Definir qual a melhor linguagem de programação para iniciantes não é uma das missões mais simples, afinal, existem várias opções disponíveis de acordo com o objetivo de uso.

Além disso, cada pessoa programadora se adapta de uma forma diferente e possui conhecimentos únicos, por exemplo, na área do desenvolvimento web.

Pra começar, a linguagem de programação é a “língua” nativa utilizada na maior parte das máquinas, sejam elas computadores ou celulares. Para que seja utilizada, há a necessidade de administrar algoritmos, dados, símbolos e, também, palavras-chave — o que pode tornar o processo um pouco mais complexo.

No entanto, conforme vamos nos preparando e treinando, o caminho fica mais confortável. E com a internet, é possível acessar cursos, fóruns e vídeos de pessoas experientes na área que podem nos auxiliar com os primeiros passos.

Por isso, para te ajudar a descobrir qual a melhor linguagem de programação para iniciantes, neste artigo trataremos de:

Boa leitura!

O que é necessário para começar a programar?

Antes de mais nada, uma pessoa programadora iniciante precisa ter dedicação e vontade de aprender cada dia mais para se inserir nesse meio. Estudar e treinar devem ser práticas constantes e diárias, pois só assim a linguagem de programação que você quer aprimorar pode ser devidamente desenvolvida a um nível satisfatório.

No entanto, além do foco para aprender a programar, será preciso adquirir competências de trabalho, também conhecidas como soft skills, que vão te ajudar e muito no ingresso no mercado de trabalho. Confira quais são as principais:

  1. comunicação clara e assertiva;
  2. relacionamento interpessoal para trabalhar bem em equipe;
  3. raciocínio ágil;
  4. facilidade para trabalhar diante de pressão;
  5. capacidade de organização;
  6. praticidade;
  7. agilidade para tomar decisões;
  8. criatividade para levar projetos adiante.

Antes de prosseguir, veja mais detalhes da formação em Desenvolvimento Web da Trybe. A empresa tem uma das maiores taxas de empregabilidade de alunos do mercado. Confira mais detalhes abaixo.

3 fatores para considerar ao escolher uma linguagem para iniciantes!

Para saber qual a melhor linguagem de programação para iniciantes é preciso realizar alguns testes, principalmente porque nem cada pessoa tem um perfil diferente. No entanto, para que programadoras e programadores iniciantes possam, de fato, escolher por onde começar, devem se atentar aos pontos que vamos falar a seguir.

1. Mercado de trabalho

O mercado de trabalho pode ser um fator mais complicado a se levar em consideração, pois terá como base a localização geográfica da pessoa programadora e o setor onde deseja trabalhar, ou o quê deseja desenvolver.

Em muitos casos, as demandas para aquelas pessoas que moram em uma cidade grande serão totalmente diferentes das demandas daquelas que moram em cidades do interior, a começar pelo fato de que a pessoa que mora afastada de um grande centro provavelmente trabalhará em home office e vai ter de desenvolver outras competências.

No entanto, existem 5 linguagens que são extremamente requisitadas atualmente. Confira quais são, a seguir.

1. Python

Python é ideal para quem está começando. Além de possuir uma série de frameworks e bibliotecas, tanto de classes quanto de funções, o Python vem se mostrando em ascensão graças à sua utilização em aplicações distintas.

2 – JavaScript

O JavaScript tem processamento leve, por isso é uma boa opção para quem está começando. Além disso, o JavaScript é fundamental para que a internet continue funcionando, por isso ganha cada vez mais destaque nas empresas.

3. Java

Ainda que tenha sido criada no ano de 1991, a linguagem de programação Java pode ser encontrada em boa parte dos projetos ao redor do mundo. Pelo seu enraizamento no mercado, as empresas ainda buscam por quem saiba utilizá-lo.

4. C#

O C# é uma boa escolha de linguagem de programação para iniciantes que querem trabalhar no ramo de negócios. O C# possui uma vasta utilização em aplicativos da web e, também, nos mobile. Pode ser visto tanto nos aplicativos voltados para negócios, como falamos, como também no desenvolvimento de jogos.

5. Scala

A Scala foi criada com o principal objetivo de trazer soluções práticas para todo e qualquer problema apresentado pela linguagem Java. São muitas as funcionalidades de código para o desenvolvimento funcional.

2. Área que você pretende aplicar

É importante ter em mente o que você deseja criar, pois isso irá definir como começar. Por isso, na tabela a seguir você vai ver sugestões de linguagens de programação para focar no início da carreira de acordo com o seu objetivo:

Fazer aplicativos para iOSFazer aplicativos para AndroidProgramar jogosCriar sites e/ou aplicações WebTrabalhar com automação
JavaScript
Swift
Kotlin
C++
C#
PHP
HTML e CSS
Python

3. Facilidade em aprender

A melhor linguagem de programação para iniciantes também é aquela que a pessoa tem mais facilidade para aprender. Entenda, a seguir, outros elementos que também precisam ser levados em consideração para entrar nesse universo e veja algumas dicas relevantes de acordo com as linguagens.

JavaScript

O JavaScript é simples de aprender porque tem muitos elementos e funcionalidades que se apresentam de forma ágil, então dá para começar com ítens mais simples, como a criação de botões ou alertas, e ir aumentando a complexidade. Além disso, é uma linguagem com muitos anos de história e, por isso, vasta documentação.

HTML e CSS

Como são linguagens complementares, aprendendo HTML você também aprenderá logo estilizar em CSS. Ambas são linguagens de marcação com extrema importância para construir os pilares básicos de uma página para a internet. Sendo assim, para quem deseja começar e se especializar na área, o caminho se mostra mais simples.

