Prazos são a principal preocupação de qualquer equipe no ramo da TI. Por isso, quando uma aplicação está sendo criada, é preciso estimar com precisão quanto tempo ela levará para ser finalizada durante o planejamento. É exatamente nesse ponto que entra o Planning Poker.

Como o próprio nome indica, essa técnica — que pode ser traduzida para o português como Poker do planejamento — consiste numa ferramenta segura, rápida e simples usada para avaliar o esforço e o tempo que serão empregados em um projeto de software.

Além disso, a técnica favorece o trabalho em equipe, pois possibilita a troca de opiniões entre as partes. Para que você compreenda o funcionamento e benefícios desse método, preparamos este post com os seguintes tópicos:

Continue com a gente e tenha uma ótima leitura!

O que é Planning Poker?

O Planning Poker é uma estratégia muito aplicada em projetos que utilizam metodologias ágeis, especialmente o Scrum, cujo objetivo é estimar o esforço necessário para o desenvolvimento das funcionalidades de uma aplicação.

Apesar de ter sido definida por James Grenning em 2002, a técnica ganhou popularidade nos projetos após ser publicada no livro “Agile Estimating and Planning”, de Mike Cohn, e hoje é uma das ferramentas mais interessantes quando se trata de fazer estimativas. 

Na prática, a técnica se baseia em um jogo, no qual cada pessoa que faz parte da equipe de desenvolvimento indica uma carta com a sua estimativa. Nessa carta, há um valor que representa o esforço que será gasto para desenvolver um determinado item do backlog.

A partir disso, o time realiza discussões, afim de avaliar os diferentes pontos de vista e encontrar um consenso entre eles.

O que significa estimar?

Antes de prosseguir com o assunto, é importante esclarecer o que é fazer uma estimativa. De forma geral, podemos dizer que estimar é fazer uma “conta aproximada”. No caso do Planning Poker, essa conta busca avaliar a complexidade de cada tarefa do backlog, considerando o tempo que será gasto, o esforço que deverá ser empregado e o risco envolvido.

Essa estimativa ajuda no planejamento do time, permitindo que o trabalho seja feito sem grandes imprevistos e dentro das expectativas. Para isso, é importante que o processo seja feito pelas pessoas que trabalham na equipe de desenvolvimento, pois elas têm experiência prática e conseguem mensurar melhor o quanto cada item demanda de trabalho.

Mas por que o nome Poker? 

Ilustração de uma equipe usando o Planning Poker para criar uma estimativa

O Planning Poker recebe esse nome graças à técnica utilizada em sua aplicação. Por meio dela, é preciso usar cartas físicas que se parecem muito com as do baralho. As mesmas são capazes de oferecer uma estimativa do número de pontos de uma história distribuída para cada membro da equipe.

O processo tem como principal objetivo ajudar as empresas de software a tomar decisões mais precisas. Além disso, também é possível estimar prazos de desenvolvimento e chegar a uma conclusão única entre os membros da equipe em prol de um único resultado positivo.

Por que esse modelo usa a sequência de Fibonacci?

A sequência de Fibonacci é um conceito que soma os dois primeiros números de uma sequência com os seus antecessores. Leve em consideração o seguinte:

  • 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13…

Ao enumerar essa sequência, quando qualquer número for dividido pelo seu anterior, o resultado será definido por um número irracional algébrico, também conhecido como “número de ouro”. No entanto, a questão é: por que o Planning Poker utiliza esse tipo de sequência?

Isso acontece porque existem alguns saltos entre os números. Os espaços que ficam “vazios” entre um algarismo e outro são capazes de medir a incerteza que uma estimativa possui, bem como é capaz de retirar as pessoas que desejam ir nos números colocados ao centro.

Sendo assim, quando um time começa a estimar números menores, como 1, 2 e 3, a assertividade, geralmente, é bem maior. Isso porque o item pequeno acaba se transformando em um alvo simples e que, facilmente, será compreendido.

Scrum Planning Poker e Fibonacci

Dentro do conceito do Scrum Planning Poker, cada integrante terá, bem diante de si, um baralho que apresenta 13 cartas. Todas elas contêm os tamanhos do baralho, sendo os números:

  • 0;
  • ½;
  • 1;
  • 2;
  • 3;
  • 5;
  • 8;
  • 13;
  • 20;
  • 40;
  • 100.

Todas essas cartas serão atribuídas às pessoas e, caso a carta com uma interrogação seja encontrada, ela irá representar que quem está estimando não possui habilidade ou possibilidade para estimar. Por sua vez, quem encontrar uma carta com a imagem de uma ilustração de xícara de café, deverá fazer uma pausa, assim como será explicado mais adiante.

Ao longo do processo do Planning Poker, todas as rodadas devem contemplar uma estimativa de um determinado cartão. Cada cartão possui uma estória ou tarefa a ser desenvolvida. As diferenças que forem apresentadas ao longo da reunião deverão ser mediadas por uma pessoa coordenadora designada.

Story point: o que é e qual a relação com Planning Poker?

Story Point é um termo que surge como acessório, visto que tem como principal objetivo mostrar a unidade de complexidade de esforço que uma equipe utiliza para fazer a construção de uma parcela de um software.

A medida de grandeza é utilizada para definir o esforço de uma determinada equipe ou participante em relação ao planejamento de interação. Essa medida pode ser avaliada em meses, semanas, Sprints ou, até mesmo, pelo plano de trabalho de uma equipe por inteiro.

A sua relação com o Planning Poker está focada na necessidade da definição de uma medida para acompanhar os passos da equipe. Isso porque a quantidade de esforço precisa ser analisada a fim de gerar um melhor planejamento, analisando todo o processo de desenvolvimento e os riscos que o rodeiam.

Como estimar através do tamanho relativo? 

A estimativa é uma das principais atividades relacionadas ao Scrum e a todos os processos ágeis. Ao utilizá-la, o processo atribuído ganhará dimensões e ficará mais ágil definir até onde uma equipe pode chegar com aquela determinada ideia.

Caso a estratégia de estimar por esforço não seja o suficiente ou adequada, é preciso compreender como funciona essa mesma estimativa, só que sob a perspectiva do tamanho relativo. Sendo assim, torna-se mais simples utilizar letras do alfabeto para definir um plano do que elaborar quantas horas serão utilizadas no projeto.

Para utilizar essa técnica no Planning Poker, é necessário comparar o tamanho relativo de dois ou mais elementos no lugar de analisar apenas o esforço total que será necessário para completar uma única atividade. Assim, será preciso comparar o tamanho das histórias, a medida relacionada ao esforço, toda a complexidade e o risco envolvido.

Onde posso encontrar o baralho Planning Poker?

Uma das maneiras de conseguir o baralho é por meio de sites voltados para esse tipo de conteúdo, como é o caso do Mountain Goat Software. Todas as cartas são vendidas a preço de custo a fim de oferecer uma cortesia para a comunidade que trabalha com planejamento ágil.

Os cartões são coloridos e possuem alta qualidade para serem impressos em qualquer lugar. A empresa que os fabrica é a mesma que imprime diversos outros cartões de grandes comunidades ao redor do mundo, o que inclui a Bicycle, World Poker Tour e, também, a Bee.

Há outros sites que também oferecem esse tipo de material para Planning Poker. Lembre-se que utilizar o baralho físico é a melhor opção para promover uma melhor organização entre a equipe, garantindo que todos os objetivos sejam alcançados no prazo estabelecido.

O Planning Poker realmente funciona? Ele é útil?

Sim, o Planning Poker realmente funciona e se mostra muito útil para sair da obrigação da rotina e focar nas dificuldades apresentadas nas atividades propostas. Por isso, o método é aplicado em duas situações: para priorizar tarefas e para estimar esforços a fim de concluí-las.

Todas as pessoas da equipe de desenvolvimento podem se comprometer e implementar a Sprint. O método ajuda a integrar quem participa do projeto, expondo as suas visões, perspectivas acerca da complexidade e, também, indicar o tamanho da complexidade que a equipe divide em comum.

Ao aliar o Planning Poker com o Scrum é possível auxiliar toda a equipe para que se desvinculem das estimativas no processo de produção. Isso fará com que gastem menos tempo com fatores desnecessários e comecem a focar nos pontos relevantes. A técnica acaba trazendo resultados em um curto período, oferecendo um alto nível de precisão.

Outro bom ponto da técnica é que ela pode ajudar a trazer discussões entre a equipe de desenvolvimento, o que favorece resultados assertivos. Sendo assim, quem estiver participando do processo acaba recebendo um maior entendimento da situação e, consequentemente, desenvolvendo melhor seus ideais.

Fim do Efeito Manada

Efeito manada

Um dos principais motivos para afirmar que o Planning Poker é útil está diretamente relacionado com o fim do Efeito Manada. Esse tipo de reação é aquele que “obriga” um time inteiro a seguir os passos de alguém mais experiente e que, de alguma forma, é tomado como referência em todas as suas ações e movimentos.

Por meio da aplicação da metodologia, isso acaba sendo quebrado, principalmente porque algumas ações acabam se tornando imprevisíveis. Todas as estimativas jogadas só podem ser esclarecidas no momento em que cada pessoa vira as suas cartas e recebe a oportunidade de debater.

Quais os benefícios de usar o Planning Poker?

Utilizar o Planning Poker traz vários benefícios para o projeto. A colaboração entre a equipe, por exemplo, é ampliada, visto que todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento do software precisam trocar ideias e opiniões até que a estimativa seja feita. Veja mais vantagens que a técnica traz nos tópicos a seguir!

Favorece o entendimento das tarefas

Uma vez que as estimativas do Planning Poker são baseadas no consenso da equipe, um dos seus principais benefícios é favorecer a discussão e comunicação entre o time. Com isso, as pessoas envolvidas no projeto conseguem compreender melhor as tarefas que estão no backlog.

Dessa forma, possíveis dúvidas sobre o desenvolvimento podem ser esclarecidas, o que reduz a possibilidade de que sejam inseridos erros na aplicação. Além disso, a equipe melhora seu desempenho, visto que quanto mais descomplicada a tarefa está, mais fácil será para desenvolver códigos e funções necessárias.

Ajuda a identificar a qualidade das user stories

Outra consequência interessante das discussões favorecidas pelo Planning Poker é a identificação de user stories que apresentam uma estimativa muito alta. Em geral, isso indica que a história não está “quebrada” o suficiente e precisa ser dividida em várias tarefas ou ser mais detalhada.

Assim, é possível avaliar a qualidade das histórias que foram definidas e, a partir disso, a pessoa que está atuando como Product Owner pode fazer os refinamentos necessários para garantir a adequação de todos os itens.

Aumenta a confiabilidade das estimativas

Em outros métodos de estimativa, é possível uma pessoa mais experiente acabe influenciando as demais durante o processo. Contudo, no Planning Poker essa possibilidade é reduzida, pois toda a equipe deve mostrar suas cartas ao mesmo tempo e cada um precisa explicar a complexidade que viu na tarefa, o que gera opiniões mais sinceras.

Dessa forma, as estimativas se tornam mais confiáveis, pois diferentes pontos de vista são analisadas, favorecendo uma tomada de decisão coerente com a pluralidade de visões da equipe e baseada em um acordo geral.

Como funciona o Planning Poker?

Como dissemos mais acima, o Planning Poker é uma espécie de jogo de cartas usado para estimar o tempo que cada tarefa precisará para ser cumprida. Para isso, cada carta do jogo recebe o número de uma sequência de valores

Em equipes Scrum, normalmente a sequência é baseada numa parte da sequência de Fibonacci modificada, que é a seguinte: 0, ½, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40 e 100. Além desses números, o baralho também contém os símbolos “∞”, “?” e uma xícara de café. Obviamente, cada um deles tem um significado, que será explicado logo abaixo. Observe:

  • 0: é utilizado para itens que já foram finalizados ou que são tão simples que não precisam ser estimados;
  • ½: usado quando a user story é muito simples de ser implementada;
  • 1, 2 e 3: se referem a itens ainda pequenos, mas que apresentam uma complexidade um pouco maior e, por isso, não se encaixam nos valores anteriores;
  • 5, 8 e 9: usados para estimar itens médios, que requerem mais esforço para ser implementados;
  • 20, 40 e 100: são usados quando os itens são grandes e podem indicar a necessidade de refinamento da user story;
  • : é usado quando a complexidade da tarefa é tão grande que não há como fazer uma estimativa para ela;
  • xícara de café: esse símbolo é usado para pedir uma pausa. Normalmente, isso ocorre quando a equipe está cansada ou quando alguém acha necessário fazer uma reflexão maior antes da decisão ser tomada.

Explicado o significado de cada carta, é importante lembrar que os valores da sequência apresentada não representam as horas de trabalho que serão gastas em cada item. Eles são usados apenas para indicar a complexidade das tarefas do product backlog.

Qual o melhor momento para aplicar o Planning Poker?

É possível usar o Planning Poker para planejar dias ideais, pontos de história ou qualquer outro momento que possa ser incluído em uma unidade de estimativa. Para aplicar essa estratégia, leve em consideração que o método ajuda a incentivar a colaboração entre todas as pessoas envolvidas no projeto, além de ser capaz de lapidá-las, expor seus pontos de melhoria e ajudá-las a se desenvolver.

Não existe uma fórmula mágica para que os pontos sejam convertidos em horas trabalhadas. No entanto, depois da aplicação de duas ou três sprints, é muito fácil notar que o time chegou a um consenso e já consegue trabalhar em uma mesma direção para chegar a um resultado assertivo.

As métricas sempre deverão ser vistas por um ponto coletivo. Toda a responsabilidade de um projeto no sistema Planning Poker fica nas mãos da equipe e não apenas nas das pessoas desenvolvedoras. Por isso, a estratégia de jogar qualquer carta para não ficar com uma tarefa em específico não será válida dentro do contexto.

Atente-se aos embates

Um dos principais motivos para aplicar o Planning Poker é que ele permite promover um embate de ideias e conceitos. Sendo assim, as pessoas em uma mesma equipe terão a oportunidade de apresentar seus pontos de vista e, ainda por cima, garantir o crescimento coletivo.

Sempre que possível, valorize esse tipo de atitude. Quando as pessoas do time discutem a fim de encontrar soluções e dividem ideias, isso significa que o projeto está correndo bem e que terá grandes chances de ser bem executado. O embate de ideias só tem a acrescentar e precisa ser estimulado.

O passo a passo para aplicar o Planning Poker no seu projeto!

Agora que você já entende como o baralho do Planning Poker funciona, nada melhor do que ver como esse jogo pode ser aplicado em um projeto, certo? Abaixo, explicamos como esse processo funciona, separando-o em 3 etapas básicas. Confira!

Cartas de planning poker da Mountain Goat Software

Estimativa individual

Iniciada a reunião do Team Scrum, a pessoa que atua como Product Owner seleciona um item descrito no product backlog, descrevendo-o para toda a equipe. Em seguida, o item é discutido entre as partes e cada integrante do time de desenvolvimento faz a sua estimativa individual, escolhendo a carta do baralho que julga ser a mais adequada.

Já com as escolhas feitas, é chegado o momento de revelar as cartas. Se todas as pessoas tiverem feito a mesma escolha, a estimativa do item é finalizada. Caso contrário, segue-se para o próximo passo.

Exposição de opiniões

Se no primeiro momento não há um consenso entre a equipe, é preciso abrir uma discussão entre o grupo para que as opiniões sejam expostas. Nessa etapa, integrantes que indicaram o maior e o menor valor devem defender seus pontos de vista, explicando o motivo pelo qual escolheram as cartas em questão.

Com essa nova reflexão, a equipe volta à fase anterior para que cada pessoas faça uma nova escolha de estimativa. Assim, as cartas são mostradas novamente e, se foram todas iguais, a estimativa é encerrada. Se não, a equipe segue para a próxima etapa.

Decisão baseada no consenso

Em geral, após a primeira rodada, a tendência é que as escolhas dos valores das cartas sejam mais próximos uns dos outros, o que facilita a estimativa. Por isso, nesse momento, a pessoa que assume a função de Scrum Master pode fazer uma escolha entre:

  • escolher o maior valor, caso sejam próximos o suficiente;
  • calcular a média entre as estimativas de cada carta mostrada;
  • ou fazer novas rodadas de estimativas individuais até que a equipe toda escolha a mesma carta.

É importante lembrar que o Planning Poker valoriza o consenso, sendo interessante envolver e analisar a opinião da equipe para fazer essa escolha.

Agora você já sabe o que é Planning Poker e como essa ferramenta pode ser usada para auxiliar no processo de criação de um software. Essa é uma técnica que certamente vai ajudar a garantir o sucesso do seu projeto, por isso vale a pena conhecê-la bem antes de colocá-la em prática!

Importante: consenso não é obrigação!

É claro que, se as pessoas concordam, as chances de garantir a exatidão no projeto é maior. Ainda assim, é preciso lembrar que chegar a um consenso não deve ser sinônimo de obrigação. Qualquer ponto apresentado em grupo deverá ser devidamente debatido, trazendo uma maior liberdade para todas as pessoas envolvidas e permitindo que o time como um todo ganhe insights.

Ainda assim, se dentro do planejamento do Planning Poker uma pessoa não chegar a um consenso, é válido pensar que a técnica utilizada é apropriada para alcançar uma estimativa e, consequentemente, poderá haver algum tipo de incerteza no meio do caminho. O cálculo será aproximado e não necessariamente exato.

É importante lembrar que a metodologia preza pelo diálogo e respeito às opiniões, visto que uma equipe unida e bem alinhada se torna capaz de alcançar resultados positivos. Dessa forma, debater e expor pontos diferentes sempre será válido e recomendado para chegar a um ponto em comum.

Como fazer o Planning Poker com equipes distribuídas?

Em relação às equipes distribuídas geograficamente, é possível chegar a vários métodos de organização. Confira, abaixo, alguns deles.

Chat

Existem aplicativos para a aplicação da metodologia Planning Poker, dentre eles estão o GoTo e o WebEx, que oferecem acesso para chats entre as equipes, facilitando a interação, principalmente em épocas de trabalho remoto.

Assim que as tarefas estiverem bem distribuídas entre as equipes, a pessoa responsável pela gestão dará o sinal para a distribuição dos pontos e cada integrante poderá utilizar as janelas de chat disponibilizadas para introduzir o número escolhido.

PlanningPoker.com

Imagem do site planningpoker.com

Há, também, a opção de utilizar o site PlanningPoker.com que foi criado pela desenvolvedora Mountain Goat Software. A plataforma é inteiramente gratuita e permite que haja uma pessoa moderadora responsável pela criação do projeto. Essa pessoa pode criar stories e convidar outras por e-mail.

Qualquer participante que esteja no projeto poderá visualizar os stories e, também, as cartas que forem acrescentadas. Não é necessário receber autorização para clicar nos elementos disponibilizados ou para postar alguma ideia.

Webcam

Para quem está geograficamente distante, mas precisa aplicar a metodologia Planning Poker, usar webcam também é uma alternativa prática e ágil. Reuniões por meio do Google Meet, que são gratuitas, podem ser o primeiro passo para as equipes.

Alguém ficará responsável por liderar a reunião e realizar a contagem de 1 até 3 para, então, dizer “vamos”. A partir desse momento, as pessoas participantes mostram as suas cartas a fim de fazer a organização das prioridades. O ideal é que todas exponham suas cartas simultaneamente para não haver “vantagens”.

OneNote

Esse tipo de aplicação pode ser muito útil para aquelas equipes que não podem se reunir em um mesmo local. O OneNote tem muitos recursos interessantes e que poderão se mostrar eficientes na hora de arquitetar uma metodologia Planning Poker, principalmente por causa da possibilidade de sincronização.

O uso é limitado em computadores, então o ideal seria utilizar o programa no celular. A plataforma oferece sincronização ao vivo e ferramentas que servirão para selecionar as cartas. Sendo assim, uma pessoa ficará responsável pela organização da reunião a fim de chegar a um consenso.

Scrummy

O Scrummy é uma plataforma que foi desenvolvida para ajudar as equipes que estão com integrantes distantes entre si. Por meio dela, torna-se possível montar um jogo de story point estimation para todas aquelas equipes que estiverem diretamente relacionadas com a metodologia Scrum.

A aplicação foi diretamente desenvolvida pelo Chefs Web da empresa Four Kitchens. Ela permite que a participação dos utilizadores seja extremamente fácil, principalmente por causa do acesso remoto. Além disso, há a abertura da possibilidade de utilizar novas tecnologias em prol do trabalho e das reuniões.

Google Docs

O Google Docs é uma plataforma muito conhecida por causa da empresa que a criou. Além disso, sua possibilidade de compartilhamento de arquivos acaba se tornando muito atrativa para aquelas empresas que desenvolvem a metodologia de Planning Poker. Em tempo real, várias pessoas podem fazer alterações nos documentos disponibilizados e organizar reuniões.

A ideia para utilizar o Google Docs é extremamente simples: basta criar um spreadsheet na aplicação e fazer com que todas as pessoas possam compartilhar os seus números. Dessa maneira, uma única pessoa ficará responsável pelo documento enquanto as outras participam compartilhando as numerações e suas ideias. O método é ágil, simples e ajudará a chegar em um resultado rápido.

5 Dicas importantes para aplicar o Planning Poker Scrum!

Confira, abaixo, as cinco principais dicas para fazer com que o planejamento dê certo entre as equipes.

1. Mantenha a discussão produtiva

Discussões são sempre importantes para que um projeto seja devidamente apresentado para uma equipe. No entanto, antes de tudo, defina o foco para que o rumo não seja levado para outra direção. A produtividade deve ser valorizada acima de outros elementos ao mesmo tempo em que a dispersão deve ser evitada.

Uma das técnicas mais fáceis para manter uma discussão produtiva é comprando um cronômetro. Então, a cada dois minutos, qualquer pessoa que estiver presente na reunião terá uma oportunidade de falar e apresentar os seus pontos. Assim que o tempo acabar, a próxima rodada de cartas do Planning Poker será iniciada e assim sucessivamente.

2. Divida a reunião em instantes menores

Nem sempre uma reunião longa é sinônimo de concentração e produtividade, principalmente porque as pessoas podem estar desconfortáveis. Dessa maneira, é necessário encontrar um outro método que proporcione abertura para que todas possam expor suas ideias e, ao mesmo tempo, tornar o instante mais dinâmico.

Para que o Planning Poker possa se mostrar interessante para todas as partes, é possível montar um subconjunto da equipe integral. Ainda que não seja o mais indicado, a opção deve ser apoiada a fim de estimar várias histórias em um curto período. Muitas vezes essa técnica precisará ser aplicada no início de um novo projeto.

3. Saiba escolher a hora certa de discutir e jogar

Além de todas as possíveis técnicas que podem ser adotadas na hora da discussão, é importante saber o momento certo de falar e, também, o de calar. É claro que todas as pessoas precisam participar da reunião, expondo seus pontos e apresentando possíveis soluções. No entanto, há um momento adequado para discutir e outro para jogar.

Em um primeiro momento, o ideal é que as equipes estimem um grande número de itens antes mesmo do projeto ser iniciado ou, também, durante o período das primeiras iterações. Em um segundo momento, as equipes vão precisar fazer um esforço constante para que novas histórias sejam estimadas e identificadas ao longo da iteração.

4. Selecione um facilitador

Uma pessoa facilitadora sempre será a melhor opção para uma reunião com formatação de Planning Poker. Uma equipe sempre vai precisar de alguém que guie cada integrante para o mesmo objetivo. Lembre-se sempre que lidar com pessoas diferentes acaba gerando resultados totalmente imprevisíveis e inconstantes.

Sendo assim, quando há moderação para participar da reunião, as chances de conseguir focar e encontrar um rumo são bem maiores. Essa pessoa pode ser qualquer integrante do time que esteja presente no momento, ainda mais se já tiver alguma experiência com o assunto ou já vivenciou a técnica em um outro momento.

5. Encontre uma história pequena

Talvez um dos principais problemas do Planning Poker seja chegar a um momento de objetividade. Reuniões muito longas às vezes podem ser necessárias, mas em outros momentos acabam não mostrando os resultados esperados. É por isso que há a necessidade de uma pessoa guia e da colaboração das demais pessoas participantes.

É importante que quem lidera ajude o time a encontrar uma história que seja suficiente, mas que também seja curta para atender à estimativa 1. Sendo assim, as próximas estimativas avaliadas e organizadas pela equipe devem ser diferentes, mas seguindo uma lógica proporcional a anterior.

Conclusão

Qualquer equipe que esteja planejando construir algum caminho pode utilizar o Planning Poker como base. Isso porque a técnica é extremamente simples e que gera um grande engajamento entre os participantes. Além disso, também é possível alcançar vários indicadores úteis para o time.

No fim das contas, não há nada melhor do que encontrar uma equipe focada e alinhada com os mesmos objetivos. Isso só aumenta a produtividade da empresa e faz com que o projeto seja executado da melhor maneira possível, reduzindo todas as chances de falhas.

Gostou do conteúdo e quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos? Então, aproveite para entender o que é e como funciona o Scrum — uma das metodologias mais usadas pelas equipes de desenvolvimento!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar