Já se perguntou qual foi a maior tecnologia do seu ano de nascimento?

Se considerarmos o ano de 1950, nem um século se passou ainda. Entretanto, o mundo vivenciou nesse período avanços tecnológicos que proporcionaram uma evolução milenar em todas as áreas de conhecimento, especialmente nos campos da Medicina e da Tecnologia da Informação. Estamos falando de invenções que atualmente não vivemos sem, como internet e vacinas.

Algumas invenções foram mais simples, porém igualmente importantes. Elas ajudaram a facilitar tarefas cotidianas e a economizar tempo. Imagine viver sem microondas, post-its ou até mesmo uma coisa tão básica quanto velcro? Parece difícil, não é mesmo? Apesar de parecer que estiveram sempre por aí, essas invenções estão dentro desse curto período de pouco mais de setenta anos.

A depender do seu ano de nascimento, você relembrará de maneira vívida alguns produtos memoráveis apresentados nesse post e, talvez, descubra muitos outros que você não conhecia. Embarque conosco nessa máquina do tempo e descubra qual foi a maior tecnologia do ano de seu nascimento!

1950 — Neve artificial

neve artificial — tecnologia do ano de nascimento 1950
Fonte: Reprodução/Desconhecida

Em 1950, o trio composto por Art Hunt, Dave Richey e Wayne Pierce criou um Canhão de Neve Artificial. Aproximadamente dois anos após a criação, o Catskill Resort Hotel de Grossinger em Liberty, NY, foi o primeiro no mundo a utilizar neve artificial como atrativo para turistas. Nos dias de hoje, essa prática ainda é utilizada em alguns lugares para esportes de inverno ao ar livre, incluindo esqui alpino e snowboard. 

1951 — Energia Nuclear

imagem ilustrativa de uma usina nuclear — tecnologia do ano de nascimento 1951
Fonte: Nicolas Hippert | Unsplash

No ano de 1951, o físico Italiano Enrico Fermi esteve na liderança de um grupo de cientistas que trabalhavam para descobrir e criar a primeira reação em cadeia nuclear autossustentável. A energia nuclear agora é utilizada em diversos âmbitos pelo mundo, contribuindo para indústria de alimentos e agricultura, medicina e pesquisa científica, transportes, recursos hídricos e meio ambiente.   

1952 — Mouse

Mouse — tecnologia do ano de nascimento 1952
Fonte: Reprodução

O Mouse foi inventado por integrantes da força aérea canadense, inicialmente conhecido como Projeto DATAR (Digital Automated Tracking and Resolving), um antecessor do mouse que conhecemos atualmente.

1953 — Vacina para a poliomielite

Vacina para Poliomielite — tecnologia do ano de nascimento 1953
Fonte: History.com

O desenvolvimento da vacina foi liderado por Jonas Salk, considerado herói nacional naquela época. Estima-se que a vacina para poliomielite salvou aproximadamente 450.000 vidas, fazendo parte da prevenção de uma doença contagiosa e extremamente prejudicial para o desenvolvimento de crianças e adultos. 

1954 — Microondas

Primeiro forno microondas anúncio — tecnologia do ano de nascimento 1954
Fonte: Wired

Seguindo a “Onda do Futuro”, o primeiro modelo de forno microondas foi apresentado e promovido por Percy Spencer e Robert N. Hall. O modelo doméstico e popular foi lançado em 1976, custando cerca de US $496 naquela época.

1955 — Velcro

Imagem ilustrativa do Velcro — tecnologia do ano de nascimento 1955
Fonte: Reprodução

Georges de Mestral patenteou o Velcro em 1995. A ideia surgiu após caminhar em meio a floresta e notar carrapichos grudados em suas calças. O velcro, que consiste basicamente em ganchos minúsculos que se prendem a laços no mesmo tamanho, foi originalmente criado de algodão. Tempos depois, Mestral mudou para náilon porque acreditava ser um material mais forte. 

1956 — O primeiro Disco Rígido da IBM

Primeiro disco Rígido da IBM — tecnologia do ano de nascimento 1956
Fonte: Researchgate

A primeira versão do supercomputador da IBM com disco rígido armazenava cerca de 5MB de dados e não existia a possibilidade de ser movido e removido sem ajuda mecânica. As empresas podiam alugar armazenamento em disco por aproximadamente $3.200 por mês. A tecnologia de computação IBM continuou a progredir e esta versão do disco rígido tornou-se obsoleta na década seguinte.

1957— Pílula Anticoncepcional

Pílula Anticoncepcional — tecnologia do ano de nascimento 1957
Fonte: History.com

Em 1951, o mexicano e químico Carl Djerassi criou a base química da contracepção hormonal, embora não estivesse equipado para testar se de fato esta se tornaria a pílula anticoncepcional. Seis anos depois, em 1957, o FDA aprovou o Enovid, a primeira pílula liberada para uso, mas somente para casos graves de distúrbios menstruais. O acesso total ao contraceptivo foi concedido em 1972, após a Suprema Corte declarar que a proibição era ilegal.  