Java

O Java também tem um amplo histório, vasta documentação e diversas ferramentas criadas especificamente para facilitar seu uso e resolver problemas, como o Scala. O Java é a linguagem de programação que firmou bases em objetos, tendo como principal objetivo ajudar desenvolvedores e desenvolvedoras por meio da escrita de códigos de uma única vez.

Ruby

A linguagem Ruby ganhou muita popularidade no decorrer dos anos, visto que tem uma sintaxe bem simples de aprender mesmo que você não tenha qualquer conhecimento no assunto. Por isso, Ruby é a linguagem preferida entre iniciantes e ajuda a pessoa desenvolvedora a começar entender as bases daquilo que está programando. Além disso, possui uma boa quantidade de bibliotecas e frameworks para ajudar no aprendizado.

Afinal qual a melhor linguagem de programação para iniciantes?

Bom, até aqui apresentamos um panorama geral sobre as linguagens para você, mas se você ainda não tem ideia de qual a melhor linguagem de programação para iniciantes para entrar rápido neste mercado, vamos falar um pouco mais sobre Python, HTML e CSS, as mais conhecidas atualmente.

Python

O Python foi considerado um dos melhores modelos para desenvolvedores pela StackOverflowSurvey, principalmente por causa do amplo mercado oferecido para profissionais da área. Atualmente, é uma das linguagens principais na área de TI e, consequentemente, a melhor opção para quem inicia.

Quais as vantagens para iniciantes?

Levando em consideração que essa é uma das linguagens mais relevantes no mercado, quem está começando agora poderá facilmente se colocar no mercado de TI assim que estiver apto a utilizá-la.

Hello World com Python

Desenvolver o código “Hello World” é a prática mais comum para conhecer uma linguagem nova, pois possui poucas linhas de código e ajuda a entender a importância de conhecer os códigos de maneira mais profunda.

Levando em consideração que a linguagem Python é multiparadigma, ela poderá ser utilizada tanto em desktops quanto em aplicações. Portanto, com o código “Hello World”, a linha de código ficaria da seguinte forma: 

>>> print(“Hello, World!”)
Hello, World!
>>>

JavaScript (JS)

É possível utilizar a linguagem JavaScript tanto para desenvolver front-end e back-end. Algumas das grandes empresas que a utilizam são a Netflix e a Uber, ampliando essa tecnologia para conseguir levar adiante servidores da web com dinamismo e segurança para clientes.

Quais as vantagens para iniciantes?

Pela variedade de casos de uso e por ser uma linguagem fundamental para o desenvolvimento de páginas da web, a pessoa programadora iniciante que começará a utilizar JavaScript terá muitos caminhos a seguir no mercado de TI quando concluir o processo de aprendizado.

Hello World com JavaScript

O código “Hello World” também funciona para JavaScript, mas precisa de navegador para rodar devidamente, bem como um editor de texto para que o seu código seja escrito. O principal objetivo é alcançar um processo de manipulação de elementos dentro de uma página HTML, tornando-a interativa e com dinamismo.

Quando os códigos apresentados possuem uma maior extensão, é importante criá-los em um arquivo separado e, em sua maioria, utilizando a extensão .js. Em seguida, basta adicioná-lo à página ou à aplicação onde será utilizado.

CSS e HTML

Cascade Style Sheet (CSS) e Hyper Text Markup Language (HTML) são extremamente importantes para as pessoas desenvolvedoras, pois podem ser encontrados em qualquer página da web. Além disso, existem muitos casos em que a empresa prefere criar uma aplicação baseada na web. Quando isso acontece, HTML e CSS se mostram indispensáveis.

Quais as vantagens para os iniciantes?

Além de serem linguagens muito simples de aprender, o CSS e o HTML são extremamente requisitados no mercado e permitem o desenvolvimento de uma ampla gama de soluções. Por permitirem a adição de elementos visuais em páginas e em aplicações, sua criação se tornou revolucionária para aprimorar a experiência do usuário — um tópico muito importante para quem vai começar nessa área.

Hello World com CSS e HTML

Em relação ao código “Hello World”, é importante tomar como base o JavaScript explicitado anteriormente. É importante que um arquivo separado seja criado, aplicando a extensão .css com todos os estilos que serão utilizados. Por fim, basta adicioná-los à página ou a qualquer aplicação que passará por um processo de estilização.

Qual a melhor linguagem para aprender a programar?

De uma maneira geral, as melhores linguagens para aprender a programar já foram citadas nos tópicos anteriores. No entanto, é possível encontrar algumas formas mais básicas de aprender e, aos poucos, começar a se adaptar ao mundo da programação. Você pode gostar de conhecer outras opções, como o VisualG e o Portugol, também vistos como pseudocódigos.

O VisualG interpreta uma linguagem bem simples, semelhante a uma versão portuguesa criada em pseudocódigos e amplamente encontrada em livros de introdução para quem quer programar. Sua linguagem permite que um único comando por linha seja efetuado, não sendo necessário a introdução de tokens separadores para as estruturas.

O Portugol, por sua vez, é conhecido como “Português estruturado” e se trata de uma pseudolinguagem que ajuda os leitores a compreender e desenvolver algoritmos que foram previamente estruturados em português de uma forma mais simples e seguindo a intuição. Ele funciona como complemento para o VisualG.

Conclusão

Como muitas coisas na área de TI, você pode concluir que a resposta para a melhor linguagem de programação para iniciantes é: depende. Assim como a escolha por uma carreira, um segundo idioma ou até mesmo uma faculdade de programação, você deve levar em conta fatores, como relevância, facilidade no aprendizado e seus objetivos pessoais ao escolher a linguagem para começar.

E por falar em faculdades de programação, já que você finalizou esta leitura, que tal ver também como estudar e ser programador?

Você também pode gostar