modificações ao longo do tempo. Dessa forma, é importante usar ferramentas que criam um histórico das mudanças e permitem a recuperação de partes ou do todo em caso de imprevistos, como ocorrência de erros e mudanças bruscas de escopo.

  1. Aprender o básico sobre banco de dados

Saber o básico sobre como fazer consultas em bancos de dados e sobre como as requisições são processadas por uma aplicação backend lhe ajudará a entender melhor como a aplicação funciona de modo geral, caso você atue com programação frontend. Caso você queira seguir carreira como pessoa programadora backend ou fullstack, isso será a base de seu dia a dia de trabalho. 

  1. Aprender sobre testes

Os testes são fundamentais para entender se as funções criadas atendem às necessidades para as quais foram criadas, de acordo com os parâmetros recebidos. Por isso, aprenda sobre a construção de testes em seu projeto. Isso tornará o código mais claro e identificará erros com antecedência. 

  1. Não ter vergonha de pedir ajuda

Seja para outras pessoas da área pessoalmente ou em fóruns e chats virtuais, não deixe de pedir ajuda quando sentir que “travou” em algum conceito ou exercício. O conhecimento dessas pessoas não só ajuda na resolução de problemas a partir de diferentes perspectivas, mas também contribui com o networking.

Neste artigo, aprendemos mais sobre o que é a programação de computadores. Ao longo do texto, discorremos sobre o que é hardware, software, algoritmos, linguagem de programação e outros. Além disso, vimos os tipos de programação e os passos iniciais que podemos tomar para ingressar no mercado de programação. 

Se você se interessa por este assunto e deseja saber mais sobre como se tornar uma pessoa programadora, leia este artigo da Trybe sobre faculdade de programação.

0 Shares:
Você também pode gostar