1958 — Tecnologia Laser

Conceito da tecnologia a laser — tecnologia do ano de nascimento 1958
Fonte: Lawrence Livermore National Laboratory

No ano de 1958, os físicos Charles Townes e Arthur Schawlow escreveram sobre o conceito da Tecnologia a Laser. Charles ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1964 por sua pesquisa e Arthur, em 1981, por suas contribuições. Hoje, a tecnologia a laser é usada em praticamente tudo, variando desde remoção de tatuagens, auxílio em cirurgias, scanners de supermercados e indo até em procedimentos estéticos e cabos de fibras óticas. 

1959 — Cinto de segurança

Cinto de Segurança — tecnologia do ano de nascimento 1959
Fonte: Joris Visser | Unsplash

Nils Bohlin, engenheiro da Volvo, teve como sua criação o modelo de cinto de segurança de três pontos, embora tenha sido baseado em patentes anteriores. Bohlin ajustou o design para que as pessoas motoristas pudessem se amarrar facilmente com uma das mãos e ainda sim estarem protegidos em caso de colisão. O primeiro cinto de segurança moderno só apareceu em carros suecos e acabou se tornando padrão em 1963.

1960 — Marca-passo cardíaco

Marca-passo cardíaco — tecnologia do ano de nascimento 1960
Fonte: MagLab

Criado por Wilson Greatbatch, esse dispositivo mudou a vida de pacientes cardíacos em todo o mundo. Apresentado em 1960, o marca-passo foi projetado para corrigir ritmos cardíacos anormais, liberando pulsos elétricos para fazer o coração bater em uma taxa adequada. De acordo com a Associação Americana do Coração, aproximadamente 600.000 pessoas recebem marca-passos a cada ano. 

1961 — Ferramentas sem fio

Ferramentas sem fio — tecnologia do ano de nascimento 1961
Fonte: Manik Roy | Unsplash

As primeiras ferramentas elétricas sem fio foram reveladas pela Black & Decker em 1961. Embora em alguns momentos a NASA recebesse créditos pela invenção, o programa espacial nacional contratou a empresa para promover uma chave inglesa para o projeto Gemini, que funcionaria em gravidade zero em girar a pessoa astronauta. 

1962 — Fitas Cassete compactas

Fita cassete — tecnologia do ano de nascimento 1962
Fonte: Reprodução | Wikipédia

Criadas e compactadas pela Philips em 1962, as Fitas Cassetes ganharam um grande espaço de utilização na sociedade. Com fitas portáteis e qualidade boa de som, elas rapidamente tornaram-se populares, deixando de lado a utilização em massa dos discos de vinil. 

1963 — Cigarro eletrônico

Cigarro eletrônico — tecnologia do ano de nascimento 1963
Imagem de patente do cigarro eletrônico.
Fonte: Smithsonian Magazine

O primeiro modelo de cigarro eletrônico foi lançado por Herbert A. Gilbert em 1963, embora tenhamos visto uma ascensão grande nos últimos tempos de pessoas que utilizam o produto. Herbert é o nome associado à invenção, mesmo não tendo recebido a patente até o ano de 1965. Pela incerteza do consumo de seu produto, optou por não dar um grande impulso comercial a sua ideia e realização.

1964 — LCD

Invenção LCD — tecnologia do ano de nascimento 1964
Fonte: The New York Times

Hoje temos facilidade e conforto de relaxar e assistir uma série em uma plataforma ou um vídeo no canal preferida, mas tudo começou em 1964, ano em que surgiu o primeiro Display de Cristal líquido (LCD). Apresentado por George H. Heilmeier, hoje conhecido como o homem por trás da ciência e membro do Hall da Fama dos Inventores Nacionais, o LCD é uma das tecnologias mais utilizadas dentro de nossas casas, se tornando uma ferramenta presente na vida de quase todas as pessoas.

1965 — Kevlar

Invenção Kevlar — tecnologia do ano de nascimento 1965
Fonte: Reprodução

Apesar do nome não tão comum, o Kevlar é um material sintético muito resistente utilizado em pneus de automóveis. Produzido por Stephanie Kwolek, química que trabalhava para a DuPont, o material pode ser utilizado para diversos fins, como em materiais de construção resistentes ao calor, malas, equipamentos de treino e EPIs.  

1966 — Máquina de mamografia

Máquina de Mamografia (1966)
Fonte: Plastic Surgery Key

A luta e estudos para encontrar a cura para o câncer de mama é bastante antiga, tanto que a primeira máquina de mamografia foi criada em 1966. O aparelho examina de perto o tecido mamário para encontrar calcificações ou massas que ajudam a detectar o perigo cada vez mais cedo. De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, a partir dos 40 anos de idade, as pessoas com seios devem colocar como prioridade o exame de mamografia anualmente.

1967 — Calculadora de mão

Calculadora de mão (1967)
Fonte: Reprodução | Metro

Em 1967, a Texas Instruments criou a primeira calculadora eletrônica portátil. Contendo cerca de 15 centímetros de altura e pouco mais de 2,5 centímetros de espessura, a calculadora poderia somar, subtrair, multiplicar e dividir, facilitando cada vez mais as contas matemáticas e a vida das pessoas que optam por utilizar essa ferramenta. 

1968 — O primeiro console de videogame

Primeiro console Brown Box (1968)
Fonte: Reprodução | Pinterest

O primeiro console de videogame doméstico foi criado por Ralph Baer, no ano de 1968 e foi nomeado de Brown Box. Logo depois, Baer vendeu o design e o Magnavox Odyssey foi lançado ao público em 1972. 

1969 — ARPANET

Comunicações da ARPANET (1969)
Fonte: Google Sites

No mês de outubro de 1969, as primeiras comunicações ARPANET (Rede da Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) foram enviadas entre a Universidade da Califórnia, Los Angeles e o Stanford Research Institute. O projeto foi financiado e desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, dando início ao legado que levou à internet moderna.

1970 — Gravador de Vídeo Cassete (VCR)

VCR (1970)
Fonte: Reprodução | Pinterest

O Gravador de Vídeo Cassete foi lançado em 1970, embora essas máquinas não fossem conhecidas por seu som compacto e silencioso. O VCR revolucionou a maneira como assistimos filmes e televisão, mesmo com as opiniões de que as fitam ocupavam bastante espaço. 

1971 — Email

Email (1971)
Fonte: Brett Jordan | Unsplash

O primeiro e-mail foi enviado por Ray Tomlinson em 1971, muito antes dos meios de comunicação serem práticas comuns. Tomlinson, um programador de computador, elaborou o e-mail no que ficou conhecido como sistema ARPANET e a invenção o colocou no Hall da Fama da Internet. E claro, não podemos deixar de mencionar que o símbolo @, usado para direcionar um e-mail, também foi criado por ele. 

1972 — Ressonância magnética

Ressonância Magnética (1972)
Fonte: RSNA

Em 1972, Raymond Damadian entrou com um pedido de patente de sua máquina de ressonância magnética que podia criar imagens tridimensionais da área que está sendo digitalizada. Os testes podem ser utilizados em animais e humanos e são capazes de identificar doenças no corpo e até mesmo medir a atividade cerebral em tempo real.  

1973 — Telefone celular

Primeiro Telefone Celular Comercial (1973)
Fonte: Reprodução | Wikipédia

Em abril de 1973, Martin Cooper, naquela época funcionário da Motorola, usou um protótipo do Motorola DynaTAC 8000x, o primeiro telefone celular comercial, para fazer uma ligação da cidade de Nova York para Bell Labs em Nova Jersey. Levaria ainda algumas décadas para que os celulares chegassem aos consumidores, e a partir do ano de 2017, a maioria das residências já haviam substituído seus telefones fixos por telefones celulares.

1974 — Post-it

Criação do Post-It (1974) — Imagem ilustrativa
Fonte: Unsplash

Em 1968, o químico Spencer Silver buscava experimentar maneiras de produzir melhores adesivos, mas foi só em 1974, depois de ser abordado por seu colega Art Fry — que queria um marcador que grudasse no papel — que Post-it foi criado. Em 1980, a 3M lançou o produto de enorme sucesso no mercado. 

1975 — Ethernet

Imagem Ilustrativa da invenção da tecnologia Ethernert em 1975
Fonte: Gavin Allanwood | Unsplash

Criada em 1975, a tecnologia Ethernet permite que dispositivos conectados a redes locais com fio se comuniquem entre si por meio de uma rede LAN (Local Area Network). Robert Metcalfe, que trabalhava em uma empresa de xerox, teve o auxílio de seu assistente, David Boggs. Considerados inventores do sistema, Metcalf foi incluído no Hall da Fama dos Inventores em 2007. As pessoas responsáveis pela premiação afirmam que mais de 250 milhões de cópias de switch Ethernet são enviadas para o mundo todo anualmente. 

1976 — Processador de texto

Software de processamento de texto (1976)
Fonte: Reprodução

O software de processamento de texto Electric Pencil, feito para o computador Altair, foi lançado em 1976. O Microsoft 1.0 foi ao mercado em 1983 e mais de 400 outros programas de processamento de texto foram criados desde então

1977 — PC

Personal Computer (1977)
Fonte: Computer History Museum

Em 1977, três modelos de Computadores Pessoais foram lançados: o Apple II, o Commodore PET e o TRS-80 da Radio Shack. De acordo com o Computer History Museum, o Apple II foi vendido entre 1977 e 1993, recebendo o crédito de “a linha de computadores pessoais de vida mais longa”. O site diz que milhões foram vendidos durante o período de 16 anos. 

1978 — GPS

SInal de GPS (1978)
Fonte: Britannica

Foi lançado em 1978 o primeiro satélite do moderno Navstar Global Positioning System (GPS). O precursor GPS TRANSIT foi criado na década de 1960 com o intuito de guiar submarinos nucleares. O acesso de pessoas usuárias não militares ao sinal de GPS não codificado foi concedido somente nos anos 2000. 

1979 — Walkman da Sony 

Walkman da Sony  — tecnologia do ano de nascimento 1979
Fonte: Reprodução | Pinterest

Lançado pela Sony em 1997, o Walkman da Sony foi muito utilizado como um toca-fitas compacto. A empresa não criou o produto em si, mas transformou em um portátil mais popular. Os consumidores conseguem carregá-los convenientemente com baterias AA e ouvir com fones de ouvido. Em 1981, o modelo com um cinto foi lançado e, em 1988, uma versão na cor amarela e resistente à água também chegou às lojas. 

1980 — Máquina de fax moderna

Máquina de Fax moderna  — tecnologia do ano de nascimento 1980
Fonte: Reprodução

Houve um tempo em que era absolutamente impossível entrar em qualquer escritório e não dar de cara com uma enorme e ruidosa máquina de fax. Elas eram a sensação do momento: magicamente um documento era transferido de uma máquina para outra. Elas possuíam um scanner que digitalizava as informações no documento, enviava para o modem que transferia essa informação para outro modem por linha telefônica, e então, a máquina receptora imprimia uma cópia. Apesar de tudo, a invenção do fax remonta 1842, mas foi só em 1980 que esses equipamentos foram modernizados para o modelo que conhecemos atualmente.

1981 — Internet

Imagem ilustrativa da Internet  — tecnologia do ano de nascimento 1981
Fonte: Markus Spiske | Unsplash

No ano de 1981, a internet deu um salto. Antes, ela era uma rede particular para fins militares. Porém, seu público-alvo se tornou um pouco maior ao começar a ser utilizada também por universidades e academias responsáveis por pesquisas científicas.

1982 — Coração artificial

Jarvik 7 Coração Artificial — tecnologia do ano de nascimento 1982
Fonte Google Arts & Culture

Jarvik 7 foi o nome do primeiro coração artificial a ser transplantado com sucesso pelo médico William DeVries. O receptor Barney Clark sobreviveu por mais 112 dias com o aparelho bombeando sangue em seu peito. Essa tecnologia ainda permanece sendo utilizada até os dias atuais como soluções provisórias até que uma alternativa mais durável apareça. 

1983 — Camcorder

Camcorder Betamax — tecnologia do ano de nascimento 1983
Fonte: Reprodução | Wikimedia commons

Os camcorders são dispositivos portáteis capazes de gravar e armazenar áudio e vídeo. Sua primeira aparição foi em 1983 quando a Sony lançou a Betamovie BMC-100P, que conseguia gravar utilizando as fitas Betamax da mesma empresa. No mesmo ano, as câmeras VHS foram lançadas com tecnologia similar, colocando a Betamovie e a Sony de lado. 

1984 — CD-ROM

Ilustração CD-ROM  — tecnologia do ano de nascimento 1984
Fonte: Reprodução

A história dos CD-ROMs é um pouco confusa, já que seu desenvolvimento se iniciou em 1974 pela empresa holandesa Philips. Em 1976, a empresa Sony também decide fazer esforços para desenvolver a tecnologia. Em 1979, as duas empresas se unem para, finalmente, em 1982, terem uma versão desenvolvida do produto. Sua comercialização, no entanto, deu-se início apenas em 1984, sendo registrada em 1985. Por fim, ela só foi impactar de fato o mercado no início da década de 90, quando substituiu o famoso disquete. 

1985 — Baterias de Íon-Lítio

Baterias de ìon-Lítio  — tecnologia do ano de nascimento 1985
Fonte: Unsplash

No ano de 2019, o Dr. Akiro Yoshino recebeu um Nobel de Química por suas baterias de Íon-Lítio que podiam ser recarregadas centenas de vezes e que eram comercialmente viáveis. Esse produto foi patenteado pelo mesmo doutor em 1985, abrindo caminho para a criação e produção de dispositivos portáteis como smartphones, notebooks e laptops. Yoshino nunca parou suas pesquisas e está constantemente trabalhando com mais de 60 patentes na área durante sua carreira

1986 — Câmeras fotográficas descartáveis

Câmeras Fotográficas descartáveis  — tecnologia do ano de nascimento 1986
Fonte: Jud McCranie | Wikimedia Commons

Houve um tempo em que não era tão simples e instantâneo tirar fotos. As câmeras eram analógicas, isso é, era preciso comprar filme e revelá-lo posteriormente. Em 1986, a Fujifilm inventou algo que realmente fez sucesso: e se você pudesse utilizar a câmera só uma vez por um preço mais em conta? Então, surgiu a Fujifilm QuickSnap! Essas câmeras descartáveis estão voltando à ativa agora, sendo utilizadas para eventos específicos e algumas viagens. 

1987 — Lentes de contato descartáveis

Lentes de contato descartáveis  — tecnologia do ano de nascimento 1987
Fonte: Unsplash

A lente de contato de plástico foi inventada em 1936, porém, somente 50 anos depois foi que a Acuvue lançou uma versão que é totalmente descartável. Atualmente, a companhia comercializa mais de 4 bilhões de lentes de contato ao ano!

1988 — Photoshop

Tela do primeiro Photoshop - tecnologia do ano de nascimento 1988
Fonte: First Versions

Os irmãos Thomas e John Knoll tentaram lançar o programa com o nome inicial de “ImagePro”, que já estava em uso. Naquele mesmo ano, a Adobe comprou a licença do programa e, em 1990, distribuiu a primeira versão, o Photoshop 1.0, exclusivamente para Macintosh.

1989 — World Wide Web (WWW)

WWW  — tecnologia do ano de nascimento 1989
Fonte: Reprodução

Tudo bem, até aqui a internet já existe e está funcionando. Mas quando foi que ela começou a se difundir? Em 1989, Sir Tim Berners-Lee cria dois elementos fundamentais para isso: o HTML (para a criação de páginas web) e a URL (endereço de acesso das páginas da web). A partir de então, o uso da internet ficou mais simplificado!

1990 — Câmera digital

Dycam Modelo 1, primeira câmera digital portátil  — tecnologia do ano de nascimento 1990
Fonte: Reprodução | Pinterest

Apesar da primeira câmera digital (Fuji-DS-1P) ter sido desenvolvida em 1988, ela nunca foi comercializada. Então, em 1990, foi criada a Dycam Modelo 1, primeira câmera digital portátil a ser comercializada. Ela era capaz de armazenar imagens digitalmente e transferi-las posteriormente para um PC para download. 

1991 — Primeira página da internet

Primeira página da internet — tecnologia do ano de nascimento de 1991
Fonte: Reprodução

A primeira página Web foi lançada no dia 6 de Agosto de 1991. O responsável por isso foi ninguém menos que o próprio Tim Berners-Lee, criador da WWW e do primeiro navegador web. A primeira página era bem simples, destinada somente para informações acerca do projeto World Wide Web. Ela ainda pode ser acessada atualmente aqui.

1992 — Mensagens de texto

Imagem ilustrativa do primeiro SMS da história — tecnologia do ano de 1992
Fonte: Reprodução

A primeira mensagem de texto de todos os tempos foi enviada de Neil Papworth, um desenvolvedor do grupo Sema de telecomunicações para o diretor Richard Javis da Vodafoneno dia 3 de Dezembro de 1992. O conteúdo da mensagem? “Feliz Natal”. Como os telefones não tinham teclados na época, a mensagem foi enviada de um PC. 

1993 — Fidget Spinner

Imagem da criadora do FIdget Spinner e sua neta— tecnologia do ano de 1993
As duas gerações de Fidget Spinner na mão da neta de Hettinger.
Fonte: Richard Luscombe | The Guardian

Sim! O Fidget Spinner, que foi febre entre as crianças dessa geração, não é uma invenção atual! O spinner foi pensada em 1993 pela engenheira química Catherine Hettinger para ajudar crianças com Transtorno em Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Autismo. Na época, nenhuma empresa acreditou no produto e ela acabou lançando por conta própria. A patente venceu em 2015, dando margem para que outra empresa fabricasse e a febre acontecesse em 2017. Apesar disso, ela não se sente lesada, já que as duas versões de Fidget Spinner são bem diferentes entre si.

1994 — PlayStation

PlayStation — tecnologia do ano de 1994
Fonte: Divulgação | Sony

O Playstation 1 ou PSOne foi um dos capítulos mais importantes para a história do videogame. Tudo começou com uma união entre Ken Kutaragi, pai do PlayStation, e a Nintendo para fazerem um console que rodasse jogos em CD-ROM. Como estava trabalhando sem a autorização da Sony para a Nintendo, Kutaragi quase foi demitido, o que não ocorreu pois a Sony viu potencial no projeto e resolveu desenvolvê-lo. O sucesso foi imediato!

1995 — Cabo USB

Cabo USB — tecnologia do ano de 1995
Fonte: Adam Birkett | Unsplash

USB significa Universal Serial Bus ou Porta Serial Universal. Sete empresas do ramo da tecnologia se juntaram para fazer isso acontecer, dentre elas Microsoft, IBM e Intel. O objetivo era facilitar a conexão de drivers externos no computador. Em 1995, a Intel também lançou os primeiros circuitos integrados com suporte para USB. 

1996 — DVD Player

DVD Player — tecnologia do ano de 1996
Fonte: Toshiba Science Museum

Ninguém ainda apareceu para receber os créditos do primeiro DVD criado, mas sabemos que a primeira empresa a lançar o aparelho de reprodução de DVD foi a Toshiba, em novembro de 1996! Os DVD substituíram as fitas VHS assim como o DVD Player substituiu o VCR.

1997 — Carro híbrido

Carro Híbrido — tecnologia do ano de 1997
Fonte: Divulgação

A Toyota quis surpreender a concorrência em 1997 e apostou alto com Prius: o primeiro carro híbrido produzido e comercializado em série. Nessa época, ainda não existia o apelo para o controle de emissão de gases na atmosfera, logo, ele foi visto com desconfiança pelo mercado japonês. Apesar disso, ele é o carro híbrido mais comercializado ainda nos dias de hoje. No Brasil, ele só chegou em 2013, em sua terceira geração. 

1998 — Google

Página do Google — tecnologia do ano de  nascimento1998
Fonte: Divulgação | Google

No ano de 1998 nasceu um dos mais importantes e mais acessados sites da atualidade: o Google. Na verdade, o motor de busca já existia antes como Backrub, desde que seus fundadores Larry Page e Sergey Brin, se conheceram em Stanford, na versão de 1995. Entretanto, o Google só teria esse nome em 1997, sendo lançado em 1998. 

O nome é uma brincadeira com o símbolo matemático Googol, um número enorme representado por 1 seguido de cem zeros — a quantidade de páginas que eles desejavam indexar com o programa.

1999 — Napster

Napster — tecnologia do ano de  nascimento 1999
Fonte: Reprodução

A ideia de Sean Parker e Shawn Fanning foi muito boa: um software de compartilhamento de arquivos .mp3 entre pessoas usuárias. Uma pena que isso levou a acusações de pirataria e, consequentemente, à desativação do Napster em 2001. Entretanto, o Napster é considerado o precursor dos serviços de streaming, que já são legalizados atualmente.

2000 — Celulares com câmera

Celulares com câmera J-SH04 — tecnologia do ano de  nascimento 2000
Fonte: Reprodução | Pinterest

A corporação japonesa Sharp ficou conhecida por lançar o J-SH04 em novembro de 2000, que ficou disponível somente em território japonês. O grande diferencial desse telefone móvel foi a disponibilização de uma câmera traseira embutida, com um sensor de imagem CMOS de 110,000 pixels e uma tela de 256 cores. Um mês depois, uma versão flip foi lançada, substituindo esse modelo.

2001 — Wikipédia

Logo da Wikipédia — tecnologia do ano de  nascimento 2001
Fonte: Wiktionary

A Wikipédia é conhecida por todas as pessoas como a maior enciclopédia online. Qualquer pessoa que quiser buscar informações sobre algo, poderá encontrar neste site. Seu sucesso e disseminação se deram por conta da Wikipédia aberta para contribuição de pessoas usuárias — o que também se tornou um problema, já que, com o aumento no número de informações publicadas, ficou difícil fiscalizar se os dados eram verdadeiros e atualizados. A Wikipédia conseguiu manter-se em funcionamento por duas décadas até então sem inserção de anúncios no site. 

2002 — Robô-aspirador

Roomba, o robô-aspirador — tecnologia do ano de  nascimento 2002
Fonte: Divulgação

O simpático — e surpreendente — robô-aspirador de pó foi criado por um grupo no MIT e batizado de Roomba. Quando ele termina de limpar por conta própria todos os cômodos de uma casa, aspirando e limpando toda sujeira mais leve, ele apita orgulhosamente e se desliga. Depois, alguém precisaria retirar toda a sujeira de seu interior. 

2003 — Projeto Genoma Humano

Imagem ilustrativa do Genoma Humano — tecnologia do ano de  nascimento 2003
Fonte: National Cancer Institute | Unsplash

Em abril de 2003, 99,99% do genoma humano estava mapeado com 99,99% de precisão. Esse resultado foi fruto de um projeto realizado por cientistas de 18 países. Para entendermos melhor, os seres humanos são formados por um conjunto de genes, que são pares de bases hidrogenadas: o genoma. Ele contém toda a informação genética sobre nós, da onde viemos e quais doenças podemos desenvolver. Logo, esse projeto foi de suma importância para o avanço da medicina moderna. 

2004 — Facebook

Facebook (2004)
Fonte: Unsplash

O domínio “thefacebook.com” foi lançado em fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg e se tornou a maior rede social do mundo todo. A marca de 2 bilhões e 800 mil contas criadas e ativas mensalmente foi ultrapassada, e a cada minuto 400 milhões de curtidas são geradas! Ufa, muita coisa, né?

2005 — YouTube

YouTube — tecnologia do ano de  nascimento 2005
Fonte: Christian Wiediger | Unsplash

Atualmente, quando queremos ver qualquer vídeo, não hesitamos e corremos para o YouTube. Entretanto, essa ferramenta só ficou disponível a partir de 2005! O site de compartilhamento de vídeos foi criado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que antes trabalhavam para a Paypal. Hoje, o Youtube conta com um dos maiores números de acesso da internet, estando em 5º Lugar segundo pesquisas de ferramentas de tráfego.

2006 — Nintendo Wii

Nintendo Wii — tecnologia do ano de nascimento 2006
Fonte: Reprodução | Nintendo

O Nintendo Wii foi um marco para a história do videogame — fato que é unânime dentre qualquer grupo gamer. Enquanto as rivais focavam em melhorar cada vez mais os gráficos e qualidade de seus jogos, a Nintendo deu um golpe arriscado e decidiu investir em jogabilidade. Na época, foi uma febre utilizar o controle para simular movimentos em jogos esportivos. Não somente o console foi um sucesso, como abriu portas para outros consoles igualmente icônicos, como o Kinect. 

2007 — iPhone da Apple

iPhone — tecnologia do ano de  nascimento 2007
Fonte: Unsplash

Foi no ano de 2007 que Steve Jobs lançou o primeiro smartphone que não apresentava teclado físico: o iPhone. Desde então, o dispositivo se tornou o aparelho mais vendido da história. Atualmente, são mais de 1 bilhão de dispositivos ativos ao redor do mundo. 

2008 — Bitcoin

Bitcoin (2008)
Fonte: Bermix Studio | Unsplash

Bitcoin foi a primeira moeda virtual criada. Ela é inteiramente virtual e entra na categoria de criptomoeda por não apresentar lastro físico, apenas códigos digitais únicos. Apesar de ser lançada em janeiro de 2009, sua primeira aparição foi em um whitepaper descrito por uma pessoa ou grupo sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto. 

2009 — Projeto Natal

Projeto Natal — tecnologia do ano de nascimento 2009
Fonte: Divulgação | Microsoft

Projeto Natal é o nome anterior do famoso e revolucionário “Kinect”, dispositivo da Microsoft Xbox que é capaz de reconhecer movimentos para a inserção deles em jogos de videogame. Ou seja, o dispositivo acabou com o uso de joysticks, sendo o corpo da pessoa jogadora o próprio controle!

Curiosidade: o nome é em homenagem à cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O gerente de desenvolvimento, Alex Kipman é brasileiro e quis representar seu país de origem, além de referenciar que algo novo estava nascendo. Daí o nome do projeto!

2010 — Siri

Siri — tecnologia do ano de nascimento 2010
Fonte: Omid Armin | Unsplash

Três anos após revolucionar o mercado de smartphones, a Apple lança a assistente virtual Siri por meio de um aplicativo para o sistema operacional iOS. A assistente virtual é capaz de reconhecer a voz da pessoa usuária e fornecer informações diversas, ajudando na organização pessoal e na funcionalidade do dispositivo

2011 — Supercomputador

Watson, o supercomputador — tecnologia do ano de nascimento 2011
Watson entre os campeões Ken Jennings, à esquerda, e Brad Rutter, à direita.
Fonte: Jeopardy Productions Inc.

Watson foi o nome escolhido pela IBM para nomear seu primeiro supercomputador, que foi ao ar na televisão em 2011, quando foi apresentado para o mundo todo. Sua cognição é baseada na forma que o cérebro humano aprende, a partir de informações recebidas. Ele foi o grande vencedor do programa de perguntas e respostas estadunidense Jeopardy!, desafiando outros dois grandes vitoriosos da história do programa. 

2012 — Google Glass

Google Glass — (2012)
Fonte: Divulgação | Google

A Google — que aparece em nossa lista aqui em 1998 — fez um progresso exponencial desde sua criação. Em 2012, a empresa lançou o Google Glass, um headset com visual simples semelhante a um par de óculos comum, mas que possui um pequeno computador integrado com acesso à internet

2013 — Carne Artificial

Carne artificial — tecnologia do ano de nascimento 2013
Carne de frango artificial disponível em um restaurante em Cingapura.
Fonte: Hampton Creek | Eat Just

Em 2013, um laboratório foi capaz de clonar células-tronco para criar a primeira carne artificial. Apesar de ser uma invenção incrível, que promete reduzir o consumo de carne animal e, consequentemente, reduzir o desmatamento florestal, o custo para tal produção ficou em cerca de trezentos mil dólares! Desde então, cientistas estão pesquisando formas de diminuir o custo para tornar a tecnologia mais acessível. No ano de 2020, a carne artificial foi aprovada para venda pela primeira vez em Cingapura. 

2014 — Alexa

Alexa — tecnologia do ano de nascimento 2014
Fonte: Reprodução 

Apesar de a popularidade da Alexa estar em alta somente agora, a Amazon já havia lançado a assistente pessoal inteligente comandada por voz desde 2014. A Alexa é capaz de realizar uma série de ações, como relatar a previsão do tempo, reproduzir mídias e contar piadas. Tudo o que você precisa fazer é chamá-la com “Alexa” e ela responderá!

2015 — Próteses sensíveis

Próteses sensíveis — tecnologia do ano de nascimento 2015
Fonte: Ed Whitman | JHUAPL

A tecnologia desse ano de nascimento foi designada pela DARPA, uma agência de pesquisa do governo estadunidense. Ela criou um membro protético que consegue enviar sinais para o cérebro, simulando a sensação do toque. O “Modular Prosthetic Limb” (MPL), como é chamado, é feito de metal, plástico e fibra de carbono.

2016 — Pâncreas Artificial

Pâncreas artificial — tecnologia do ano de  nascimento 2016
Fonte: A. KITTERMAN | SCIENCE TRANSLATIONAL MEDICINE

Foi aprovado em 2016 o pâncreas artificial, um mecanismo médico capaz de medir e monitorar o nível de açúcar no sangue para quem possui diabetes tipo 1. O dispositivo inteligente é comandado por um algoritmo que modula o nível de insulina, injetando o hormônio quando necessário. 

2017— Óculos inteligentes para pessoas cegas

Óculos para pessoas cegas — tecnologia do ano de  nascimento 2018
Fonte: Divulgação | eSight

A tecnologia de quem nasceu em 2017 é muito útil para pessoas que têm alguma deficiência visual. O headset eSight 3 utiliza uma câmera HD de alta velocidade somada a duas telas com tecnologia OLED, que juntas produzem um vídeo processado por um algoritmo que é capaz de melhorar contraste e qualidade. Isso faz com que quem tenha parte da visão prejudicada enxergue melhor. A bateria dura cerca de seis horas, fazendo com que ele seja completamente portátil.  

2018 — Robô aspirador auto esvaziante

Roomba i7+(2018)
Fonte: Divulgação | iRobot

Apesar de robôs aspiradores não serem novidade nem mesmo nesse post, foi somente em 2018 que os robôs aspiradores começaram a se livrar da sujeira por conta própria. Antes disso, você mesmo teria que ir até o robô e se livrar da sujeira. O Roomba i7 + foi o primeiro robô a fazer com que as pessoas não precisassem se preocupar com nenhum aspecto dessa tarefa doméstica por semanas a fio!

2019 — Computador Quântico

IBM Q System computador quântico — (2019)
Fonte: Divulgação | IBM

Em janeiro de 2019, durante uma conferência de tecnologia, a IBM revelou o IBM Q System One™, o primeiro sistema computacional quântico aproximado, integrado e universal — ou apenas computador quântico — para uso científico e comercial. Essas supermáquinas são capazes de realizar operações e tarefas de maneira bem mais otimizada do que os tradicionais. 

2020 — Krisp

Imagem de uma mulher em uma reunião virtual. Krisp (2020)
Fonte: Beci Harmony | Unsplash

No ano de 2020, o mundo se viu surpreendido por uma pandemia global. Subitamente, todos os serviços necessitaram ser adaptados para funcionar de seus próprios lares, pois ninguém mais podia sair de casa. Com isso, ferramentas como Zoom, Discord e outras deram um salto em questão de uso. Porém, com isso, outro problema surgiu: crianças chorando, aspiradores de pó, obras… Como se livrar desses ruídos que tanto atrapalham na hora de trabalhar?

A Krisp inventou um software que utiliza machine learning capaz de identificar ruídos e simplesmente apagá-los de suas videoconferências. Tal invenção foi reconhecida pela Times como uma das melhores invenções de 2020. 

Gostou da nossa viagem no tempo? Aproveite que chegou até aqui e leia um pouco sobre o que é inovação tecnológica e sua importância!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar